Sunomono

26 maio

New_blog 003

Algumas comidas me intrigam pelo seu sabor…fico comendo em slow motion e tentando imaginar como é que são feitas…

A simplicidade me atrai muito, muitas, mas muitas vezes mesmo acredito que “menos é mais”.  Aí a felicidade é completa quando acho explicações para minhas questões gastronômicas do tipo: como é que se faz Sunomono…

Conhece? É um prato japonês é quer dizer “coisas de vinagre”. Nos restaurantes japoneses é servido como entrada ou acompanhado de Bifum ou frutos do mar ou vegetais, ou ainda uma combinação das duas coisas.  A primeira vez que experimentei veio com Kani Kama. A Marisa do blog Delícia ensina que os acompanhamentos do Sunomono devem estar gelados e que as combinações são infinitas, até as frutas entram na dança.

Mas foi a Claudia que trouxe o sol para minhas dúvidas sobre como fazer essa delícia! Ela explica os molhos que podem acompanhar o pepino para fazer a salada e ainda dá outras dicas.

A receita é da Claudia, fiz assim:

Fatie um pepino japonês com casca (se tiver mandolin use) (achei que não rendeu muito, pois não misturei mais nada…da próxima vez usarei dois..) e coloque numa peneira. Tempere com sal e deixe sorar por 15 minutos, esse processo irá retirar o excesso de água do pepino.

Depois dos 15 minutos, lave os pepinos e reserve.

Para o molho Amazu:

4 colheres de sopa de vinagre de arroz
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de água
1 colher de chá de sal

Coloque os ingredientes numa panelinha e leve ao fogo médio até que o sal e o açúcar tenham derretido totalmente, sem deixar ferver para não caramelar. Retire do fogo e deixe esfriar.

Como eu não misturei mais nada ao pepino, coloquei num vidro esterilizado(fervido por 15 minutos, ferva a tampa também) e cobri com o molhinho Amazu.  Levei à geladeira e consumi no dia seguinte salpicado de gergelim . Fica uma delícia!!!!  

7 Respostas to “Sunomono”

  1. Claudia maio 26, 2009 às 3:20 pm #

    Verena,

    Legal descobrir teu blog. Que bom que o sunomono ( uma das minhas saladas favoritas ) te levou ao meu pois assim é que nos encontramos e nos conhecemos. Eu achei blogs incríveis indo atrás de receitas que não conhecia e assim vamos nos achando pela rede.

    Já coloquei o Mangia na minha lista de favoritos.

    A gente se fala…

    Claudia

  2. Nana maio 26, 2009 às 4:34 pm #

    Verena, gostei dessa receita, adoro pepino, fica até repetitivo em casa de tanto fazer.
    Bjs querida e boa semana.

  3. Silvia Arruda maio 26, 2009 às 8:22 pm #

    Tem várias costelarias em Sorocaba cujos proprietários são japoneses… e na mesa de saladas sempre tem esse pepino (que por sinal, eu adoro), mas eu nem imaginava que tinha este nome!! hehehe
    Vivendo e aprendendo… 😛

  4. Fátima maio 26, 2009 às 9:16 pm #

    Mangia che te fa bene, também é um blog de curiosidades, agora sei o que é sunomono!

  5. Mari maio 26, 2009 às 9:34 pm #

    Verena querida, toda vez que vou a restaurantes japoneses, fico afoita para chegar o sunomono (não sabia q tinha esse nome), de tanto que adoro!! Esse vinagre docinho que o acompanha é uma loucura de tão bom!!! Vou amar demais da conta reproduzir essa receita em casa… ja estou querendo comprar um mandolin há tempos, vou parar de protelar e tratar de ir atrás dele.. risos.
    Obrigada pelo e-mail que me mandou, com votos de feliz aniversário.. vou responder a você já, já!! Em tempo: ganhei minha sorveteira, ebaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! :D:D:D
    Super beijo,

    Mari

  6. Abelha Maia maio 26, 2009 às 9:35 pm #

    Adoro aprender, fiquei bastante esclarecida com um prato que não conhecia.
    Parabens pela simplicidade mas com requinte.
    Obrigado pela partilha
    bjssss

  7. Léia Silva maio 27, 2009 às 7:56 pm #

    Querida Verena, também adoro fazer pao, principalmente os integrais. Os italianos consomem muito por isso faço sempre, a proxima receita sera’ a tua – embora o ingrediente principal (amor) também esta’ sempre em minhas receitas!
    Bjim com karim
    Léia

Deixe uma resposta

