O primeiro bolo a gente nunca esquece

26 jun

O primeiro bolo a gente nunca esquece blog

Este foi o primeiro bolo que fiz, isso mesmo, o primeiríssimo, quando deveria ter lá pelos 10 ou 11 anos. Lógico que não poderia ser de outra coisa que não chocolate, já que como toda criança a paixão por esse ingrediente supera em muito as frutas e outros sabores tidos como sem graça nessa idade.

O bolo é bem simples, daquele que se faz a moda antiga, bate-se primeiro as claras em neve, depois a manteiga e o açúcar e por aí vai…sem buttermilk, iogurte ou qualquer coisa diferente que hoje uso para deixar as massas mais leves e saborosas, simplesmente porque naquela época o interesse era pela descoberta da magia de poder brincar de verdade na cozinha. Agradeço muito à minha mãe pela paciência que teve (somos três meninas e todas queriam aprender) e pelo carinho com que sempre nos passou seus conhecimentos e nos alimentou com as delícias que preparou e prepara com tanto amor.

A receita é uma das primeiras do meu caderno, que já não é o original pois já mudei umas duas vezes por achar que a letra estava ininteligível…besteira de adolescente…e foi dada por uma vizinha da minha avó, a d. Clery, que mal sabia do sucesso que esse bolo faria em casa.  Nem sonhava que muitas vezes esse bolo foi a desculpa para chamar aquele “amor platônico” da pré-adolescência para lanchar em casa e dizer que eu havia feito a delícia; quantos lanches com amigas regados a muita risada e segredos…ou então simplesmente para matar a vontade de comer uma guloseima de chocolate no meio da tarde! Momento flaschback!

Sempre assamos em tabuleiro e depois de colocada a cobertura era cortado em quadradinhos milimétricamente corretos para não dar briga…família grande…já viu! Mas hoje em dia prefiro assar meus bolos em forma de buraco, acho que assam melhor e o bolo fica mais bonito.

Este eu fiz para comemorar antecipadamente o aniversário do filhote na escola…ele entrou em férias e como o niver é só em julho quis cantar parabéns com os coleguinhas. Vamos a receita?

Bolo de Chocolate da D. Clery

xícara medidora: 200ml

Massa:

  • 3 ovos
  • 3 colheres (sopa) manteiga amolecida
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de trigo
  • 3/4 xícara de chocolate em pó (uso sempre o do Padre)
  • 1 pitadinha de sal
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 xícara de leite

Separe as claras das gemas e reserve as gemas. Bata as claras em neve numa tigela, reserve. Bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme fofo. Acrescente as gemas, junte os ingredientes secos e por último o leite aos poucos.  Bata bem. Com uma colher de pau incorpore as claras em neve (sem bater!) e o fermento em pó.  Leve para assar em forma de buraco untada com manteiga e enfarinhada.  Forno médio até passar no teste do palito.  Deixe amornar para desenformar.

Cobertura:

  • 1/2 xícara de chocolate em pó (uso sempre o do Padre)
  • 1/2 xícara de açúcar ( agora reduzi para 1/3 a quantidade)
  • 5 colheres (sopa) de leite
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 4 colheres (sopa) bem cheias de chocolate meio amargo ralado (acrescentei por meu gosto!)

Leve para engrossar em fogo baixo até que comece a soltar da panela quando se passa a colher de pau no fundo. Se você gosta de cobertura em abundância (como nós em casa) é melhor dobrar a receita, aí na hora de servir o bolo pode colocar sempre um pouquinho a mais…!

Observação: eu nunca uso margarina nas minhas receitas, não gosto do gosto. Também prefiro usar manteiga sem sal quando faço bolo ou outro doce. Ah, e o chocolate sempre de boa qualidade, e nada de achocolatado…please!

20 Respostas to “O primeiro bolo a gente nunca esquece”

  1. Carol junho 26, 2009 às 9:30 pm #

    E Verena, reviveu a infância heim, que sentimento bom!! O primeiro bolo que fiz também foi de chocolate, o nega maluca!!! Beijão

  2. Canela junho 26, 2009 às 10:42 pm #

    Verena
    O bolo da D.Clery parece excelente,alem de bonito!
    O meu 1º bolo foi o marmore e andava por essa idade…….
    Tal como tu não uso margarina e o chocolate ,esse tem que ser muito bom!
    Bom fim de semana

  3. Ameixinha junho 26, 2009 às 11:00 pm #

    Recordar é viver, né? São muito boas estas lembranças🙂
    Acho que não há nenhuma criança que não goste de bolo de chocolate! Não é dos meus favoritos, mas não digo que não. Afinal, bolo de chocolate é bolo de chocolate😉
    Bom fim de semana!

  4. Vinni junho 27, 2009 às 1:00 am #

    Oi Verena,
    Nossa vida, viajei nesse ‘..de volta ao passado…’…:)
    Achei lindo! E o bolo….sem igual…simples e com sabor de infância mesmo.
    Voltarei nao somente pelos quitutes…mas pelos causos tb…:)
    Bjim proce, viu?!!
    Vinni
    amehliadigital.blogspot.com

  5. Léia Silva junho 27, 2009 às 12:38 pm #

    Amiga voce é super dotada! Ja’ nasceu com alma de cuoca! Que lindo, adorei.
    Bjos
    Léia

  6. Nana junho 27, 2009 às 1:50 pm #

    eeeeeee
    Mandei a minha pizza ai que emoção hehehe
    Amiga, acho que de todas o primeiro bolo foi de chocolate, tudo de bom, lembro que o meu era com cobertura de brigadeiro, ohhh deliciaaaaa.
    Bjss e bom final de semana.

  7. Luciana Betenson junho 27, 2009 às 4:16 pm #

    Verena, adorei! Meu primeiro bolo, que também aprendi com a minha avó, é um bolo simples, mas com farinha de arroz ao invés de farinha de trigo, a gente na família chama de bolo de Iguape, pois minha avó nasceu nesta cidade no litoral de SP. Qualquer hora vou fazê-lo e postá-lo. Bjs!!

  8. Claudia PAS Bjørgum junho 27, 2009 às 8:09 pm #

    Verena,

    o bolo ficou lindo. Sabe que meu primeiro bolo também foi de chocolate. Mas me diga uma coisa, esse bolo é do tipo sem farinha? Se for é uma receita bem Interessante mesmo.

    Bj,

    C.

  9. Edilia Heck junho 27, 2009 às 11:09 pm #

    Que diferente este bolo,vou fazer para sentir o gostinho que deve ser delicioso.
    Edilia

  10. Cris junho 27, 2009 às 11:48 pm #

    Oi Verena… este bolo me trouxe lembranças! Todo sábado eu ia para a cozinha testar uma receita, esta idade de uns 12 a 17 anos foi muito produtiva para mim em termos de receita, ah não podia ver algo novo na casa de uma amiga que já pedia receita e testava. Quanta coisa boa não é mesmo, foi a foundation nossa para hoje🙂 Verena, o chutney eu estava devendo para você há um tempinho. Bjs! Bom final de semana!

  11. Fatima junho 28, 2009 às 3:37 pm #

    Verena, entao o seu talento pra culinaria, vem desde crian;a ne? o meu primeiro bolo ficou tao ruim, que realmente ficou inesquecivel, eu esqueci de colocar fermento, ficou parecendo sola de sapato. O seu ficou bonito e gostoso!

  12. Mari junho 28, 2009 às 10:09 pm #

    Vê, minha querida, como ficou lindo esse bolo!!! Sabe que meu primeiro bolo (acho q eu tinha a idade da Isa), também foi de chocolate??? Foi uma nêga maluca da minha avó, mas infelizmente minha mãe, que não é tão fã de cozinha assim, perdeu o caderno de receitas dela…
    Esses momentos “flash back” são tão bacanas… lembro uma vez (eu tinha 16 anos), em que fiz um bolo de limão, a pedido da minha avó, para receber um casal de primos dela que viria lanchar… fiz a noite, deixei o bolo lá bonitinho, e fui para a escola. Quando cheguei, minha avó estava em pânico, pois minha mãe e minha irmã mais nova haviam comido tudo… risos.
    Tive que fazer outro as pressas, mas graças a Deus, correu tudo bem… risos…. esses momentos são sempre gostosos de se recordar, né???
    Super beijo,

    Mari

  13. Heloisa junho 29, 2009 às 1:59 am #

    Verena,
    Que bolo lindo e gostoso.
    E que lembranças boas. Sabe, eu também tenho ótimas lembranças dos bolos e doces da minha mãe. E aprendi vendo ela fazer.
    Beijos.

  14. ronaldo rossi junho 29, 2009 às 1:01 pm #

    oi Verena
    em primeiro lugar obrigado pela isita e pelas palavras, o seu blog tb está muito bacana
    adorei a sua descrição
    pensava aqui, enquanto abria a página e confesso que não lembro do meu primeiro bolo, engraçado isso, lembrei quando acertei o pão-de-ló, quando vendi o primeiro bolo de dois andares, mas é muito provável que tenha sido um bolo de cenoura, cheio de cobertura de chocolate, tem que ter chocolate né?
    haha
    beijão

  15. Claudia junho 29, 2009 às 2:58 pm #

    Verena, também começei meu caderninho de receitas com onze anos, tá todo velhinho soltando as folhas e em casa também éramos três meninas na cozinha. Dá prá sentir na memória o cheiro do bolo de chocolate assando na cozinha e todas lá com minha mãe, essas lembranças não têm preço!

    bjs

  16. carmencita junho 29, 2009 às 5:14 pm #

    Que precoce hein!!
    Comigo também não foi diferente, meu 1º bolo também foi de chocolate, mas sem cobertura, que já achei que foi um feito e tanto, e não era tão nova não, já tinha maioridade rsrs, uma vizinha uma senhorinha muito simpática nos trouxe um pedaço de bolo, e eu fiquei encantada, queria porque queria fazer um igual, pra comer mais que um pedaço he!he! Ela me passou a receita, que a princípio achei meio estranho porque ia água quente na massa, imagine quem não tem prática fazer o primeiro bolo assim, mas seguí a risca e deu certo,e esse bolo eu tenho anotado e o faço até hoje, agora imagina com essa cobertura hummmm!Bjss

  17. Silvia Arruda junho 29, 2009 às 7:50 pm #

    É verdade mesmo… o primeiro bolo a gente nunca esquece… o meu tb foi de chocolate!
    Delícia!!

  18. Talita julho 2, 2009 às 2:23 am #

    Que legal relembrar o passado, a primeira receita… Meu primeiro bolo também foi de chocolate, aos 7 anos. Minha mãe falou: “Não quero nem ver! Depois lava a louça.”. E fiz tudo sozinha, no liquidificador. rs
    E ficou bom, embora a massa não tenha crescido porque coloquei pouquissimo fermento, ficou bem macio.

  19. bia julho 2, 2009 às 3:00 pm #

    Um bolo cheio de recordaçoes é ainda mais gostoso !! O meu primeiro foi mais tarde, eu tinha 13 anos ! bjocas

  20. karia ramos setembro 1, 2009 às 6:27 pm #

    nossa que bolo lindo e maravilhoso dá até pena de comer mais se eu tivesse um eu comeria em 5 minutos ….

Deixe uma resposta

