Bolo de Geléia de Morango

26 mar

new_marco09-010

Versão da receita para impressão (Printer friendly version)

 

A máxima “as pessoas comem com os olhos” funciona 100% comigo!  Um prato bonito, colorido e disposto numa mesa enfeitada me dá muito mais vontade de prová-lo, acredito que seja assim com a maioria das pessoas.  Por isso quando vi esta revista na banca com a foto do Bolo de Geléia de Morango na capa não consegui deixar de levar para casa com a promessa de logo experimentar.

A revista foi uma grata surpresa, nunca a tinha lido e além da delícia da capa há muitas outras receitas e dicas que certamente passearão na minha cozinha.

A primeira vez que fiz o bolo foi na casa da minha mãe, mas não consegui achar Cream Cheese então a cobertura não ficou com a consistência correta, apesar do gosto maravilhoso.  Tive que substituir o ingrediente por um sache de Requeijão de Queijo, sim, era isso que estava escrito no pacote e o a textura do Cream Cheese é bem diferente.  Também não usei Geléia de Morango, e sim Framboesas e Amoras frescas colhidas no sítio dos meus pais (acreditam?), meu Deus, ficou divino, de comer de joelhos! A cor ficou violeta e o sabor indescritível.

Ao voltar para casa já coloquei a receita no topo da lista das próximas a serem testadas e logo que tive chance fui para a cozinha.  O bolo é uma delícia, tive que conservá-lo na geladeira por causa da cobertura que derrete um pouco no calor e como estava muuuuuito calor por aqui o resultado ficou uma gostosura.  A cobertura é um capítulo à parte, há tempos tentava recriar um sabor como costumava comer na época em que estive nos Estados Unidos estudando, mas nunca dava certo e me perguntava o que havia de tão especial naquelas receitas… é o tal do Cream Cheese misturado com açúcar de confeiteiro e geléia! Voilá!!!

Usei geléia de Frutas Vermelhas ao invés da de morango, já que prefiro o sabor da mistura de frutas, mas isso é por conta do freguês.

Experimentei mais uma vez a receita em forminhas de muffins e aí não recheei, somente fiz a cobertura, como mostra esta foto.  Rendeu 8 muffins.

 

new_marco09-009

 

Receita com tradução livre desta que vos escreve:

 

Bolo

(xíc. 240ml)

2 ½ xíc. de trigo, 1 ¼ colheres (chá) fermento em pó, ¾  colher (chá) de sal, ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio, ¾ xíc. manteiga (amolecida), 1 ½ xíc. açúcar, ¾ xíc. de geléia de morango (ou outra fruta vermelha ou mix delas), 4 ovos grandes, ¾ colher (chá) de extrato de baunilha, 1 xíc. buttermilk*, corante vermelho q.b.

 

*Buttermilk: para fazer em casa misture uma colher (de sopa ) de vinagre a uma xícara de leite, misture e deixe descansar por 10 minutos, após este período pode ser utilizado.  As receitas com buttermilk me parecem mais saborosas e acredito que as massas ficam mais fofas.

 

Pré-aqueça o forno a 177ºC.  Unte e enfarinhe 2 formas redondas médias e reserve (usei uma forma redonda de buraco).

Numa tigela peneire: trigo, fermento, sal e bicarbonato.  Reserve.

Em outra tigela bata a manteiga e o açúcar em velocidade média/alta por aproximadamente 4 minutos ou até que esteja fofo e de cor branca (use a batedeira).  Acrescente a geléia e os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição.  Raspe os lados da tigela com uma espátula (pão duro), junte o corante vermelho e a baunilha.

Reduza a velocidade da batedeira para baixa e acrescente a mistura de trigo alternando com o buttermilk, finalizando com o trigo.  Divida a massa nas duas assadeiras e leve ao forno médio por aproximadamente 25 a 30 minutos, ou até que um palito saia limpo ao ser inserido no bolo (meu forno é mais lento, demorou um pouco mais, mas também usei uma forma de buraco).

Assim que estiver assado, retire do forno e deixe esfriar completamente em local protegido de corrente de ar.

Espalhe o recheio/cobertura num dos bolos e cubra com o outro bolo.  Espalhe nos lados e finalmente por cima. (Eu cortei o bolo no meio e recheei, depois coloquei a outra metade do bolo e cobri os lados e a parte de cima, deu super certo!).

Caso deseje decore com morangos ou a fruta da geléia.

 

Cobertura/Recheio

 

400g de Cream Cheese em temperatura ambiente, 1 xíc. de manteiga amolecida, ¼ xíc. de geléia de morango (usei de Frutas Vermelhas), 1 colher (chá) de extrato de baunilha, 4 xíc. de açúcar de confeiteiro (usei somente 2 e ficou muito bom) e uma pitadinha de sal

 

Numa tigela grande bata o Cream Cheese e a manteiga em velocidade média/alta por 2 a 3 minutos até que fique homogêneo.  Junte a geléia e baunilha e bata até que misture bem.  Acrescente o açúcar de confeiteiro e o sal e bata até dar ponto (fica bem consistente).

 

Fonte receita: Taste of The South Magazine

8 Respostas to “Bolo de Geléia de Morango”

  1. mariacarambola março 26, 2009 às 8:40 pm #

    Nossa, eu não sei como ficou o sabor desse bolo, embora você tenha elogiado tanto, mas a aparência está divina. Uma vontade de comer com os olhos. Bjos e boa tarde.

  2. bia março 27, 2009 às 5:14 pm #

    eu estou aqui devorando com os olhos, esta realmente lindo !! bjinhos

  3. Anna março 28, 2009 às 3:21 am #

    Oi Verena
    Realmente o dia dia é complicado, trabalhar, arrumar casa, fazer comida, escrever blog, responder e-mail etc…..
    Mas vamos correndo para conseguir ir em frente.
    Eu ainda não me mudei definitivamente, só está meu marido morando lá.
    Devo conseguir minha transferência se Deus quiser no maximo em 2 meses.
    E pretendo fazer obras na cozinha( para tornar uma cozinha gourmet, onde possa receber minhas amiga) já estas convidada inclusive Cinara e todas ,
    Adoro receber minhas amigas.
    Vim te desejar um bom fim de semana

  4. Anna março 28, 2009 às 3:21 am #

    Esqueci de dizer , já anotei o bolo para testar, depois te conto
    Beijos

  5. Silvia Arruda março 29, 2009 às 11:46 pm #

    O bolo ficou com uma cor linda!!! Deve ser mto saboroso, tb!

  6. Edilia Heck abril 7, 2009 às 12:16 am #

    Que bolo maravilhoso,adoro fazer doces, o seu blog está de parabéns, só tem coisas gostosas, vou adiciona-lo no meu para apreciar as coisas boas.
    Edilia

  7. IVANA maio 26, 2010 às 10:37 pm #

    Olá!

    Acabo de fazer seu bolo de morango… realmente delicioso!
    As alterações que fiz foram: – usei apenas 1 xícara de açúcar para não fazer a cobertura sugerida por vc (não tinha cream chease em casa…) e poder colocar um pouco de geléia cobrindo o bolo. E como ainda não tenho batedeira, bati bastantão na mão mesmo. Ah, e coloquei 1/2 colherzinha a mais de bicabornato.
    Ficou lindo, a cor MARA e o sabor extraordinário.

    Também adorei aprender a fazer Buttermilk!

    Passarei por aqui mais vezes. Obrigada pela estupenda contribuição!

    Beijos,

  8. Rosy abril 2, 2013 às 5:46 pm #

    Olha, passei por aqui hoje procurando uma receita de bolo com geléia de morango…Adorei essa (apesar de ainda não ter feito, já comi com os olhos…) Amei seu blog e me identifiquei pois acho que acabei de descobrir que também sou uma colecionadora compulsiva de receitas…Tenho aos montes: de revistas, de embalagens, copiadas de programas, tiradas da internet…e acredita que só lendo o seu blog foi que identifiquei minha “doença”? Obrigada pela ajuda com o bolo e com o “diagnóstico”.kkkk

Deixe uma resposta

