Buccellato, o bolo de Crisma da Lunigiana

14 maio

Buccellato

Recipe in English

Esse bolo é um dos meus prediletos, simples, muito perfumado e deliciosamente bom! Por mais que tenha pilhas de livros de receitas e vários arquivos de receitas no computador esperando para serem testadas não consigo ficar muito tempo sem assá-lo, simples assim.

É um bolo tradiocionalmente feito nas regiões italianas da Toscana, Emilia-Romana e Ligúria quando uma criança é crismada. Foi “descoberto” pela minha mãe num livro (maravilhoso!!!!) da Marcella Hazan, e sempre que faço como um pedaço pensando na minha mamma, que mora looooonge de mim…mas está dentro do meu coração, desculpem o momento saudade, mas mãe é mãe…

O mais legal é que dá para fazer no processador, sugestão da própria Marcella, ou na batedeira.  Mas se quiser usar a boa e velha colher de pau tudo bem. Vamos para a cozinha:

 

Bolo de crisma da Lunigiana

(Buccellato della Lunigiana)

  • 3 xícaras de trigo e mais para polvilhar a forma
  • 2 1/2 colheres (chá) fermento em pó
  • sal
  • 3 ovos
  • 1 1/2 xícara de açúcar cristal (usei refinado)
  • 8 colheres (sopa) de manteiga (100g) e mais para untar a forma
  • casca ralada de um limão (usei Siciliano)
  • 2 colheres de sopa de suco de limão espremido na hora (usei todo o suco do limão Siciliano que tirei a casquinha)
  • 1 xícara de leite (usei integral)

Rende 8 a 10 porções  – forma de buraco redonda

Modo de fazer:

  1. Acenda o forno a 177ºC.
  2. Numa tigela misture o trigo, fermento e uma pitada de sal.
  3. Quebre os ovos na vasilha do processador de alimentos ou batedeira, acrescente o açúcar e bata até que a mistura adquira uma cor amarelo-pálida.
  4. Ponha a manteiga numa panela pequena e derreta-a em fogo muito baixo, sem deixar ferver. Eu sempre derreto no microndas…preguiça…
  5. Junte os secos (trigo, fermento e sal) à vasilha do processador e ligue até que a mistura fique homogênea.
  6. Junte, no processador, a manteiga derretida, a casca e o suco do limão e ligue.
  7. Ainda com o processador ligado acrescente o leite lentamente, até que esteja incorporado à massa do buccellato.
  8. Unte a forma com manteiga e polvilhe trigo para não grudar, dê algumas pancadinhas contra a bancada para retirar o excesso do trigo.
  9. Despeje a massa e nivele a mesma balançando a forma. 
  10. Leve ao forno médio até dourar e passar no teste do palito.

Observação: na primeira vez em que fiz este bolo não levei muita fé pois antes de acrescentar o leite a mistura fica muito dura, difícil de mexer, e o suco de limão

parece que coagula…bem, mas não desista, faça como eu, vá em frente e será recompensada!

Eu ainda coloco uma caldinha por cima: espremo meio limão e misturo numa tigelinha com uma colher de chá de leite e açúcar de confeiteiro até dar ponto.  Fica uma calda grossa, branquinha.  Jogue sobre o bolo depois que desenformar e estiver frio.  Hummmmm!

É um bolo um pouco mais denso que o bolo feito no liquidificador mas cresce bem. Forma um par perfeito com uma xícara de café ou chá!

 

 

10 Respostas to “Buccellato, o bolo de Crisma da Lunigiana”

  1. Fátima maio 14, 2009 às 8:22 pm #

    Verena, estou com um bolo no forno, adoro bolo, esse seu, eu vou fazer especialmente pro meu marido, com certeza ele vai se lembrar do bolo da nonna dele. beijos.

  2. Silvia Arruda maio 14, 2009 às 8:31 pm #

    Deve ser delicioso… e parece fácil de fazer!! Receita anotada! 🙂

  3. Edilia Heck maio 14, 2009 às 9:43 pm #

    Deu água na boca,deve ser muito gostoso esse bolo.Anotei a receita.
    Edilia

  4. Cris maio 15, 2009 às 1:35 pm #

    Ah eu amo limão siciliano… que bolo lindo! Acho que para este dia chuvoso eu iria aceitar um chá para acompanhar 🙂

  5. Abelha Maia maio 15, 2009 às 3:54 pm #

    Ola muito obrigado pela sua visita…eu vou cá voltar concerteza…adorei os teus sorvetes.
    Ah este bolo tb me inspirou.
    bjsss

  6. Mari maio 15, 2009 às 7:28 pm #

    Verena querida, obrigada pela visita ao meu bloguinho… =D
    Amei teu cantinho!!! Estarei sempre por aqui te visitando… e esse bolinho, que coisa mais linda!!! De limão, ainda, menina… eu q sou louca por cítricos, comeria com o maior prazer uma fatia bem gordinha dessa delícia… alias, a receita está anotadissima!!!!
    Beijo grande,

    Mari

  7. Léia Silva maio 16, 2009 às 6:17 pm #

    Quando voce disse que este bolo é simples e perfumado, me conquistou! Parece ser muito fofo e saboroso. Um abraço. Léia

  8. Nana maio 17, 2009 às 1:30 pm #

    Querida, amo bolo com limão, ainda com tradição italiana!
    Uauuu, arrasou.
    Bjss

  9. Suely novembro 24, 2009 às 7:50 pm #

    Olá,
    Vi sua receita no blog da Chocolatria e fiquei interessadíssima, ainda mais sendo uma receita tradicional italiana.
    Qual a minha decepção depois do bolo pronto…ficou massudo, pesado e, sinceramente,não sei o que aconteceu pois sou uma boleira assumida e raramente erro no bolo. Será que ficou faltando algo na receita?
    Um abraço.

  10. Braga setembro 3, 2010 às 12:17 am #

    Simplesmente divino, parabens!

Deixe um comentário

