Gelado de Atemóia

21 jul

Gelado de Atemóia

Sou bem parcial para falar deste sorvete…adoro fruta do conde, pinha, atemóia, graviola e toda a família desse tipo de fruta! E com fruta boa dando sopa, ou melhor, dando sorvete, não se brinca, corri na feira para comprar algumas e fazer logo esse gelado.  A banca de frutas onde compramos vende bem mais barato do que no supermercado, na verdade quase metade do preço, aí já viu…fiz a festa!

A atemóia é um pouco menos doce do que a fruta do conde, e mais consistente também.  A fruta do conde quando madura se despedaça toda, tem que tomar o maior cuidado para não estragar a fruta, e a atemóia não, trouxe lá do interior as frutinhas e elas chegaram intactas.

Não é uma fruta ainda muito conhecida no Brasil, é um fruto híbrido, derivado da ata – pinha ou fruta-do-conde – e da cherimóia, originária dos Andes. A fruta não tem lipídios, é rica em potássio, fornece muita energia para o corpo e é muito saborosa. Interessou? Leia mais aqui e aqui.

A receita do sorvete é fácil: bata no liquidificador 5 atemóias maduras (só a polpa com sementes) e 1 lata de creme de leite.  Coe para retirar as sementes e junte 1/3 lata de leite condensado (ou a gosto do freguês), batendo novamente no liquidificador.  Leve para a sorveteira por aproximadamente 25/30 minutos e depois leve num recipiente próprio ao freezer por mais ou menos uma hora.  Caso só os adultos forem tomar acrescente 1 colher (sopa) de vodka para evitar os cristais de gelo.  Ñão rendeu muito, aproximadamente 4 porções.

Aproveite que a safra vai de março a agosto e o preço pode ficar proibitivo depois…

A cor do sorvete é clarinha, entre o verde claro e o creme…adorei!  Já provei o de fruta do conde também, mas como foi na casa da minha avó não me lembrei de fotografar! Muito bom!!!

Fonte: Toda Fruta, Folha Online e Frutas Brasil

 

20 Respostas to “Gelado de Atemóia”

  1. Carol julho 21, 2009 às 11:19 pm #

    Ainda compro minha sorveteira!! Beijão Ve

  2. Heloisa julho 22, 2009 às 12:15 am #

    Verena,
    Adoro atemóia.
    Você acha que dá certo fazer o sorvete sem ser em máquina?
    Beijos.

  3. Ameixinha julho 22, 2009 às 12:24 am #

    Eu não conheço essas frutas, como deves imaginar, aqui é muito difícil encontrar essas frutas tropicais 🙂 Mas adorava experimentar! Tem bom aspecto o sorvete!

  4. iliane julho 22, 2009 às 12:49 am #

    eu amo atemoia e toda essa familia dela que você citou ai!!!deve ter ficado maravilhoso esse seu sorvete!!!pena que não tenha sorveteira em casa..tive uma..a alguns anos atras..e..em meio a muitas mudanças de cidade que fizemos a minha sumiu..e..não comprei outra..e.nem sei porque..vendo seu sorvete..veio a lembrança dla..ficou linda a foto..bjus

  5. vinni julho 22, 2009 às 2:32 am #

    Não tenho dúvidas de que tenha ficado maravilhoso esse sorvete!!!
    Vc devia não judiar tanto de nós…:/
    Penso que 4 porções será um bom começo para experimentar…rsrs
    Um bejim!!!

    Vinni

  6. Léia Silva julho 22, 2009 às 12:06 pm #

    Como amo sorvete! Tomo quase todos os dias. Este parece maravilhoso, esta fruta é novidade pra mim. Um grande abraço
    Léia

  7. Carol julho 22, 2009 às 3:20 pm #

    Ve, deixei um desafio pra ti lá no blog. Grande beijo

  8. bia julho 22, 2009 às 4:27 pm #

    esta fruta ainda nao conheço, mas sendo aprente destas outras ja sei que vou gostar ! bjocas

  9. Tânia Saj julho 22, 2009 às 4:45 pm #

    Eu também ainda compro uma sorveteira!!!
    Esse seu sorvete deve ter ficado um espetáculo!
    Beijinhos

  10. Nina julho 22, 2009 às 9:54 pm #

    nossa, gosto muito desta fruta, mas nunca me aventurei a cozinhar com ela….acaba tudo antes.
    bjos

  11. Camila julho 22, 2009 às 9:55 pm #

    Olá Verena ainda não conhecia seu blog.
    Gostei muito daqui, vc é muito caprichosa com suas receitas virei aqui mais vezes.
    Um abraço.

  12. Pam julho 23, 2009 às 1:19 am #

    Essa fruta pra mim é nova, mas me deu uma vontade de experimentar, ainda mais que eu adoro sorvete, preciso urgente comprar uma sorveteira pra experimentar essas receitas.

    Adorei seu blog, vou voltar sempre.

    Beijinhos

  13. thecookieshop julho 23, 2009 às 2:10 pm #

    Verena, cada vez mais me convenço que tenho de comprar uma sorveteira! Qual vc recomenda?

  14. Mari julho 23, 2009 às 5:25 pm #

    Vê, ainda bem que tenho sorveteira… com esses teus posts, se me dá um siricotico (leia-se, desejo de grávida), não preciso bater na porta da tua casa as 3h da matina.. rsrsrs
    Esse gelado ficou com um aspecto maravilhoso!! Fruta do conde eu tbm amo, mas as outras, nunca comi (por total falta de oportunidade)… a atemóia também é novidade para mim, nunca sequer tinha ouvido falar nela… e fiquei bastante curiosa!
    Beijo grande,

    Mari

  15. Gina julho 24, 2009 às 1:06 am #

    Gosto muito dessa fruta e já fiz um post falando sobre ela, com receita e tudo:
    http://nacozinhabrasil-gina.blogspot.com/2009/06/atemoia.html
    Bjs.

  16. vera m julho 24, 2009 às 4:27 pm #

    Tenho 3 pés de atemóia aqui em casa e eles sempre dão muitas frutas,
    qdo vier passear por aqui verá e levará de presente!
    Ontem encontrei com a Zazá e falamos da saudades que temos de vc!
    Bj grande
    Vera

  17. mariacarambola julho 25, 2009 às 2:33 am #

    Não vejo a hora de juntar uma graninha para comprar uma sorveteira. Fico babando nas receitas inusitadas que vejo por aqui. Estou imaginando o gostinho deste sorvete. Bjos e bom fim de semana.

  18. Claudia PAS Bjørgum julho 26, 2009 às 8:10 pm #

    Verena,

    Eu gosto de atemóia, mas prefiro a graviola para sorvete e a fruta de conde suco e qualquer outra coisa. Fruta de conde era minha fruta favorita na infância e até hoje eu amo essa fruta. Adoro suco de fruta do conde, eu tomo sem parar quando vou ao Rio.

    Bj,

    C.

  19. Idalina março 21, 2011 às 4:35 pm #

    Ola boa tarde sou apaixonada por atemoia , inclusive cultivamos esta iguaria.

    Meu marido e tbm um apreciador desta fruta,e estou aqui prestigiando blog e conhecendo mais as opinióes dos leitores adorei .

    Parabéns

    Podem me mandar emails com comentarios sobre a Atemoia.

    Grata

    Ida.

  20. Idalina março 21, 2011 às 4:37 pm #

    Esqueci de deixar o meu e-mail

    idalina-cruz@hotmail.com

    Abraços a todos

    Ida.

Deixe uma resposta

