Cheesecake com compota de Kinkan

31 maio

Cheesecake com Compota de Kinkan2 

Conheci o Cheesecake e me apaixonei perdidamente…foi um caso de amor à primeira garfada…e olha que faz tempo…, quando fiz intercâmbio nos Estados Unidos.

Lá experimentei vários tipos diferentes de Cheesecake: puros, com chocolate, assados, no bake (sem assar) dentre outros.  Por vários anos tentei reproduzir o sabor que os de lá tinham, pedi até a minha avó hospedeira (mãe da minha mãe americana, é assim que chamamos quem nos hospeda) para me mandar a receita do maravilhoso Cheesecake dela.  A resposta:” Você compra a caixinha da marca tal, mistura com ovos e leite e assa.” Então tá, né?  Até parece que aqui o negócio é assim!

Eu sou bem chata com esse negócio de fazer bolo de caixinha, purê de batatas em pó, etc…gosto de fazer o tradicional, ovos, açúcar, manteiga, eles chamam “to bake from scratch”, isto é, fazer a receita do “zero”.  Acho que fica mais saboroso e tenho mais controle sobre os ingredientes. O problema é que o tal do Cheesecake de lá ficava maravilhoso e era de caixinha…mordi minha língua!

Tentei várias receitas e não deu jeito, então desenvolvi uma para vender que não vai ao fogo e que ficou sendo minha preferida.  Tá bom, mas ainda não era igual…

Aí um belo dia estava eu navegando e achei esta receita no blog da Marcinha.  Gente, é “o” Cheesecake!  Marcinha, muito obrigada mesmo por dividir esse tesouro!!!

Fiz algumas adaptações, a receita original está aqui, e coloquei por cima uma compota de Kinkans…de comer ajoelhada!!!

Segue a receita com minhas observações em itálico:

Baked Cheesecake

Base:

10 biscoitos digestivos (Maria ou Maizena servem também) (usei um pacote de biscoito Maizena)
6 biscoitos de gengibre (não usei)
85g de manteiga derretida (usei 3 colheres sopa)

Triture os biscoitos num processador até formar uma fina farinha. Misture a manteiga derretida e processe por poucos segundos, só para misturar. Forre o fundo da forma com essa mistura, alisando levemente com as costas de uma colher, até cobrir todo fundo. Leve ao forno e asse por 15 minutos. Retire e deixe esfriar por pelo menos 5 minutos.

Recheio:

600g de cream cheese

150 ml creme de leite (usei uma lata  – pois não tinha o fresco)

140g açúcar (6 colheres de sopa)

3 ovos grandes (usei caipiras)

1 colher (chá) de baunilha ou zest de limão (usei baunilha)

Bata na batedeira todos os ingredientes do recheio e cubra a massa de biscoitos já pré-assada e fria. Leve ao forno médio por uma hora ou até que esteja firme ao toque o centro do Cheesecake. Esfrie e leve à geladeira por uma hora ou até a hora de servir. Da próxima vez farei a receita dobrada, achei que minha forma é muito grande e ficou baixinho…gostamos de muito recheio!

Compota de Kinkan (receita da Revista Claudia Comida & Bebida): na hora em que vi esta compota me deu um treco! Corri a comprar as laranjinhas Kinkan (que adoro!!!) e juntei ao Cheesecake da Marcinha.

800g Kinkan (usei 1k) lavadas, 4 xícaras de açúcar e 2 xícaras de água

Numa panela com bastante água ferva as laranjinhas. Escorra e repita a operação por mais duas vezes. Leve as laranjas de volta ao fogo e acrescente a água e o açúcar até ferver.  Deixei apurar a calda um pouco e acrescentei cravo (uns 8 cravos inteiros).  Leve à geladeira em recipiente hermético.

Veja mais sobre Kinkan aqui.

9 Respostas to “Cheesecake com compota de Kinkan”

  1. Daniela junho 1, 2009 às 12:02 am #

    Menina, acabo de colocar uma receita de cheesecake no meu blog também… que coincidência! acho que estavamos com desejo da mesma coisa… so agora vi a sua receita, parece muto boa, ainda com essas kinkans…
    um beijo grande e boa semana.

  2. Carol junho 1, 2009 às 1:14 am #

    Fiquei curiosa, oque seriam Kinkans? Beijos

  3. janna joaninha junho 1, 2009 às 5:06 am #

    UAU que coisa linda !!

  4. Léia Silva junho 1, 2009 às 12:02 pm #

    Querida, que receita divina! Gostei da tua garra, tantos esforços e tentativas – o fazer tudo manualmente – é dai’ que se conhece uma verdadeira cozinheira, parabéns! Tua adaptaçao ficou excelente. Bjim com karim
    Léia

  5. Nana junho 1, 2009 às 1:56 pm #

    Amiga, esse ai que gosto de fazer!
    Cheguei a fazer do Olivier que é bem parecido e como eu nunca fui para EUA e o Marido sim, ele falou que estava perfeito, muito parecido que ele comeu na terra do tio Sam.
    Vou adaptar a minha receita com a sua na próxima vez.
    Bjs

  6. Abelha Maia junho 1, 2009 às 2:26 pm #

    Adorei, bela cozinheira, faz tudo impecável.
    Este acho que vou copiar um dia destes.
    bjsss

  7. Mari junho 1, 2009 às 4:32 pm #

    Verena querida, sabe que a minha receita de cheesecake é bem parecida com esta? A maior diferença fica na massa, pois a minha não leva gengibre (vou experimentar, deve ficar incrível), mas leva 1/4 de xicara de açucar mascavo claro…. o recheio é igual a este, e devo dizer que realmente, é O CHEESECAKE!! Até minha mae que nunca foi muito fã, adorou… risos.
    Ahh, estou mudando a data daquele evento que te falei, para dia 20/06… te mandarei um e-mail a respeito, tá??
    Beijo grande,

    Mari

  8. Rico junho 2, 2009 às 2:11 am #

    ficou um óptimo cheese cake vê-se que ficou bem rico no queijo e maciço. lindo 🙂 xx

  9. Rosângela dezembro 9, 2010 às 3:34 pm #

    Já há algum tempo, colhi um punhado de laranjinha kin-kan na fazenda de minha irmã, e vim procurar a receita na net. Achei várias, mas escolhi esta que você postou. Ficou linda e gostosa. Obrigada Verena. Amei.

Deixe uma resposta

