Ambrosia

6 jun

Ambrosia1

Manjar que dava imortalidade aos Deuses do Olimpo. A mitologia grega diz que tinha um sabor divinal e que se um mortal o experimentasse também imortal se tornava. (Fonte: Wikipedia )

É um doce muito caseiro, popular no interior do Brasil e comum em fazendas com gado leiteiro, pois usa bastante leite.

Gosto muito da sobremesa mas nunca havia feito, peguei uma receita de família, com certificação do “formigão” da família e ficou muito boa!

Segue a receita original com algumas observações em itálico:

Ambrosia 

Tempo de preparo de 2h a 2:30.

Ingredientes:
2 litros de leite tipo B, ou A de saquinho ou fresco (usei o de garrafa);
4 ovos inteiros;
2 1/2 xícaras de açucar cristal, mais uma xíc. para a calda (usei refinado mesmo);
Cravo e canela em pau (coloquei só cravo), e,
1 laranja inteira (usei mixirica) 

Coloque o leite em uma panela grande. Em uma bacia bata com batedeira os ovos e acrescente um pouco do açúcar para dissolver melhor. Junte esta mistura ao leite, na panela, mais o que sobrou do açucar.

Acrescente o suco de uma laranja (e um pouco de raspa da casca) o cravo e a canela – usei todo o suco da mixirica e a raspa da casca toda.  Ligue o fogo médio/baixo e mexa bem até sentir que não ficou crosta de açúcar no fundo da panela.

Deixe cozinhar 1 hora aproximadamente, com a panela semi-tampada, até a parte de baixo alterar um pouco a cor.  Nesta hora eu deixei de tomar conta e o leite ferveu para fora…foi uma meleca só!!!! Depois me lembrei de um truque que minha mãe usava em casa: um pires virado de cabeça para baixo dentro da panela, não transborda! Na época em que se fervia leite no fogão…

Retire uma xícara ou mais de soro. Fica no fogo mais uma meia hora e a partir daí vaí secando para dar o ponto.  De tempos em tempos mexa delicadamente para virar e dar cor aos grumos que se formaram… Bom, como foi para fora o leite não deu para tirar o soro que a receita falava, continuou no fogo até ficar com cor de caramelo e com grumos.
Dicas da receita:
Tem que cuidar a 1ª fervura, derrama feito leite. É so baixar o fogo e mexer um pouco que já acalma e fica cozinhando sossegado.  Mesmo tendo lido esta dica me descuidei e não teve jeito…foi para fora! Aí depois eu coloquei o pires e fiquei sossegada.
Em outra panela apure o soro e faça uma calda, com mais uma xícara de açucar, para ficar mais delicado. Acrescente esta calda depois da Ambrosia estar pronta.
O meu não deu muita calda e eu realmente não gosto muito da Ambrosia muito melada…ficou muito bom, achei que a mixirica deu um toque muito especial.  Rendeu um vidro grande, daqueles que vem palmito.

13 Respostas to “Ambrosia”

  1. Casa Di Minas junho 6, 2009 às 11:59 pm #

    A Casa Di Minas está de portas abertas. Lá você vai encontrar receitinhas da deliciosa comida mineira, vai ver dicas de lugares incríveis nas belas montanhas e vai também poder comprar lindos teares feitos pelas mãos habilidosas das artesãs mineiras.
    Venha nos visitar!!!!

  2. Claudia PAS Bjørgum junho 7, 2009 às 10:55 am #

    Eu gosto de ambrosia, frequinha mas sem cravo. Mas nunca fiz, sempre comi na casa de tias, avós ou pela aí, em restaurantes e hotéis… Tem sempre ambrosia em mesa de sobremesa de hotéis no Brasil todo.
    Me lembrei que infelizmente a última vez que comi ambrosia o doce estava péssimo, cheio de cravo e meio azedado… Ui, que comentário é esse…

    Abs,

    C.

  3. Léia Silva junho 7, 2009 às 12:06 pm #

    Fazem muitos anos que nao como ambrosia, me deu uma vontaaaaaade! A tua tem um aspecto de “quero mais”. Irei fazer para matar a vontade! Bjim com karim
    Léia

  4. Nicolai junho 7, 2009 às 2:41 pm #

    Ola
    Sou apaixonado por pães e estou sempre procurando idéias na internet. Em uma de minhas procuras cai aqui no seu blog, copiei várias de suas excelentes receitas e por isto tenho o seu blog em meus favoritos e estou sempre por aqui curoseando.
    A Nádia do blog http://vieirasetrufas.blogspot.com ofereceu um belíssimo livro de receitas para a melhor resposta para a pergunta “Você tem fome de quê?”
    Você poderia me fazer um favorzinho? Ir até lá é votar na minha frase… é a de número 5.
    Desde já fico-lhe muito grato

  5. Mari junho 7, 2009 às 4:33 pm #

    Vê querida, faz tempo que nao como ambrosia (A-DO-RO), e essa sua receita me deixou bem tentada a fazê-la por aqui!!! O aspecto está lindissimo !!! Amei o toque pessoal que você deu ao doce com a mixirica… deve ter ficado fantástica!!
    Bjo grande,

    Mari

  6. Carol junho 7, 2009 às 11:15 pm #

    Doce de lei aqui em casa, mas quando faço, deixo ela com caldinho pra ficar suculento. Grande beijo

  7. Cris junho 8, 2009 às 1:09 am #

    Oi Verena… hum eu amo ambrosia… mas assim nunca fiz. Sua cozinha está a todo vapor, sempre que venho vejo estas receitas maravilhosas que posta, sempre algo diferente, e delicioso 🙂 Boa semana para vocês. Beijos.

  8. Iara junho 8, 2009 às 2:17 am #

    Oi Verena, a ambrosia está com uma cara muito boa… e realmente
    a bergamota deve ter dado um sabor especial. Com certeza “o
    formigão” adoraria. bj

  9. bia junho 8, 2009 às 10:36 am #

    Era uma das especialidades da minha vo ! Deu ate vontade de fazer uma ! bjocas

  10. Rico junho 8, 2009 às 12:04 pm #

    Aparenta ser bem saboroso e com uma aparência fora do normal. gostei. jinhos doces 🙂 xx

  11. heidi junho 9, 2009 às 7:05 pm #

    Verena,

    Querida, sempre lembro do encontro em Campinas, e principalmente daquela
    deliciosa geléia. Este Sorvete está divino, bela imagem registrada!

    Um grande abraço.

  12. Sakharov abril 17, 2011 às 3:50 pm #

    tenho 35 anos moro em brasília sou casado
    a 11 anos
    essa é a primeira vez que eu fiz esse doce
    achei muito fácil e rápido minha mulher saiu pra pinta o cabelo e quando chegou teve uma surpresa quando viu o doce pronto ela gosta muito de ambrosia.
    obrigado::
    Eu também cozinho

  13. shirlei azevedo spanhe abril 7, 2012 às 5:27 pm #

    Querida,o truque pra não derramar é ferver o leite antes de tudo em outra vasilha,e depois passar pra panela deixar esfriar,só então colocar os igredientes e colocar no fogo novamente. Então dá dada a dica,ferva o leite antes de tudo.Abraços.

Deixe um comentário

