Sanduíche de Forno

16 jul

sanduiche de forno 005

Muitas vezes em que estou no supermercado fico em frente às prateleiras pensando nos cardápios da semana para decidir o que levar…e aí bate aquela dúvida, o que fazer de diferente?

Comprei pão de forma sem casca para fazer aquela Torta Fria, mas com o friozinho que está fazendo a sugestão do jantar não me pareceu a melhor…daí me lembrei de um prato que uma amiga levou para um aniversário surpresa numa empresa em que trabalhei. É um sanduíche de forno, montado num pirex ou refratário. Ótimo para aquele lanche com os amigos dos filhos nas férias ou até para deixar já montado na geladeira e colocar no forno só para gratinar na hora de servir. Mão na roda!

Foi uma ótima pedida, o maridão adorou e ainda sobrou para meu almoço no dia seguinte.  O recheio pode ser super variado: frango desfiado, atum, peito de peru, salame, presunto, vegetariano (ricota com espinafre, brócolis no alho e óleo, patê de cenoura ou beterraba…), ao gosto do freguês.

Eu usei presunto tipo Parma, que é unanimidade em casa, mas como foi pouco não ficou tão caro…

A receita fiz a olho, do jeito que achei que ficaria bom:

Sanduíche de Forno

  • um pacote de pão de forma (sem casca) para torta fria (our o pão normal sem cascas);
  • molho de tomate (segue receita);
  • molho branco (segue receita);
  • presunto tipo Parma (a seu gosto);
  • queijo Gruyére ralado grosso…era o que eu tinha(pode ser muçarela, derrete melhor) a gosto;
  • queijo fundido para a cobertura – a gosto;
  • orégano;
  • tomatinhos italianos miniatura

Molho de tomate: no liquidificador ou processador bata uma lata de tomate pelati (aquele que já é cozido e sem pele). Refogue com cebola, alho, azeite e cheiro verde. Sal à gosto. Reserve.

Molho branco: refogue numa panela média meia cebola picadinha com azeite até dourar. Coloque três colheres de trigo e doure mexendo bem com uma colher de pau ou fouet (chicote).  Junte 500ml de leite e no fogo baixo vá mexendo bem até que a mistura esteja homogênea. Se preferir bata o trigo e o leite no liquificador antes de colocar na panela com o refogado. Deixe cozinhar um pouco, corrija o sal e coloque pitadinhas de noz moscada ralada na hora.  O molho deve ficar encorpado. Desligue e misture meia lata de creme de leite sem soro. Reserve.

Montagem do prato: unte com manteiga e depois com farinha de rosca um pirex ou refratário médio (o meu é quadrado e sobrou um pouquinho do pão).  Cubra o fundo do pirex com molho branco e coloque o pão até fazer uma camada, você pode precisar recortar o pão e fazer um quebra-cabeças… Sobre o pão coloque uma camada generosa de molho de tomates e cubra com queijo, eu usei Gruyére. Faça outra camada de pão e coloque mais molho branco. Cubra com presunto tipo Parma ( ou o recheio que escolheu) e cubra com queijo. Mais uma camada de pão, molho de tomates e molho branco. Coloque pelotas de queijo fundido ou muçarela e alterne fatias de tomate.  Regue com azeite e polvilhe orégano. Leve ao forno para gratinar.  Sirva puro ou com salada verde.

Ficou tão gostoso!!! As camadas de molho branco e de tomate umedecem o pão e vira uma torta.  Muito bom!

 

19 Respostas to “Sanduíche de Forno”

  1. Nana julho 16, 2009 às 9:36 pm #

    Ve, tu acredita que já fiz a muitos séculos atrás, tinha visto uma receita parecida em algum produto que era molho branco (não lembro se era caixinha ou saquinho), é mto bom mesmo e ajuda naqueles dias que não estamos nem ai para preparação de algo elaborado.
    Bjsss

  2. Silvia Arruda julho 16, 2009 às 9:39 pm #

    Adorei a sugestão, Verena!! Eu tb sou como vc: vou ao super e fico pensando no que comprar para fazer uma receita diferente!! hehehe!! Vida de blogueira…
    Bjocas!

  3. Tânia Saj julho 16, 2009 às 10:00 pm #

    Verena…aqui em casa vira e mexe faço essa torta e o povo adora….só não tinha ainda usado o molho vermelho…..adorei a sugestão…bem diferente usar a mistura do branco e vermelho..
    Bjs

  4. Grazy julho 16, 2009 às 10:34 pm #

    Nossa, esse seu blog é uma delícia menina! Voltarei sempre, viu? Adorei a sugestão desse sanduíche tão viçoso e saboroso… um bj!

  5. Canela julho 16, 2009 às 10:45 pm #

    Olá Verena
    Que boa sugestão!Vou levar a receita comigo.E fazer com uma saladinha,tudo igual…
    Beijo

  6. vinni julho 16, 2009 às 11:19 pm #

    Vezinha!! 🙂
    ‘brigadinha pela dica vegetariana…fico sempre sobrando nesses lanches…:/
    Amei a textura pela foto….e o cheiro pela casa…’quê quí cê mi conta?!’ 😀 …vizinhança num bateu na sua porta não?!..r.srs…
    Um bejim, tá?!!
    Vinni

  7. Ameixinha julho 17, 2009 às 12:06 am #

    Para mim, é quase uma pizza 🙂 Adoro esses sabores! Que beleza 😉

  8. Dani julho 17, 2009 às 2:59 am #

    Hummmm eu tenho uma receita parecida, mas é mais basicona, essa sua me deixou com água na boca, essas noites geladinhas um queijo derretido tem uma textura tão envolvente e calmante né! E o bom q dá para inventar com oq tiver na geladeira, gosto disso.

    Bjs

  9. Carol julho 17, 2009 às 5:02 am #

    Verena, estas receitas são muio práticas e também sempre um sucesso!! Beijos

  10. Edilia Heck julho 17, 2009 às 2:08 pm #

    Adorei este sanduíche de forno, para o lanche da noite é especial. Eu tenho já postado um com sopa de aspargos, bem gostoso.
    Edilia

  11. Mari julho 17, 2009 às 5:28 pm #

    Vê minha linda, essa receita me deixou com água na boca!!! Vou fazer com certeza, e bem rapidinho!! Alias, o que tenho de receita daqui que quero fazer, é coisa de louco… risos… será que o meu blog vai acabar virando uma cópia barata do teu? Uiuiui… rssssssssss, corre o sério risco!!!
    Marcelo e Isa vão pirar nessa maravilha também… =D
    Bjo grande,

    Mari

  12. Patricia julho 17, 2009 às 6:10 pm #

    Que maravilha esse sanduiche. Super pratico. Minha sogra fez uma conserva de tomates secos, quem sabe eu nao faça uma versao com rucula!
    Adoro essas coisas de forno, sanduiche, lasanha de pao, é impossivel errar!
    Baci,
    Pati

  13. Simone julho 17, 2009 às 7:24 pm #

    Olá!
    Nas minhas andanças por blogs de culinária, achei o seu.
    E comemorei a minha estréia fazendo a torta mousse de limão Siciliano.
    Depois vou ver o que a turma achou ( acabei de fazer…)
    Experimentei o creme e achei uma delícia, bem suave e diferente.
    Agora, de férias vou aproveitar e ver as outras receitas.
    Fiquei interessada na sorveteira que vc disse ter no gelado de Nutella. Poderia me dizer a marca e se funciona bem?
    um abraço, Simone

  14. iliane julho 17, 2009 às 7:54 pm #

    que sanduiche maravilhoso..alem de ser pratico…amiga..hoje tô aqui rolando na net..procurando algo para comer a noite..achei otima ideia..hoje é um dia que não gosto de fazer comida!!!!mas..se :come-se?tem que ser feito!né?rssss..bjus e bom findi..li

  15. Cristina julho 17, 2009 às 9:26 pm #

    Que prático! E só com ingredientes de eleição: tomate cherry, queijo, presunto Parma… De momento não vejo combinação mais graciosa 🙂

  16. Cris julho 18, 2009 às 12:21 am #

    Que receita ótima Verena, e chique, porque os ingredientes que você escolheu fizeram a diferença. Eu ganhei há um tempo a crockpot… de uma amiga ex-pat que estava indo embora do Brasil. Bjs!

  17. Heloisa julho 18, 2009 às 3:23 pm #

    Verena,
    Maravilhoso.
    Acho que é, mais ou menos, como o “croque-monsieur” dos franceses. Você não acha?
    E´muito prático e fiquei com vontade de experimentar.
    Beijos.

  18. Léia Silva julho 19, 2009 às 6:01 pm #

    Querida Verena, continuo a mil, acabei de chegar de uma pequena viagem com os meus!
    Adorei a idéia da torta, amo este tipo de receita. Um grande abraço
    Léia

  19. dianatorres agosto 15, 2009 às 7:12 pm #

    Vejam so’…..amanha tenho amigos q encontrei por acaso para uma visitinha rapida …..fui `a procura nos sites de culinaria por alguma coisa pratica……vou fazer essa receita , tenho quase tudo em casa. Adoro receitas assim…..com coisas q vc tem em casa. Depois lhe conto.

Deixe uma resposta

