Batatas gratinadas em cama de carne moída

5 jul

Batatas gratinadas em cama de carne moída blog

Outro dia procurando um pacote de carne moída no freezer me deparei com uma porção de 1k de carne moída congelada…fiquei me perguntando o por que de ter congelado um pacote tão grande…normalmente porciono para que possa usar a carne de uma vez, já que após descongelar a vida útil da carne não é longa…Devo ter me confundido na hora de colocar no freezer…enfim…descongelei a carne, refoguei com bastante tempero da Nonna e mais um tantinho de ketchup e molho barbecue para dar um toque.  Com um pouco da carne fiz um molho bolonhesa e servi no almoço com macarrão. 

E a outra parte? Tudo bem, gostamos de macarrão mas vamos variar que é bom…resolvi aproveitar num tipo de gratinado.  Comidas no forno me são bem queridas…acho que o nosso corpo agradece um carinho quentinho quando está frio lá fora…

Vamos lá, fiz assim:

  • Num pirex coloquei aproximadamente 400g da carne moída já refogada com temperos (a gosto do freguês) e arrumei batatas fatiadas cozidas al dente (já salgadas).  Fiz um creme para jogar em cima das batatas e gratinar. Juntei numa tigela um copo de iogurte natural, sal, duas colheres (de sopa) de requeijão e queijo Gruyére em lascas. Misturei bem e coloquei sobre as batatas.  Gosto muito de gratinados, mas não dá para usar creme de leite a toda hora, então o iogurte faz um ótimo papel, e o queijo dá aquela crocância.  Levei ao forno médio já pré-aquecido e deixei dourar.

Ficou tão bom!!! Servi com arroz branco e salada verde!  E desta forma a carne moída recebeu roupa nova!

15 Respostas to “Batatas gratinadas em cama de carne moída”

  1. Ameixinha julho 5, 2009 às 3:00 am #

    Para mim basta o gratinado com a salada. Eu sou fã de batatas e misturadas com o molho da carne ficam uma beleza 🙂

  2. Luciana Betenson julho 5, 2009 às 4:51 am #

    Ve adorei!!!

  3. Canela julho 5, 2009 às 1:23 pm #

    Verena
    Esta receita tem um aspecto delicioso!
    Não tenho duvida,ía gostar!
    Bj

  4. Edilia Heck julho 5, 2009 às 5:01 pm #

    Que lindo prato,eu gosto muito de carne moída, e também de batatas.
    Edilia

  5. leonor julho 5, 2009 às 7:28 pm #

    Olá Verena!
    .
    Sempre que compro carne, também costumo dividi-la por “rações” e congelá-la, mas também já me aconteceu esquecer-me e guardar quantidades enormes.
    Como aqui em casa somos só dois, ou acabo por fazer um prato que dure para vários dias ou comemos a mesma carne uns dias seguidos mas cozinhada de formas diferentes.

    A sua ideia para a carne picada foi óptima!!…Adoro pratos de forno e esse deve ficar super saboroso!!

    Um beijinho

  6. Silvia Arruda julho 5, 2009 às 7:33 pm #

    Nossa, ficou lindo! E tudo que tem batata eu amo né? hehehe

  7. iliane julho 5, 2009 às 10:03 pm #

    eu sou uma das pessoas fascinadas por carne moida e suas variações!!!amo..adorei esse gratinado com batatas..muito bom mesmo..bjus

  8. Dani julho 6, 2009 às 1:35 pm #

    Verena, você usou dois ingredientes que eu não recuso. Em casa temos mania de fazer aquele enformado com purê e a carne moída, mas dessa forma que você fez ele fica bem menos comum. Adorei!

  9. Gasparzinha julho 7, 2009 às 1:26 pm #

    Que delícia!
    Fiquei com uma fome para o almoço… 🙂

  10. Talita julho 7, 2009 às 8:58 pm #

    Essa receita me conquistou! Amo batata, ainda mais se for acompanhada de carne bovina, ou frango. Hummm…

  11. Lourdes Sabioni julho 16, 2009 às 6:49 pm #

    Ai,ai,ai fiquei com água na boca…parece divinal! Bjs

  12. Anna agosto 10, 2009 às 5:18 pm #

    Receitas divinas!
    Como você organiza suas receitas e acha com facilidade, pois estou começando a me perder, pois tenho umas 12 pastas União com receitas impressas, mais uns disquetes, pen drive enfim estou começando a demorar para achar a receita que quero.
    Como achas tudo, na hora que quiser uma determinada receita?

    OBS: tem receitas, exemlo como está que o modo de preparo fica por debaixo da faixa branca, náo dá para visualizar.Será que o problema e do meu computador?
    Beijos

  13. sonia fevereiro 29, 2012 às 1:04 pm #

    Eu Fiz mas como tinha pouca carne moida fiz diferente, cozinehei as batatas cortei elas em pedaços passei mantei no refratario coloquei as batatas temperadas,por cima fiz um molho branco com queijo e milho verde e coloquei em cimA temperei a carne moida com cebola alho, sazon,alecrim e coloquei por cima do refratario e cobri com molho branco e mussarela ficou divina. um beijo tbm adoro cozinhar

Trackbacks/Pingbacks

  1. Para começar bem a semana: Carne moída com batatas gratinadas | Só Simples Assim - outubro 20, 2015

    […] mais que simples assim , e foi resultado dessa busca de novos sabores para o trivial. Logo que vi essa receita percebi o quanto ela poderia ser gostosa e levei para minha cozinha. E não me enganei. Afinal, a […]

  2. Carne moída com batatas gratinadas - Simples Assim - abril 11, 2017

    […] mais que simples assim , e foi resultado dessa busca de novos sabores para o trivial. Logo que vi essa receita percebi o quanto ela poderia ser gostosa e levei para minha cozinha. E não me enganei. Afinal, a […]

Deixe um comentário

