Uma farofa que virou “arroz italiano”

3 jul

 

Estava fazendo almoço domingo e resolvi fazer uma farofinha para acompanhar umas lingüiças ao forno com repolho e cebola roxa.  Fiz um bom refogado de alho e cebola na manteiga e azeite e na hora de colocar a farinha de mandioca percebi que a mesma já estava para lá de Marrakesh…vencida…e aí?  

Sem problemas, lembrei que tinha farinha de rosca, nunca experimentou farofa com a dita cuja? Muito bom, vai por mim…mesmo jeito de fazer, só trocar a farinha de mandioca pela de rosca e se deliciar…mas sabe aqueles dias que são vários “mas”, a farinha de rosca já tinha sido usada numa milanesa.

Ai, ai, ai…abri o armário e fiz um raio x…o que poderia ser usado? Um pacote de aveia em flocos finos piscou para mim e lá foi a aveia para a panela.  Ficou muito gostoso, diferente da farofa pois absorveu a manteiga, mas ficou interessante e muito saboroso!  São essas coisas que sem querer a gente experimenta e dá certo, adorei a descoberta!  

Talvez da próxima vez eu torre a aveia antes para ver se fica mais crocante….

Engraçado foi ver a cara do meu filho (3 anos) perguntando o que era aquilo… e sem pensar muito eu disse: “É arroz italiano, filho.”  Ele experimentou e aprovou. Agora olhando a foto no computador ele me disse: “Olha, mamãe, é o arroz italiano!”

 

Servi com arroz, salada verde e as lingüiças ao forno…hummmmmmm!

 

Não seja preconceituosa (o), experimente novos sabores e texturas, quem sabe você não descobre uma jóia gastronômica?

 

 

7 Respostas to “Uma farofa que virou “arroz italiano””

  1. risonha julho 3, 2008 às 3:19 pm #

    eu comia sem pestanejar uma dose desse “arroz italiano” pois acho que deve ter ficado uma delícia.
    gostei da sugestão de usar farinha de rosca (aqui chamamos de pão ralado) na farofa.
    estou sempre a aprender contigo.

  2. pipoka julho 3, 2008 às 4:39 pm #

    Também concordo com vc: não devemos ser preconceituosos na cozinha (na verdade, em lugar nenhum…hehe). Já anotei esta sugestão dos flocos de aveia e a da farinha de rosca também.

    bjs

  3. Laurinha julho 4, 2008 às 3:46 am #

    Aqui em casa, qdo os meus eram pequenos, os pratos muitas vezes tinham nomes, às vezes até o mesmo preparado recebia nomes diferentes, de acordo com o dia… :DDD

    Adoro aveia, adoro farofa, mas sempre doces…, nunca tive idéia de salgadas… ótima sugestão!

    Beijinhos

  4. argel julho 5, 2008 às 2:30 am #

    já usei uma vez, por engano, farinha de rosca na farofa e ficou mt bom e a aveia depois de torrada no forno fica bem crocante, costumo usar para fazer uma misturinha, com linhaça e proteinato de soja, pro café da manhã.

  5. agda julho 9, 2008 às 4:52 pm #

    Menina, vc está de volta ou de passagem?

  6. Viviane maio 6, 2010 às 1:34 pm #

    Parabéns, parece ter ficado uma delícia. Poderia me enviar a receita? Adorei a idéia. Beijos

  7. mangiachetefabene maio 7, 2010 às 12:21 pm #

    Oi Viviane, pois , olha a receita fiz assim: Fiz um bom refogado de alho e cebola na manteiga e azeite e na hora de colocar a farinha eu usei aveia em flocos finos. Ela ficou mais molhadinha, uma delcia. Acerte o sal e sirva! Beijos e espero que fique boa! timo final de semana, Verena

Deixe uma resposta

