Quem me visita há algum tempo já percebeu que adoro inventar pratos novos, fazer releituras de receitas (metida, hein??? Traduzindo: mudar ingredientes e modos de fazer…) e não desperdiçar nada. Hoje em dia quem joga comida fora está indo na contramão, não é verdade?
Pois é… ontem eu estava pensando no que iria fazer para o jantar e me lembrei de um molho branco pronto na geladeira (tinha feito uma quantidade muito grande para outro prato…e guardei…), algumas beterrabas precisando ser usadas e vários pedacinhos de queijos esperando para virarem um gratinado. Pensei em fazer uma lasanha de massa de panquecas. Já fiz esse prato quando fiz panquecas demais e recheio de menos outra vez…ficou tão gostoso! Well…decidido, só que desta vez queria algo diferente e colorido, e adicionei beterraba na massa da panqueca.
A cor ficou maravilhosa, bem tipo “Panquecas Barbie”, tai uma idéia para fazer as crianças comerem! Para as meninas as “Panquecas Barbie” e para os meninos acrescente espinafre na massa e faça “Panquecas Hulk”! Com certeza vai fazer sucesso à mesa!
Fiz assim:
Panquecas – para 10 panquecas finas bati no liquidificador 1 ½ xíc. leite integral, 1 xíc. trigo, 1 ovo, 1 colher (sopa) de queijo Gruyére ralado (pode ser outro de sua preferência), uma pitadinha de sal e uma colher (chá) de óleo, e a estrela da festa, uma grossa fatia de beterraba (desculpe mas foi a olho…). Bati bem e fui fazendo as panquecas em uma panquequeira com um fiozinho de óleo, dourava de um lado e depois de outro. Tá bem, tá bem, parece frescura ter uma panquequeira, mas é mais prático, viu? Antes de comprar a dita cuja eu usava frigideira mesmo.
Recheio cremoso de frango – aproximadamente 2 peitos de frango pequenos cozidos, desfiados e refogados em azeite, alho e cebola. Ajustei o sal, juntei o molho branco que já estava pronto* e montei o prato. Junte se quiser cheiro verde picado miudinho.
Montagem: Num refratário coloque um pouco do molho no fundo para não grudar a panqueca, coloque uma panqueca (as minhas eram exatamente do tamanho do refratário, pura sorte) e por cima o recheio. Coloque queijo ralado e vá colocando as panquecas, recheio e queijo até que encha o refratário, deixando um dedinho de espaço para não vazar para fora. Finalizei com uma panqueca e queijo por cima. Leve ao forno para gratinar (já está tudo cozido) e sirva com arroz e salada verde!
*molho branco: numa panela refogue ½ cebola picadinha em azeite até começar a dourar, acrescente bacon até dourar (opcional) e 2 ½ xic. de leite. Coloque noz moscada ralada (se puder rale na hora, é mais saborosa!) e sal, deixe começar a ferver. Junte uma colher de sopa de amido de milho dissolvida em um pouco de leite e engrosse. Desligue o fogo e por último misture 4 colheres sopa de creme de leite.
Sobrou uma panqueca (eu fiz as minhas mais grossas por que o refratário era pequeno, então não rendeu as 10 panquecas…) e resolvi enrolar para não perder o restinho do recheio que sobrou também. Olha que charme? Se não gostar da Barbie pode ser Penélope Charmosa!
kkkk Panqueca Barbie tem tudo a ver comigo querida hahahaha
Mas ficou linda viu, melhor de tudo, sem prejudicar o bolso rs
Parabéns.
Bjs
Ficaram lindas as panquecas 🙂
Beijinho
meu marido ida adorar esse prato.. ele é doido por beterraba hahahaha eu não posso bem ver por perto… mas o amor fala mais alto nessas horas !!
adorei sua visitinha… 😀
Não experimentei fazer panqueca colorida ficou bem bonita.
Edilia
Legal sua homenagem à Barbie 🙂 Aqui daria certo o Hulk Verena, acho que eles vão gostar da ideia, adoram panquecas! Bjs! ah, que cidade do interior de SP?
Nota dez para estas panquecas, aqui a Barbie já fez muito sucesso. Amei a receita. Já fiz com cenoura, seria Bob Esponja??!!
bjs
Adorei a panqueca da Barbie, me deu votnade de fazer aqui, tenho umas beterrabas pedindo clamando para sererm usadas ! A beterraba estava crua mesmo ? bjocas