Cinnamon Rolls em três versões, alguma te agrada?

16 jun

Funky Cinnamon Rolls blog

Resolvi rechear as Cinnamon Rolls com outros ingredientes…a massa é a que já postei aqui, com algumas modificações, mas os recheios é que estavam querendo aparecer por aqui.

Como só renderam nove rolinhos, dividi em 3 grupos: canela, banana com castanha do pará e figo seco….Gente, ficou muito interessante, e o melhor de tudo é que a gente tem mais de um sabor para escolher, não fica enjoativo.

O jeito de assar também resolvi mudar, usei uma forma de buraco untada e enfarinhada, e achei que ficou bem legal! Só que as de banana parece que estavam meio psicodélicas, ficaram bem maiores do que as outras e saindo para fora…metidas, as bananinhas!

Sem mais delongas, segue a receita com as modificações que fiz desta vez, a original é da Cinara, que está voltando ao mundo blogueiro! Um beijo para você, Ci!

Cinnamon Rolls (para máquina de pão!!!):

Massa:

1 xícara de leite morno (235ml – a minha tem 200ml)

1 ovo grande

4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina (usei manteiga)

3 1/2 xícaras de farinha de trigo

3 colheres (sopa) de açúcar (usei 5 colheres)

1/2 colher (chá) de sal

2 colheres (chá) de fermento biológico seco

Recheio que fiz:

1/4 de xícara de manteiga ou margarina derretida

1/4 de xícara de açúcar (usei mascavo)

2 colheres (chá) de canela em pó

3/4 de uma banana nanica amassada

5 castanhas do Pará picadas

5 figos secos picadinhos

Ponha os ingredientes na máquina na ordem acima, ou na ordem indicada pelo fabricante. Ligue no ciclo “Dough” (Massa). Quando o ciclo terminar, polvilhe uma superfície com farinha. Tire a massa da máquina e sove durante um minuto. Deixe-a descansar por 15 minutos.

Abra a massa em um retângulo de 35cm por 25cm. Espalhe a manteiga derretida sobre ela e, em seguida, o resto do recheio.

Aqui fiz as mudanças: dividi a massa em três partes e fiz uma marquinha com uma faca quando estava esticada já com a manteiga derretida. Espalhei o mascavo em toda a superfície. Numa das partes coloquei a banana com a castanha do Pará e canela; noutra parte usei só a canela e na terceira parte só o figo e o mascavo.

Enrole a massa feito rocambole, a partir do lado maior. Corte a massa em 12 rolinhos (só consegui 9) de cerca de 3cm, usando uma faca ou um pedaço de linha. (Não consegui cortar com a linha, preferi a faca e molhei antes de cortar cada rolinho.) Disponha os rolinhos em uma fôrma de 33cm por 23cm, untada e enfarinhada (usei a forma de buraco) cubra e deixe crescer em um local quente até dobrar de tamanho, por 30 a 45 minutos.

Asse em forno pré-aquecido por 20 a 25 minutos, até dourar. Deixe esfriar na forma. Enquanto isso misture 1 xícara de açúcar de confeiteiro com 1 ou 2 colheres (sopa) de leite, e 1/2 colher (chá) de baunilha. Acrescente mais leite ou açúcar até atingir a consistência desejada. (Não fiz cobertura desta vez, achei que nem fez falta!).

19 Respostas to “Cinnamon Rolls em três versões, alguma te agrada?”

  1. Luciana Betenson junho 16, 2009 às 11:12 pm #

    Oi Verena, amei seu blog, que lindos os cinnamon rolls na forma de bolo… fico com os de figo seco 🙂 Voltarei sempre :)) Um bj!

  2. itsallaboutcooking junho 17, 2009 às 12:23 am #

    Adorei a receita, o roll de banana psicodélica me deixou com água na boca. Fiquei imaginando o cheirinho… Um beijo, Cláudia.

  3. Nana junho 17, 2009 às 1:12 am #

    Amiga, eu tenho uma receita parecida rolando e enrolando para entrar em cena.
    Mas é tudo de bom é.
    Bjs

  4. Mari junho 17, 2009 às 2:48 am #

    Vê, amada… EU TENHO QUE FAZER esses cinnamon rolls de qquer jeito!!! To só no enrolation, e cada vez que vejo (já os vi em vááários blogs amigos), fico sonhando acordada com eles… aiaiai, isso deve ser bom demais da conta!!
    Os teus ficaram maravilhosos… =D
    Bjo grande,

    Mari

  5. Lourdes Sabioni junho 17, 2009 às 3:03 am #

    Me agradou demais sua receita amiga!!! Não vejo a hora de te ver sábado em nosso encontro, já comprei a lembrancinha…Aparece na minha cozinha, OK ? Beijinhos

  6. janna joaninha junho 17, 2009 às 4:38 am #

    que delíciiiiiiiiiiiia.. adooooro!! gostei do jeito como fez na forma de pudim.. 🙂

  7. Léia Silva junho 17, 2009 às 7:12 am #

    Querida Verena, que sonho e ainda posso fazer na maquina de pao! E’ muita perfeiçao numa receita so’. O recheio que mais amei foi de banana com castanho do Para’. Bjim com karim
    Léia

  8. Cris junho 17, 2009 às 1:16 pm #

    Oi Verena! Amei as três versões, esta na forma de pudim me lembra Minas, a tia de meu marido sempre faz desta forma, é tão bom! Boa semana para você aí. Bjs!

  9. Claudia junho 17, 2009 às 3:17 pm #

    Amiga, todas me agradam! E acho que a forma de buraco no meio assa melhor os rolinhos. Nota 10!
    bjs

  10. iliane junho 17, 2009 às 10:21 pm #

    oi Verena..que lindos ficaram..eu achei! o maximo todos..!!recebeu meu email?bjus

  11. Silvia Arruda junho 18, 2009 às 12:06 am #

    Ficou tão bonito!! Eu queria tanto uma máquina de pão… 🙂

  12. Moira junho 18, 2009 às 12:15 am #

    A mim agradam-me as versões todas, eu adoro bolos com canela. Este é mais um que eu vou ter de experimentar.
    Bjs
    Moira

  13. Abelha Maia junho 18, 2009 às 12:35 am #

    Pois a mim agradam-me todas, tu és uma doceira de mão cheia.
    Adoro vir ao teu blog, fico sempre revigorada com o que fazes.
    bjsssss

  14. Gasparzinha junho 18, 2009 às 1:04 am #

    A receita da massa já se tornou mesmo um clássico, e confesso: adorei os três recheios!
    🙂

    Beijinhos.

  15. Cinara junho 18, 2009 às 2:50 am #

    Como sempre você consegue melhorar todas as receitas que decide fazer, não é, amiga? Adorei a idéia de variar os recheios na mesma massa!!! Assim conseguimos agradar praticamente todo mundo! E obrigada pelo carinho, Vê… Depois precisamos trocar um email para colocar a fofoca em dia! ;o)
    Beijão!

  16. Akemi junho 18, 2009 às 8:14 pm #

    Verena, esta receita de cinnamon rolls da Cinara eh otima mesmo! Ja fiz e refiz varias vezes mas adorei sua sugestao de varios recheios para a mesma fornada! Vou copiar, posso??? 😉 Bjs

  17. sonia junho 19, 2009 às 10:28 pm #

    Oi,amiga Verena….

    Bem que poderíamos combinar um encontro novamente,não?
    Nem que fosse só para tomar um café,o que acha?
    Será que a Cinara toparia?
    Por falar em mangaritos,menina,lembro quando eu era pequena,tínhamos na chácara essas batatinhas maravilhosas e minha mãe fazia desde sopa até pão.Nunca mais ouvi falar em mangarito,onde vc achou para comprar?
    Bjs

  18. bia junho 24, 2009 às 4:51 pm #

    ah, eu gostei das 3 versoes ! maravilha ! bjocas

  19. sallybr julho 15, 2010 às 1:28 pm #

    Que ideia deliciosa voce teve!

    adorei o lance das bananinhas, ultra tropical… e assar na forma como voce fez, muito joia mesmo!

Deixe uma resposta

