Sobrecoxas de frango com echalotes caramelizadas

28 maio

Sobrecoxas de frango com echalotes caramelizadas

Imagino que se morássemos perto dos meus pais teríamos sérios problemas com a balança….mas ao mesmo tempo seríamos muito mais saudáveis, já que várias delícias que eles plantam organicamente e ecologicamente vêm passear na minha cozinha!

Ganhei essas echalotes da minha mãe, são cebolas miúdas e mais finas que as normais, como se fossem pérolas alongadas, a casca é mais escura e a cor parece a da cebola roxa, mas seu sabor é completamente diverso. Pena que não se acha fácil por aqui…já andei procurando e não tive sucesso…parece que numa loja gourmet em SP pode-se achar, mas não fui pesquisar por lá…

São mais suaves e muito menos ardidas no descascar também. Minha irmã mais nova trouxe da França ano passado (ela mora lá e vive trazendo sementes e bulbos diversos para as experiências da mamma) e essa foi a primeira colheita. Não eram muitas e a colheita não rendeu ramas de echalote, ou chalotas, mas ganhei um saquinho delas e demorei meses, literalmente para fazer a receita….fiquei pensando e pensando até que um dia deu um estalo e voilá, a foto traduz a delícia.

Leia mais sobre as chalotas aqui, aqui e aqui.

Nada de mais no preparo do frango, mas o resultado me deixou muito feliz!

A receita – Sobrecoxas de frango com echalotes caramelizadas:

8 sobrecoxas médias de frango (lavadas e sem pele) marinadas durante a noite em uma colher de sobremesa de Chimichurri,* dois dentes de alho picado e sal.  Deixe na geladeira dentro de um saco plástico fechado dentro de um tupperware fechado. (Odeio o cheiro de carne marinando na geladeira toda…)

Na hora de preparar aqueça uma panela de ferro com pouco azeite (só para não grudar muito) e frite as sobrecoxas até que comecem a dourar.  Nessa hora coloque uma colher de chá de açúcar no fundo da panela e um dedinho de água.  Isso vai deixar a carne do frango mais dourada, deixe em fogo médio e vá cozinhando o frango até achar que está macio.  Prove o sal e retire tudo da panela – sobrecoxas e caldo que se formou.  Reserve.

Você pode ter que fritar em duas vezes se a panela não for grande o suficiente, não coloque as sobrecoxas umas sobre as outras, devem todas estar em contato com o fundo da panela para dourarem por igual.

Coloque uma colher de sopa ou duas de açúcar mascavo na panela ainda no fogo médio e deixe dissolver.  Não é para queimar.  Acrescente um pouco de azeite e coloque as echalotes para dourarem.  Mexa com cuidado e vá envolvendo as echalotes na mistura de açúcar para que fiquem caramelizadas.

Quando estiverem douradinhas recoloque as sobrecoxas e tampe a panela.  Desligue e deixe fechado por uns 3 minutos. Sirva imediatamente com arroz fresquinho e salada verde!

* O Chimichurri é um tempero muito utilizado na cozinha Argentina. Ganhei este frasco da minha irmã (não a da França, a do meio) que acabou de visitar Buenos Aires e já foi com a incumbência de trazer alguma delícia gastronômica de lá para mim.  O tempero é muito saboroso, pode ser usado para deixar as carnes marinando, para molhar as carnes durante o cozimento ou churrasco ou ainda temperá-las depois de prontas. Não usei muito pois leva pimenta e meu pequeno não é fã. Leia mais aqui.

11 Respostas to “Sobrecoxas de frango com echalotes caramelizadas”

  1. eduluz maio 29, 2009 às 12:24 am #

    Echalote é difícil de conseguir, mesmo no Santa Luzia ( o sex-shop).
    E tem cara de ser muito saborosa !!
    Bem que eu gostaria de ter irmãs como as suas !! rs
    Abs.

  2. Silvia Arruda maio 29, 2009 às 12:27 am #

    Nossa, se meu marido ver essas sobrecoxas ele vai ficar louco!! hehehe!! Ele adora coxas e sobrecoxas assadas, imagina com chimichurri então!!!

  3. Nana maio 29, 2009 às 12:53 am #

    Menina, que xisqueee tudo isso, eu tb quero ter irmãs assim hahahahaha
    Bjs

  4. mariacarambola maio 29, 2009 às 2:26 am #

    Nunca tinha visto essas cebolitas lindas.. sua receita me deixou com água na boca. Bjos e tenha um ótimo fim de semana.

  5. Léia Silva maio 29, 2009 às 8:41 am #

    Minha querida, realmente a foto diz tudo! Echalotes sao novidades para mim e voce tem muita fortuna em poder consumir produtos fresquinhos direto da horta da tua familia, isto é para poucos. A receita é muito inspiradora e tem um aspecto sensacional!
    Bjim com muito karim
    Léia

  6. Mari maio 29, 2009 às 2:46 pm #

    Verena, sabe que tenho visto echalotes para vender no CEAGESP? Só que (ignorante é dose.. rs) não sabia o q era, e dizia ao meu marido: imagine q vou comprar essas cebolas miúdas e tão pequenas em detrimento das grandonas, que ainda por cima são mais baratas… não mesmo! Agora estou me sentindo um quadrúpede!!
    Vou compensar isso imediatamente… amanhã cedinho vou até lá (como faço todo sábado) e comprarei uma embalagem!
    Desconfio que estamos em sintonia, pois ontem para a janta, fiz sobrecoxas de frango na manteiga de páprika (leva paprika doce e mel… super docinha, uma delicia)… postarei hoje a noite! =D
    Bjo grande,

    Mari

  7. Talita maio 31, 2009 às 12:30 am #

    Hummmm… que foto bonita! Me abriu o apetite!! Do tempo que não como um bom franguinho…

  8. Carol maio 31, 2009 às 2:58 pm #

    Cebolas caramelizadas são tão boas, ficou ótimo. Bjs

  9. Cris maio 31, 2009 às 8:42 pm #

    Oi Verena! Que lindas e chic!!! A sua mãe vai replantar? Eu quero… 🙂 Ficou lindo o prato. Bom final de domingo para vocês.

  10. Rico junho 2, 2009 às 2:12 am #

    que receita linda e saborosa. dorei ver brigada por partilhar 🙂 xx

  11. iliane junho 4, 2009 às 12:07 am #

    que receita otima essa..amo frango e vivo tentando variar toda vez que faço..amei essa sua receita..e..afoto tá linda!bjus

Deixe uma resposta

