Irish Mom Brown Bread (Pão integral da Mamãe Irlandesa)

17 jul

Quem já conhece o Mangia há um tempinho ou me conhece sabe do meu grande amor aos pães…declarado e cantado em verso em prosa. Depois que ganhei a panificadora tenho testado inúmeras receitas e até me aventurado a inventar algumas, e sem decepções!
Este pão fica uma delícia, com um sabor bem diferente do pão integral que normalmente faço, tive até a impressão que ficou mais “nutritivo” pois demorei para sentir fome novamente após degustá-lo. Então, sem mais demora resolvi dividir com vocês.
Vale a pena fazer, da primeira vez não acrescentei ervas ou grãos/sementes mas com certeza vou experimentar.
Achei a receita
aqui (a tradução abaixo é livre, ok?).

Irish Mom Brown Bread

3 xíc. de trigo integral (usei Centeio pois era o que tinha em casa)
1 xíc. de trigo branco
uma pitada de sal (usei 1 colher chá)
1 colher chá de bicarbonato de sódio
1 ¾ xíc. de buttermilk *
110g manteiga (usei sem sal)
1 ovo

Derreta a manteiga em fogo baixo (sempre faço no microondas, aproximadamente 50 segundos). Numa tigela media bata o ovo e vá incorporando o buttermilk. Misture a manteiga.
Em outra tigela peneire e misture os ingredients secos o melhor que puder e agregue a mistura de buttermilk. A mistura deve ser mole, algo como uma massa de brownie. Se estiver muito dura vá colocando um pouco mais de buttermilk até atingir a consistência correta.
Asse em forma untada (usei a de bolo inglês) em forno médio por aproximadamente 50 minutos (o meu foi um pouco menos, mas depende do forno). Ao bater com os nós dos dedos na parte de baixo do pão o som deve ser oco. Cuidado para não tirar o pão do forno antes do tempo ou o meio ficará cru.
Rende 1 pão.

*Buttermilk: misture 1 colher de sopa de vinagre para cada xícara de leite e reserve por 5 minutos.

Observação: fiquei um tanto quanto receosa de não deixar o pão crescer e não colocar fermento de pão, somente bicarbonato…mas deu certo e ficou ótimo!

 

13 Respostas to “Irish Mom Brown Bread (Pão integral da Mamãe Irlandesa)”

  1. laila julho 17, 2008 às 1:02 pm #

    nossa o centeio deve ter deixado maravilhoso este pao!! está lindo querida!! beijos

  2. Marizé julho 17, 2008 às 6:26 pm #

    Eu adoro pães integrais, este com o centeio só ficou a ganhar.

    Bj

  3. Laurinha julho 17, 2008 às 11:43 pm #

    adoro pães com centeio! este ‘soda bread’ deve ser muito interessante!
    Beijinhos

  4. Mari Rezende julho 18, 2008 às 2:06 am #

    Que pão bonito que ficou!!! Acho que vou ter que tirar a minha máquina de fazer pães da aposentadoria, hehehehe!
    Beijinhos!

  5. Crisc julho 23, 2008 às 12:18 am #

    Também adoro pães… estou com um de cebola na máquina… e descobrir receitas novas não tem coisa melhor né. beijos!

  6. carmencita julho 23, 2008 às 3:23 pm #

    Me encantei com essa receita, interessante mesmo não ir fermento. E que belo pão resultou.Anotado.Bjss

  7. Heidi julho 28, 2008 às 1:00 am #

    Verena querida,

    Este pão está lindo, e como sei sobre sua paixão por pães, lembro-me bem em nosso encontro, e que me deixa com muitas saudades. Abraços.

  8. Larissa julho 29, 2008 às 2:54 am #

    Ai que saudaaade!! Eu ainda não ganhei minha máquina de pão, ô dó!
    Olha, aqueles sachês que eu fiz são de sagú mesmo, aquele que se come com vinho, que se faz mingau… rsrs Curioso, não? Fica uma graça, é barato e absorve bem a essência… Acho uma dica ótima para quem quer algo barato e útil. Quando vamos nos falar, hein? Muita saudade. beijos

  9. Elena sem H agosto 7, 2008 às 6:22 pm #

    Oi

    Vi num post antigo da Fer que você se interessou pelo romanesco brócolis. Eu consegui comprar aqui em São Paulo na semana passada na Viva com Orgânicos (por R$ 4,65). Achei uma delícia. Espero que você também encontre ou que já tenha tido a oportunidade de provar, eu adorei!

    Beijos,

    Elena

    [www.vivacomorganicos.com.br]

  10. Roberta agosto 19, 2008 às 5:42 pm #

    Vezinha, vou experimentar esse pão integral, maravilhoso!!!
    Tenho pensado muito, muito em você.
    Mil beijos

  11. Slow Food agosto 20, 2008 às 7:14 pm #

    Olá,
    Tudo bem? Gostaríamos de te convidar a colocar os textos do Slow Food Brasil na lateral de seu blog. Se gostar da idéia, saiba como fazer isso nessa página: http://www.slowfoodbrasil.com/content/view/234/62/

    Entre os blogs que já colocaram as notícias em seus sites estão: Come-se, Alimento para pensar, Orgânicos e Sustentáveis, Quiche com macaxeira, Comadre Fulozinha, La Cucinetta etc.

    Abraços,
    Equipe Slow Food Brasil
    http://www.slowfoodbrasil.com

  12. Claudio Scaduto março 19, 2009 às 7:27 pm #

    Boa tarde.
    Gostaria de saber a traducao de buttermilk, onde encontra-lo aqui no Rio de Janeiro e se existe alguma maneira de substitui-lo caso nao consiga encontra-lo.
    Muito obrigado,
    Claudio

  13. grazi agosto 17, 2009 às 2:22 pm #

    Este pão está lindo e muito apetitoso !!!

    só nao gostei da quantidade de manteiga snifffff…..

Deixe um comentário

