Granola à moda da casa

18 maio

Granola

Recipe in English

Adoro iogurte com granola, sinto que é um tipo de refeição que me faz muito bem, alimenta e sei que estamos consumindo alimentos saudáveis.  Melhor ainda se foi feita em casa, não sou fã das Granolas compradas…

Inconscientemente (será?) outro dia no supermercado apanhei um pacote de aveia integral em flocos, uvas passas orgânicas sem caroço e côco ralado não adoçado…já estava esboçada a estrutura da Granola.

Faço assim: misturo numa tigela 1k de aveia integral em flocos, um pacote de 200g de côco ralado não adoçado e 3/4 xícara de mel de Canudo de Pito * (ou outro de sua preferência, mas por favor use mel de verdade….).  Levo ao forno médio num tabuleiro grande untado com manteiga por aproximadamente 45 minutos, até a granola começar a ficar dourada e muito, mas muito perfumada!  Mexo de vez em quando com colher de pau para que doure por igual.

Assim que tiro do forno deixo esfriar uns 5 minutos e acrescento 100g de uva passa orgânica sem caroço e 4 colheres de castanha do Pará picadas grosseiramente (pode ser nozes, castanha de caju, avelã, amendoim torrado, depende do gosto da casa). Misturo bem, deixo esfriar completamente e guardo em vidro bem tampado.

Desta forma dura bastante, ou teoricamente deveria durar, já que em casa o consumo é alto e logo, logo é hora de fazer novamente…!

Esse vidrinho vai para minha irmã, que também é fã!

* O mel de Flor Canudo de Pito é um mel maravilhoso que meus pais trazem de São Joaquim, SC. O mel é de um âmbar inebriante e seu sabor é o melhor para meu gosto. Já ganhou um concurso na Grécia como melhor do mundo!

16 Respostas to “Granola à moda da casa”

  1. Ameixinha maio 18, 2009 às 11:28 pm #

    Também gosto de granola (aqui chamamos de muesli) e, de preferência, misturada com iogurte natural também 🙂 Só dispenso as uvas passas, prefiro figo seco 😉

  2. Mari maio 19, 2009 às 1:23 am #

    Verena querida, eu adoro granola!! Nunca fiz em casa, não fazia idéia de como fazê-la.. mas com essa tua receita, não tenho mais desculpa!! Vou comprar os ingredientes e tratar de reproduzir… ô delícia!!!
    O vidro enfeitado com a fitinha ficou um charme só… aposto que tua irmãzinha vai amar!!
    Super beijo

    Mari

  3. Cris maio 19, 2009 às 3:03 am #

    Que lindo presente! Também nunca fiz Verena, mas meu irmão faz e adoro! Será que é este mel que ganhei de uma amiga do sul? Ele é delicioso, tem até uns cristaizinhos e ela disse que é especial.

  4. Lien maio 19, 2009 às 7:59 am #

    I’ve been making my own granola too lately, I love the fact that you can use whatever you have or like, great stuff. Beautiful as a gift too!

  5. Léia Silva maio 19, 2009 às 11:35 am #

    Eu também adoro iogurte com granola, faz parte do meu café da manha. Fiquei feliz em voce ter postado esta receita porque agora nao precisarei mais comprar, vou fazer em casa! Um abraço.

  6. Dani Oliveira maio 19, 2009 às 12:19 pm #

    Oi Verena!
    Vim retribuir a sua visita.
    Que delícia de blog. Que gostosuras de fotos.
    PARABÉNS! Virei fã!
    Beijo grande =)
    P.S.: Obrigada por me confirmar a dica do ovo… rsrsrs…

  7. brikebrok maio 19, 2009 às 4:23 pm #

    olá Verena, cá estou eu, finalmente !!!!

  8. Dani Oliveira maio 19, 2009 às 4:26 pm #

    Opa! Teve mudança por aqui!
    ADOREI!!!

  9. Silvia Arruda maio 19, 2009 às 6:16 pm #

    Que capricho, Verena!! Que pote lindo!!
    Adorei o novo layout da página! 🙂

  10. Nana maio 20, 2009 às 1:39 am #

    Adorei amiga, que pote mais fofo!
    Seu cantinho ficou uma beleza também, bem melhor que o outro viu!
    Menina, estou com raiva aqui, meu feed parou no tempo hahaha
    Ai que ódioooo
    Bjs

  11. Rafael maio 20, 2009 às 6:08 am #

    Olá, adorei o site, ótimas receitas!
    Ei, sabe alguma de pão que seja light, de baixa caloria… ou algum que não use farinha?
    Também já ouvi falar de um pão da época medieval que não usa fermento, fica um pouco mais durinho por causa disso… conhece? Também ainda não consigui achar a receita…
    Abraços!

  12. Abelha Maia maio 21, 2009 às 12:17 am #

    Aqui chamamos de muesli…tb sou fã de iogurtes caseiros.
    Ah gostei do visual.
    bjss

  13. Fátima maio 21, 2009 às 1:22 pm #

    Adorei essa receita de granola, mais gostei muito de não precisar mais de usar óculos pra ver o seu blog, está ótimo!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Gelado de Açaí (Açaí Ice Cream) « Mangia che te fa bene - agosto 31, 2009

    […] sorvete estará pronto.  Deixe pelo menos 1 hora no freezer para servir.  Eu servi com granola caseira e ficou uma […]

  2. Pão com granola, post certo! « Mangia che te fa bene - fevereiro 26, 2010

    […] um pão ontem resolvi acrescentar algo diferente para dar uma nova cara, e aí entrou em cena a granola.  Usei a que normalmente faço e como da última vez me empolguei na quantidade, estava com um […]

  3. A granola e o ataque das abelhas » Naco Zinha - julho 3, 2011

    […] Não estava preparada para o que aconteceria apenas pelo desejo de fazer uma nova receita de granola… Rendimento, qualidade, sabor era tudo o que esperava. Com a assadeira já no forno, o aroma do mel começa a exalar, tomando conta da casa. O que não podia imaginar é que logo apareceriam as primeiras abelhas. Fecho uma porta, fecho outra, mas como são quatro portas na cozinha e havia trabalhadores em casa, toda hora precisavam ser abertas. Só sei dizer que foram dezenas de abelhas que saíram não sei de onde. Impossível ignorá-las. Precisava remexer a granola eventualmente e isso só as atraía ainda mais. Agora que minha produção acabou, já estou pensando no próximo ataque das abelhas… Tirando esses pequenos detalhes voadores, a granola ficou muito boa. A receita veio da Verena. […]

Deixe um comentário

