Bolo de Banana e Caramelo

30 jun

Bolo de Banana e Caramelo blog

Este é o bolo mais fofo que já fiz e já experimentei! Como se não bastasse tem uma das coberturas mais saborosas e diferentes que conheço, enfim, é um bolo que proporciona algumas reações bem interessantes daqueles que experimentam, dentre “humnnnnnns” e “ahhhhhhhhs” não há quem não se apaixone e fique impassível diante da primeira garfada…

Convencida, eu? Não, o bolo é realmente muito muito bom, vale a pena…e infelizmente não é de minha autoria a receita, mas assim que li numa revista achei que deveria ser muito bom e não me enganei.

Este é o bolo que levei para o encontro com as queridas blogueiras: Mari, Dani, Carmencita, Nana, Helô, Lu e Isa.

Meninas, desculpem a demora, mas não dava para postar a receita sem a foto, acho que fica mais legal assim! Esse é um dos meus tesouros que divido com vocês, espero que gostem!

A receita é da revista Country Living, de maio de 2001, segue a tradução livre com algumas pequenas adaptações minhas:

Banana-Caramel Cake

(usei xícara de 200ml)

Dá para 2 formas redondas de 23cm diâmetro ou uma forma de buraco grande (foi essa que usei).

Massa:

2 1/2 xícara de trigo

2 1/2 colher (chá) de fermento em pó

1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1/2 colher (chá) de sal

1/2 xícara de manteiga sem sal amolecida

1 1/4 xícaras de açúcar cristal

2 ovos grandes

1 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha

1/2 xícara de buttermilk (use uma colher de sobremesa de vinagre ou suco de limão para talhar o leite – espere 5 minutos para empregar)

1 xícara (aproximadamente 2) bananas bem maduras amassadas

Pré-aqueça o forno a 177ºC. Unte a forma com manteiga, enfarinhe e reserve.

Numa tigela peneire: o trigo, fermento, bicarbonato de sódio e o sal. Reserve.

Em outra tigela maior bata (velocidade média) a manteiga até que fique fofa, mais ou menos 1 minuto. Acrescente o açúcar e bata mais uns 2 minutos.  Junte os ovos, um de cada vez, batendo muito bem após cada adição.  Por último a baunilha.

Reduza a velocidade da batedeira e acrescente os ingredientes secos em 3 etapas, alternando com o buttermilk e as bananas amassadas, começando e acabando com os secos.  Não bata demais, somente o necessário para incorporar os ingredientes após cada adição.

Leve ao forno para assar até que fique dourado ou passe no teste do palito. Deixe amornar por 20 minutos e vire num prato de bolo. 

Se preferir o bolo pode ser cortado ao meio e recheado também, a cobertura rende muito.  Eu prefiro assim só como cobertura e guardo o resto para outro bolo….

Cobertura de caramelo: (assim que resolvi fazer a receita comprei um termômetro culinário, nunca fiz sem. Não é caro e dá para usar em muitas outras receitas.)

3 xícaras de açúcar mascavo (desfaça as pelotinhas antes)

1 1/2 xícaras de creme de leite (uso o de caixinha mesmo)

suco de meio limão (ajustei esta quantidade para meu gosto)

5 colheres de manteiga gelada cortada em pedacinhos

Misture numa caçarola o açúcar mascavo, creme de leite e suco de limão.  Ajuste o termômetro culinário com o clipe na panela e leve ao fogo médio até que chegue a 238ºF/114ºC – chamado de estágio de bala mole.

Remova a panela do fogo e deixe esfriar até que a temperatura chegue a 140ºF/60ºC.  Retire a manteiga da geladeira e coloque sobre a mistura de caramelo. 

Remova o termômetro e bata com batedeira em velocidade média/alta até que o caramelo endureça e perca o brilho ficando opaco, pode demorar de 5 a 7 minutos. A receita original orienta que seja usado imediatamente. Prefiro esperar alguns minutos para que o caramelo endureça mais um pouquinho e não escorra ao ser aplicado no bolo. Mas não espere muito senão a consistência fica muito dura e dífícil de espalhar. 

O que sobra eu guardo em vidro esterilizado tampado.

29 Respostas to “Bolo de Banana e Caramelo”

  1. Carina junho 30, 2009 às 11:57 pm #

    que perdição é esse bolo!!!!!
    ficou lindo e deve ter ficado delicioso tbem!
    adorei
    abraços

  2. Ameixinha julho 1, 2009 às 12:41 am #

    Até pensei que a cobertura tivesse levado chocolate mas o açúcar mascavo é escuro e parece até ficar da cor do chocolate. Este bolo deve ser delicioso mesmo 🙂

  3. Dani julho 1, 2009 às 2:11 am #

    Ta mais que perdoada pela demora…rs

    Eu ja tomei nota de tudo, principalmente essa cobertura maravilhosa!
    Bjs

  4. Patricia julho 1, 2009 às 7:56 am #

    Que maravilha de bolo è esse????
    Eu amo sorvete de banana e caramelo, esse bolo com certeza nao fica atras!
    Parabens, a foto ta lindissima, sao 7.55 da manha e eu quero comer esse boloooo!!
    baci,
    Pati

  5. Léia Silva julho 1, 2009 às 12:00 pm #

    Querida Verena, apaixonei-me por esta receita, vou fazer na proxima semana para meu irmao que esta’ chegando! Mil bjos
    Léia

  6. Mari julho 1, 2009 às 1:41 pm #

    Minha linda, você não avalia o quanto esperei ansiosamente pela receita dessa maravilha!! Acredita que, o pouco que sobrou dele depois do encontro, eu devastei sozinha? hahahaha… parecia cachorro bravo rosnando para a Isa e o Marcelo nem chegarem perto… andei sonhando com ele esta semana, inclusive…. coisa de louco!!!!!
    Estou indo para o Sul ver minha família na sexta, mas assim que voltar, vou tratar de fazer esse espetáculo de bolo!!
    Obrigada por compartilhar esse tesouro conosco!
    Super beijo,

    Mari

  7. Luciana Betenson julho 1, 2009 às 2:20 pm #

    Oi Vê, que lindo!! Onde eu compro um termômetro de doces?? Rsrsrss…. Preciso me preparar para fazer este bolo… Na sexta que vem vai lá ver sua paçoca de pinhão no meu blog :))

  8. iliane julho 1, 2009 às 7:41 pm #

    que bolo lindo!!!!!lindo mesmo..amei a receita e a foto maravilhosa..bjus

  9. Canela julho 1, 2009 às 10:13 pm #

    Visualmente perfeito e de certeza delicioso!
    Bj

  10. vinni julho 1, 2009 às 10:24 pm #

    Verena….minha fia…meu bolin de banana ficou até miudin perto do seu, hein?!:)
    Que cobertura super diferente essa sua…
    Eu gostei purdimais!! 🙂
    Um bejim!!
    Vinni
    amehliadigital.blogspot.com

  11. Tânia Saj julho 2, 2009 às 1:42 am #

    A massa parece ser maravilhosa….e a cobertura um espetáculo!!!
    Nada parecido com o que já comi…
    Sou obrigada a fazer para provar e avaliar, já que não tive a sorte de ir nesse encontro…
    Beijinhos

  12. Talita julho 2, 2009 às 2:16 am #

    Depois dessa foto e dessa descrição, tem como não anotar a receita?? Eu não consegui ficar indiferente!

  13. Heloisa julho 2, 2009 às 4:04 am #

    Verena,
    Eu confirmo: esse bolo é maravilhoso!
    Beijos.

  14. Nana julho 2, 2009 às 11:56 am #

    Ve, esse bolo é um espetáculo querida!!!
    Endoidamos com essa delicia, bjsss amiga

  15. bia julho 2, 2009 às 2:57 pm #

    eu estou tendo um troço aqui vendo este bolo e o que vc escreveu, PRECISO de um pedacinho pelo menos, agora !!! beijocas

  16. carmencita julho 3, 2009 às 12:02 am #

    Genteeeeem vocês não tem noção, esse bolo é divino. Assino embaixo. Façam pra vocês terem o direito de ser feliz, mas já aviso; – Cuidado para não ficar gemendo, suspirando, delirando, que assim que você coloca na bôca, ele derrete. Eu descrevendo pra minha família, e minha mãe: Dá logo a receita dessa maravilha que vamos fazer no sábado. Então lhe disse: – mãe tenho farejado direto o Mangia e até agora só suspense, mas o povo lá em casa, vai ver que valeu a pena esperar e vão delirar já estou vendo.
    Preciso desesperadamente de um termometro, quero seguir a risca.
    A propósito o bolo está lindo.Parabéns!!!Bjss

  17. Ana Carol Crocks julho 4, 2009 às 12:36 am #

    Verena, acabei de fazer seu bolo. Ficou a coisa mais linda do mundo!!! Não só lindo, como fofinho, macio, de um sabor maravilhoso!!! Ao cortar, fica parecendo bolo formigueiro; cheio de pontinhos minúsculos. Ai, que legal!!! Fiquei tão orgulhosa do meu bolão!!!
    Beijos

  18. Ana Carol Crocks julho 10, 2009 às 7:56 pm #

    Oi Verena, assim que li seu e-mail fui correndo pra ver se ele ainda estava em condições de posar para fotos, mas o bichinho tava meio capenga, pois tinha feito no dia anterior. Mas mesmo assim tirei a foto, não repara não se ele não estiver muito fotogênico!!! ahahahahaha Mas o sabor… Meu Deus!!! Loucura, loucura, loucura!!! A combinação do bolo com a cobertura é simplesmente tuuuuuudo. Minha irmã até achou que fosse brigadeiro!!!
    Vou mandar a foto pro seu e-mail.
    Beijos

  19. Tânia Saj outubro 9, 2009 às 2:57 pm #

    Verena do Céu!!!
    Que bolo é esse????
    Tô voltando para registrar que fiz e ficou maravilhoso!
    Até a Corte que não é lá muito fã de bolos de banana amou!
    Só não consegui fazer a cobertura ficar assim, bonita como a sua, mas o sabor é divino!
    Obrigada pela receita! Logo eu publico.
    Beijosss

  20. Ana Carol Crocks outubro 21, 2009 às 3:25 pm #

    Oi Verena, tudo jóia?
    Quanto tempo!!!
    Voltei aqui pra te dar uma dica: Fiz esse seu bolo de banana maravilhoso na versão doce de leite. E não é que deu certo!!!
    Você não tem noção do tanto que ficou bom!!! Pena que esqueci de tirar foto pra te mandar.
    Fiz a receita igualzinha. As única diferenças:
    coloquei 1 xícara de açúcar,
    usei 3/4 xícara de buttermilk
    e substituí a banana por 400g de doce de leite (já fiz com doce de leite mesmo e com leite condensado cozido). E não coloquei cobertura.
    Ficou um bolão lindo, bem macio e com uma cor maravilhosa.
    Faça e depois você me conta, tá?
    Beijos

  21. iliane novembro 19, 2009 às 2:00 pm #

    Vê querida..amei..amei..fiz o bolo ontem e tô colocando no blog hoje!!!que receita feliz..amei..amamos..maravilhoso….bjus

  22. Luciana Betenson outubro 19, 2010 às 4:34 pm #

    Ve, fiz este bolo hoje!! Tava na lista pra fazer faz tempo, sonhando com ele… Amei! Mas a cobertura de caramelo, embora eu tenha usado um termômetro e tenha feito igualzinho você falou, não deu o ponto para fazer estes desenhos com o garfo. Ficou mais como uma calda de caramelo mesmo. Onde será que eu errei? Não tirei o soro do creme de leite, será que pode ser isto?

  23. mangiachetefabene outubro 21, 2010 às 8:34 pm #

    Lu, que bom que gostou! Esse aquele campeo! No achei quem no tenha gostado! Foi um achado! Essa cobertura assim mesmo, muita gente me escreveu que s acertou da segunda vez. Eu uso o creme de leite com soro mesmo, tiro s um pouquinho. No sei o que pode ser. Se voc bater mais tempo ele talvez endurea mais. Acho que vais ter que fazer novamente…rsrsrs! Beijos e saudades, querida! V

  24. kauana junho 23, 2011 às 1:56 pm #

    adorei essa receita vou fazer para mim esperimentar

  25. kauana junho 23, 2011 às 1:58 pm #

    vou fazer essa receita porque eu adorei

Trackbacks/Pingbacks

  1. Bolo de Banana e Caramelo da Ana Carol « Mangia che te fa bene - novembro 13, 2009

    […] que postei a receita do Bolo de Banana e Caramelo, sabe aquela que fez a Mari vir até aqui buscar (grávida não passa […]

  2. Dica de amiga: cobertura de doce de leite e chocolate…hummmmmm! « Mangia che te fa bene - maio 19, 2010

    […] havia algumas bananas nanicas já passando da hora de virar doce ou algo do gênero e resolvi fazer aquele bolo de banana dos deuses que já postei aqui, lembram? A Maura também fez e amou, postou no blog dela dia desses e me […]

  3. Da série inesquecíveis – Bolo de Banana com calda de caramelo | Só Simples Assim - outubro 20, 2015

    […] os que parecem deliciosos e são deliciosos mesmos.  Como foi o caso desse bolo.Quando vi a receita imaginei a mistura do sabor do caramelo com a banana. Já suspirei. Depois vi no blog da querida […]

  4. Da série inesquecíveis - Bolo de Banana com calda de caramelo - Simples Assim - novembro 10, 2016

    […] tem os que parecem deliciosos e são deliciosos mesmos. Como foi o caso desse bolo.Quando vi a receita imaginei a mistura do sabor do caramelo com a banana. Já suspirei. Depois vi no blog da querida […]

Deixe um comentário

