Pão com amendoim da Neide

2 jul

Pão com amendoim da Neide

Uma delícia de blog, o Come-se, da nutricionista Neide Rigo dispensa apresentações. A moça é uma enciclopédia, seus textos prendem a atenção da primeira à última linha, dá vontade de clicar em algum link e ver se tem mais algumas páginas de presente. Além disso as fotos parecem que foram tiradas com nossos olhos, sabe o olhar curioso de quem não conhece, quer pegar, cheirar, cortar para ver como é?…pois é, Neide, o Come-se é para onde vou aprender, e olha que já me ensinou muito!

Textos, fotos, explicações que são verdadeiras aulas.  E as receitas são um capítulo à parte…conheça o Brasil através delas.  Já fiz algumas e estou completamente apaixonada por este pão com amendoim, que deu a gordura necessária para a massa e deixou um sabor lá no fundinho…tão bom!!! Fiz metade da receita pois somos dois adultos e uma criança em casa, e como rende 3 pães achei que seria muito…mas também porque adoro fazer pães e outra receita já está engatilhada para testar.

O curioso foi que não mudei quase* nada, só diminuí os ingredientes pela metade e o pão ficou com uma cara totalmente diferente do que ela fez e postou. Isso não é o máximo? O meu rendeu um pão enorme e outro menor.

A receita é do Come-se, copio aqui para quem quiser tomar nota. Neide, obrigada mais uma vez pela dica deliciosa!

*O amendoim que usei foi torrado sem casca, era o que eu tinha. Fiz na minha panificadora no ciclo massa (só fiz metade da receita), depois deixei crescer nas formas de bolo inglês (tenho em dois tamanhos) e assei no forno. Assim que tirei do forno pincelei manteiga.

Pão com amendoim

Ingredientes

1 envelope de fermento biológico seco – 10 g

3 xícaras de água morna quase fria (720 ml)*

3 colheres (sopa) rasas de açúcar

1 colher (sopa) rasa de sal

1 ovo

1 kg e 100 g aproximadamente de farinha de trigo

1 xícara de amendoim cru, com pele, triturado no liquidificador

Modo de fazer: coloque numa bacia o fermento e um pouco da água e espere hidratar por 10 minutos. Junte o açúcar, o sal e o restante da água. Acrescente um pouco da farinha até adquirir a consistência de um mingau e, então, junte o ovo, o amendoim e, aos poucos mais farinha até ficar difícil de mexer com a colher. Passe para uma mesa enfarinhada e vá sovando a massa, juntando o restante da farinha aos poucos, até formar uma massa firme e homogênea. Cubra com plástico e deixe crescer até dobrar de volume (se não tem familiaridade com massa de pão, uma dica é colocar uma bolinha da massa num copo com água e deixar no mesmo ambiente que o pão – quando a bolinha subir à superfície, a massa deverá estar fermentada). Divida a massa em 4 partes, abra com rolo e enrole como rocambole. Ou então molde do jeito que quiser. Polvilhe farinha de trigo*. Se enrolou como rocambole, não precisa fazer cortes. Se não, faça uns cortes com gilete ou bisturi para o pão não trincar. Coloque em forma grande, untada e enfarinhada, separados porque vão crescer mais. Ou use formas próprias para pão. Deixe em lugar protegido até recuperar o volume perdido com o manuseio (se a temperatura ambiente estiver muito alta, isto pode levar menos de meia hora). Preaqueça o forno a 250 ºC** por 20 minutos. Coloque o pão crescido e asse por 10 minutos. Diminua a temperatura para cerca de 180 graus e asse por mais 50 minutos ou até ficar com a superfície dourada.

Rende

: 4 porções

13 Respostas to “Pão com amendoim da Neide”

  1. Moira julho 3, 2009 às 1:10 am #

    É verdade, eu tenho aprendido e descoberto tanta coisa nova no blog da Neide. Para quem vive em Portugal e nunca foi ao Brasil, que é o meu caso tenho descoberto no blog da Neide frutos e legumes de que desconhecia a existência, e depois ela tem a particular e escrever e descrever tudo de uma forma natural e bem simples. Esse pão com amendoim também jáme tinha chamado à atenção, deve ser uma maravilha.
    Bjs
    Moira

  2. Carol julho 3, 2009 às 1:25 am #

    Verena, conheço a Neide ha um bom tempo e ela é fera mesmo, se um dia tiver a oportunidade de ver uma aula da moça, vai ve o que digo!! Amendoim é um ingrediente perfeito pras festas julinas. Beijos

  3. Léia Silva julho 3, 2009 às 10:24 am #

    Verena, que bom que voce usou o amendoim torrado, porque aqui so’ vende torrado! Amei, sou apaixonada por amendoim. Bjim com karim
    Léia

  4. Talita julho 3, 2009 às 11:49 am #

    Gosto muito de receita com amendoim. Esse pão parece delicioso!

  5. Neide Rigo julho 3, 2009 às 12:54 pm #

    Oi, Verena!
    Adorei a homenagem. Este pão deve ter ficado muito bom, com amendoim torrado. Se um dia tiver oportunidade, teste-o com o amendoim cru, que dá um resultado completamente diferente. Recentemente postei um de amendoim com farinha de mandioca que também ficou muito bom.
    Obrigada! beijos, N

  6. Tânia Saj julho 3, 2009 às 1:39 pm #

    Muito interessante o amendoim na massa! Taí um sabor que preciso conhecer!
    Bjs

  7. Viviane julho 3, 2009 às 3:10 pm #

    Olá

    Tudo bem com você?

    Eu sou a Viviane Cavalcante, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que o Mangia che te fa bene será citado em nossa sessão recem criada chamada “Aqui tem Comida da Boa”, onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.

    Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.

    Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este link e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.

    Parabéns e, qualquer dúvida, entre em contato comigo direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.

  8. Fátima julho 3, 2009 às 4:13 pm #

    Verena, vou fazer esse pão com amendoim, até porque tenho bastante aqui em casa, ah e vou conhecer também a sua amiga neide. Beijos!

    verena, parabéns por constar no “aqui tem comida boa”, justíssima essa citação!

  9. Téia julho 3, 2009 às 8:46 pm #

    Verena querida, parabéns pela indicação no CyberCook, que sucesso, em??? OLha, o pão ficou lindíssimo, tudo com amendoim é ótimo e a Neide é uma cientista, vocês duas juntas só poderia dar em coisa boa. Bj grande.

  10. Ameixinha julho 4, 2009 às 2:55 am #

    Eu li o blog da Neide de fio a pavio🙂 Ela tem coisas maravilhosas mesmo. Só tenho pena de não encontrar mais de metade dessas coisas por aqui!
    Este pão deve ser uma delícia para quem adora amendoim como eu😉

  11. Nana julho 4, 2009 às 3:24 pm #

    Realmente amiga a Neide arrasa né?!
    Como eu sou do mesmo fã clube do amendoim, quero fazer hehehe
    Bjsss

  12. Mari julho 5, 2009 às 3:35 pm #

    Vê querida, seu pão ficou lindíssimo, parece tão fofinho… já fiquei morrendo de vontade de fazer, mas agora que estou grávida, tenho que maneirar MUITO com os pães, doces e afins – minha perdição!
    O blog da Neide é maravilhoso mesmo, a gente aprende demais da conta com ela… =D
    Adoro dar minhas sapeadas por lá… preciso testar algumas receitas dela também.
    Super beijo,

    Mari

  13. Gasparzinha julho 7, 2009 às 1:27 pm #

    Tb vi no come-se e achei bem bom!
    Estes ficaram mesmo bonitos.🙂

    Beijinhos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: