Beringelas recheadas gratinadas

5 maio

berinjela-gratinada

Domingo foi aniversário do marido e fiz um almoço em homenagem a ele: Lasanha de Berinjela.  Coincidentemente no ano retrasado ele pediu o mesmo prato…já postei aqui.

Só que a madame aqui é um pouco exagerada e acabei comprando mais berinjela do que o necessário…e lógico que não pensei um minuto em jogar fora as duas mocinhas que sobraram….mas queria algo diferente…gosto de inovar…

Como já tinha colocado para sorar (cortei ao meio e passei sal, deixei repousar por pelo menos 30 minutos em assadeira, com o lado cortado para baixo. Lavei as metades e sequei) coloquei num saco plástico e levei a geladeira. 
Ontem à tarde levei as metades de berinjela ao forno médio por uns 15 minutos (depende da potência do seu forno pode ser mais tempo) até que ficassem moles e meio cozidas.  Com o auxílio de uma faca e uma colher de sopa retirei a polpa das 2 berinjelas (4 metades) e reservei, tomando o cuidado para não danificar as cascas.

Refoguei 2 colheres sobremesa de cebola picadinha e um dente de alho no azeite até ficarem transparentes, juntei a polpa das berinjelas (picadas), 3 fatias de peito de peru (sem casca e picadinhas), sal.  Deixei pegar o gosto.  Desliguei o fogo e misturei: 2 colheres (sopa) de requeijão Cheddar, 2 colheres (sopa) de requeijão tradicional, 1 ½ colheres (sopa) de Cream Cheese e orégano.  Misturei bem e recheei as metades das berinjelas.  Prendi a ponta da casca (contrária ao do cabinho) com um palito para não abrir, já que ficam muito moles, coloquei fatias de queijo de Cabra (para moi…que j´adore!) e para o marido foi queijo Esférico…e levei ao forno para gratinar. 

Simples, rápido e aproveitando o que estava na geladeira! Tem coisa melhor? Servi com salada de alface americana, tomates e pepinos em conserva e um vinho maravilhoso que ganhamos da minha irmã que mora em Grenoble (França), o Terres des Farisiens (Beaumes de Venise), muito, muito apropriado!

Dica: se quiser pode usar restinhos de frango assado; salame; calabresa; carne assada; camarão ou outra carne que preferir e tiver dando sopa na geladeira! A mesma coisa com o queijo, use o de sua preferência! Ah, se quiser não use carne, misture brócolis ou couve-flor e faça um gratin vegan!

6 Respostas to “Beringelas recheadas gratinadas”

  1. Silvia Arruda maio 5, 2009 às 11:31 pm #

    Berinjela é sempre um coringa, né? Eu adoro lasanha, antepasto, à milanesa, recheada… a suas ficaram lindonas! 🙂

  2. bia maio 7, 2009 às 11:23 am #

    perfeita esta berinjela !! e parabens para o marido ! bjinhos

  3. Ameixinha maio 7, 2009 às 12:17 pm #

    Muitos parabéns atrasados ao marido 🙂
    Beringela é daqueles legumes que me enche as medidas. Adoro de qualquer maneira, menos crú he he
    Deixei de comprar durante o Inverno porque comprei algumas vezes e estavam inconsumíveis por dentro. Agora chegou a Primavera e vou voltar à carga com elas 🙂
    Gratinada é das minhas maneiras favoritas de comer beringela!

  4. Claudia maio 8, 2009 às 12:18 am #

    Parabéns ao maridão e que ótimo jantar deve ter sido. Aqui eu e meu marido adoramos berinjela, vai de qualquer jeito, mas as meninas ainda não se deram bem com ela 😦

    bjocas

  5. Margarida maio 11, 2009 às 3:21 pm #

    Parabéns atrasados ao marido! : )
    Adoro beringela recheada!
    beijinho

  6. luiza barros fevereiro 22, 2010 às 1:30 am #

    Parabéns p/o marido ainda que atrazados;
    amo beringela pena que não somos paren-
    tes senão concerteza teria passado em sua
    casa neste dia,ficou deliciosa s/dúvida.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: