Ora Pitomba!

18 abr

pitomba1

Ganhei da minha funcionária algumas Pitombas que sua mãe trouxe da Paraíba, que ela pediu junto com uma lista de ovo caipira, frango do quintal, castanha-de-caju e outras delícias com gosto de casa.  Como ela sabe que gosto de novos sabores me disse para provar a Pitomba.

A fruta é muito interessante, pequena, oval, tem a casca durinha, mas com uma mordida se rompe e deixa transparecer uma fina camada branca em volta da grande semente.  O sabor é no começo doce e ao longo do degustar fica ácido, pega um pouco na língua…. Muito diferente de tudo que já provei, é um sabor bem peculiar.

Aqui em São Paulo nunca vi para comprar, mas se estiver em Pernambuco, na Paraíba e no Rio Grande do Norte, com certeza você acha!  Muito vendida em feiras livres, cruzamentos e locais movimentados.

Gostei tanto que fui procurar sobre ela e quero dividir com vocês o que achei.

 

Colhida de janeiro a abril a frutinha não é muito usada na culinária, normalmente é consumida in natura, apesar de ter lido nesse blog e nesse site que a sorveteria Bacana no Recife que faz um sorvete de Pitomba maravilhoso.

 

Pois bem, essa frutinha dá em cachos, é amarela quando madura e sua árvore, a Pitombeira, pode alcançar até 12 metros, já pensou?  Rica em vitamina C, a Pitomba é uma fruta que se multiplica através do plantio da semente.  O caroço é adstringente e serve para tratamento da diarréia crônica.

 

Tem até uma pesquisa sobre a eficácia do uso de uma proteína extraída da Pitomba no combate a fungos e besouros existentes em grãos armazenados.

 

Pitomba também é cultura, queridos leitores! Agora em abril em Jaboatão dos Guararapes, no Recife, tem a festa de Nossa Senhora dos Prazeres, popularmente conhecida como: Festa da Pitomba.

 

De origem Tupi a palavra Pitomba quer dizer sopapo, bofetada ou chute forte…e há também o ditado popular: “ele não vale nem uma Pitomba”, pois a fruta é tão pequenina que a pessoa não valeria nadica de nada…

 

Olha aqui o raio X da frutinha:

 

tabela-nutricional-pitomba2

 Se ela aparecer na sua frente agarre e experimente a Pitomba, vale a pena!

  

Fonte: Toda Fruta

              JC Online

             Wikipédia

             Revista FAPESP

             Alimentos regionais brasileiros

             Veja Recife Online

 

14 Respostas to “Ora Pitomba!”

  1. claudia abril 18, 2009 às 11:40 pm #

    Verena, já vi na tv uma reportagem feita pela Regina Casé, no programa “Um pé de quê?” na Futura e achei muito interessante esta fruta. Na cultura do nordeste, há lugares que todos sentam embaixo da Pitombeira em cadeiras e ficar conversando horas enquanto apreciam as frutinhas! Gostaria de experimentar 😉

    bjs

  2. Nana abril 19, 2009 às 2:36 am #

    Verena, acho que já comi essa frutinha na minha ida para o nordeste, mas lembrar o sabor, não lembro hehe
    Brasil tem mta coisa diferente e tudo de bom, mas vir para cá é complicado.
    Bjs

  3. Edilia Heck abril 19, 2009 às 1:11 pm #

    Esta fruta eu já comi epara falar a verdade não gostei.No mercado tem a venda
    Beijos
    Edlia

  4. alexandra moura76 abril 21, 2009 às 11:02 am #

    Vim retribuir a sua visita no meu cantinho,gostei muito do que aqui vi,parabens pela receitinhas e pela fruta que e uma delicia,bjs Alexis…

  5. edna abril 22, 2009 às 4:53 pm #

    Oi Vê, qto. tempo!!!
    Sobre a pitomba, ela tem aos monte aqui no norte.
    Ela é a cara da minha infância no interior do Pará, comendo pelos quintais dos vizinhos!
    É bem comum por aqui!
    bjs e saudades,
    Edna

  6. Katharyna abril 22, 2009 às 7:12 pm #

    Verena, só hoje vi seu comentário no meu blog, Desulpe a demora em respondê-la.

    Mas esse cantinha aqui eu visito há muito tempo. Adoro!
    E adoro mais ainda as pitombas. Pena que aqui no RIO não consiga comprá-las. Delicie-se por mim.

    beijos, kathy.

  7. Silvia Arruda abril 22, 2009 às 7:35 pm #

    Eu nunca comi pitomba… mas pela foto, deu vontade… hehe… gosto de frutas com este tipo de consistência, como jabuticaba, uva…

  8. Ameixa seca abril 23, 2009 às 2:34 am #

    Olá! Em Março eu recebi um comentário de alguém com o mesmo nome deste blog. Bem que eu cliquei para tentar perceber quem era mas o link levou-me a um blog sem qualquer postagem. Descobri este com o mesmo nome mas nao faço ideia se foi a mesma pessoa que me visitou e comentou. Se não for, eu peço desculpa pela intromissão. Aproveito também para dizer que aqui em Portugal não temos essas frutas tropicais mas eu adoraria provar 🙂

  9. Julia Valsecchi abril 24, 2009 às 1:01 pm #

    Amo essa frutinha maravilhosa,, pena que sempre vou para lá não é época,,,, ela realmente é demais

    E que bom que voltou estava com saudade de passar por aqui
    beijos

  10. mangiachetefabene abril 26, 2009 às 9:54 pm #

    Ameixa,
    fui eu sim! Acho que esqueci de deixar o nome e link para o blog!
    Um beijo e volte sempre!
    Verena

  11. lene maio 14, 2009 às 3:04 am #

    Maio 13, 1009 ás 21:50
    Sou apaixonadíssima por esta fruta , gosto muito, sempre estou atrás dessa frutinha saborosa que me dá agua na boca so de ve-la, eu sempre tou comendo essa fruta , pois aqui em recife é facil de encontrar,tem por toda parte. que delicía , ela é um estouro adoro, bjs !!!

  12. naide fevereiro 12, 2011 às 12:38 am #

    Por incrível que pareça, comi esta fruta quando tinha mais ou menos 6 anos de idade, já estou próximo aos 50 e nunca me esqueci dela, é muito saborosa!!!
    Pena eu morar no interior do RJ, pois aqui não tem esta fruta tão gostosa, se alguém tiver como me mandar algumas…ficaria mt grata.
    Bjin, Naidê

  13. luiz sobrinho abril 6, 2012 às 10:43 am #

    Provei uma vez, foi o bastante para não esquecer mais. Isso tem mais de 20 anos. É uma delícia! Pena que não tem aqui onde moro, mas um dia provarei novamente. Abraço.

  14. Rosemary N.Morais abril 10, 2016 às 10:48 am #

    Gente ! Quem tem um quintal grande da para comprar a muda pela internet . Eu moro em Queimados RJ e ganhei duas frutinhas provei e gostei, é doce, tem valor nutritivo, vou dar o caroço para meu colega plantar, pois não tenho espaço aqui em casa . pena que a fruta tem mais caroço que polpa tem gosto parecido de uva da pretinha a chamada Rubi ….

Deixe um comentário

