Chips de Inhame

28 jul

Jul2009 009

Outro dia estava lendo um artigo sobre receitas com Inhame e me lembrei deste prato.  Quem nos ensinou a fazer o Chips de Inhame foi a Sonia Hirsh, e desde então lá em casa era presença certa toda semana. 

Meus pais sempre se preocuparam muito com nossa alimentação, na infância e adolescência muitas vezes foi difícil entender o por que não havia muita fritura, carne vermelha e doces abundantes em casa.  A casa dos amigos era um paraíso para nosso paladar adolescente…pobres de nós…agora é que entedemos…arroz integral com gersal, fala sério! Cada cara feia e nariz torcido…rúcula, agrião, espinafre, taioba, para que tanto verde?  Uma saladinha de alface e tomate não basta??? Já é suficiente, vai, mãe…!

Esta forma de comer o Inhame agrada a todos, sem distinção, desde o pequeno que está naquela fase seletiva e só quer “porcarias” até o adulto mais preocupado com a saúde.  Muito mais saboroso do que o chips de batata.  Não acredita? Então faça e depois me conte!

Sugestão: faça para o almoço, jantar, lanche da criançada, até como aperitivo ou num dia de jogo, se não contar ninguém vai desconfiar que é Inhame!

Receita: é muito fácil, para essa quantidade da foto eu usei 1 1/2 inhames…rende bem!  Descasquei e depois cortei bem fininho em chips com um cortador/mandolina.  Deixei de molho em água para sair a baba e sequei num pano de prato. Fritei em óleo até dourar. Salgar só na hora de servir, ok?

Ao comer Inhame você estará se protegendo contra muitos males, peço licença a minha amiga Sonia Hirsh e transcrevo aqui um trecho do livro “Boca Feliz & Inhame, Inhame”:

O INHAME LIMPA O SANGUE
É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis.
FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO
Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. Curioso que a forma do inhame seja tão semelhante à dos gânglios…
EVITA MALÁRIA, DENGUE, FEBRE AMARELA
A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios.
É MAIS PODEROSO QUE A BATATA
E tem a vantagem de ser nativo, enquanto a semente da batata é importada. Inhame dá com fartura em qualquer lugar úmido. Em vez de apodrecer na cesta, como a batata, ele brota e produz mais inhames. Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após.
MEDICINAL É O PEQUENO, CABELUDO
Marronzinho por fora, com a pele variando de roxo a branco. Existem ainda o inhame do norte e o cará, maiores e mais lisos, que são muito bons para comer mas não têm o mesmo poder curativo do inhaminho (também chamado de inhame chinês).
A FOLHA PARECE COM A TAIOBA
É da mesma família; ao contrário do que se pensa, a folha do inhame também serve para comer, cozida ou refogada. Às vezes pica muito, como a taioba.
EMPLASTRO DE INHAME PUXA TUDO:
furúnculos, quistos sebáceos, unhas encravadas, verrugas, espinhas insistentes, farpas ou cacos de vidro que entram nas mãos ou nos pés. Desinflama cicatrizes, elimina o sangue pisado de contusões, abcessos e tumores. Pode ser usado imediatamente após fraturas ou queimaduras para evitar inchaço e dor, e também em processos inflamatórios de hemorróidas, apendicites, artrites, reumatismos, sinusites, pleurisias, nevralgias, neurites, eczemas. Em caso de tumor no seio ou em outros lugares junto à pele é ótimo usar o emplastro de inhame durante uma semana antes de operar, pois ele vai aumentar esse tumor atraindo toda substância semelhante que houver no interior do corpo e evitar outros tumores. Serve ainda para baixar febres.
OS OUTROS NOMES DO INHAME
Em latim, infelizmente, é colocasia esculenta. Na África e na América do Norte se chama taro, na América Central é ñame ou otoe, na França é igname, na Índia albi, no Japão sato-imo, no Caribe malanga ou yautia. E cará, em inglês, é yam.
COMA E AME!

Va lá no www.correcotia.com e descubra mais como melhorar sua vida através da alimentação!

19 Respostas to “Chips de Inhame”

  1. angela julho 28, 2009 às 9:32 pm #

    que dica boa, adorei! bjs

  2. Ameixinha julho 28, 2009 às 10:58 pm #

    Eu nunca provei mas só encontrei há venda há bem pouco tempo 🙂
    Não é nada barato, acho que é por isso que ainda não experimentei. Aqui é produto importado. Essas chips devem ser super saborosas!

  3. Nana julho 29, 2009 às 1:51 am #

    Ahhh deve ser bom amiga, mas não como fritura rs
    Bjsss

  4. Téia julho 29, 2009 às 3:25 am #

    Vê, este é o chip mais chique que já vi, parabéns. Bj grande.

  5. Claudia julho 29, 2009 às 3:44 am #

    Verena, que coincidência, minha mãe também fazia arroz integral com gersal, em casa sempre teve muitas verduras, mas além do normal houve especificamente uma fase em que minha mãe era completamente natureba. Tínhamos que comer cada coisa, a mais estranha foi a bardana, não sei se conhece, nós apelidávamos de galho, hehe. A casa dos outros era um paraíso gastronômico.
    Inhame era cozido, mesmo. Se fosse assim, estávamos felizes! Hoje entendemos!
    bjs

  6. Gina julho 29, 2009 às 4:55 am #

    Adoro inhame, mas nessa versão não conhecia. Tenho certeza que gostarei, vou experimentar quando vir algum de boa qualidade, o que não é tão fácil de achar por aqui.
    Bjs.

  7. Léia Silva julho 29, 2009 às 11:25 am #

    Oi querida, minha mae come inhame todos os dias, por orientaçao de sua médica naturalista – ela usa como reposiçao hormonal.
    E os chips ficaram convidativos!
    Bjos
    Léia

  8. Fátima julho 29, 2009 às 2:24 pm #

    Verena, aqui em casa consumimos inhame com regularidade, cozido com carne, purê, e principalmente na sopa, agora vou experimentar fazer chips. Obrigada pela receita.

  9. Cinara julho 29, 2009 às 9:30 pm #

    Que receita bacana, Vê! Eu usava inhame na sopa do meu filho, quando ele era pequeno, mas nunca pensei em fritar. Deve ficar uma delícia! Mas o que eu queria saber mesmo é qual é o cortador/mandolin que você usa!! Eu não tenho nada em casa para cortar fatias fininhas assim, e preciso de uma indicação certeira para não comprar o utensílio errado! Você poderia fazer um post mostrando seu cortador pra gente, mas caso não queira divulgar tanto, pode me mandar um email que está ótimo… ;o)
    Beijos, amiga!

  10. Tânia Saj julho 29, 2009 às 10:15 pm #

    Verena…há alguns anos adotamos o inhame não só como alimentação, mas como um reforço da imunidade desde que minha filha foi internada com uma virose grave e desconhecida.
    E aqui vai inclusive cru, batido com Ades de frutas (e ninguém torce o nariz porque nem sonha que tem inhame!).
    Tirando a parte da fritura, que evito, esse chips deve ser mesmo uma tentação…..vai ficar pros finais de semana…..
    Beijinhoss

  11. Fabiana julho 30, 2009 às 3:29 am #

    Chips de mandioquinha (também conhecida como “batata barôa” ou “cenoura amarela”) ficam igualmente divinos!

  12. Moira julho 30, 2009 às 1:46 pm #

    Inhame é uma das coisas que eu ainda não provei, mas com tanta particularidade boa, fiquei com vontade de o provar.
    Bjs
    Moira

  13. Lourdes Sabioni julho 30, 2009 às 5:56 pm #

    Verena: Eu adoro inhame!!! Minha mãe nos ensinou comer ele cozido e pasar manteiga com sal nele quentinho, aiiiiii que delícia!!! Todo vez que acho eles bonitos compro e uso asim ou purê ou nas sopas, e agora vou fazer o seus chips. Detalhe : acabei de chegar do sacolão e comprei inhame!!! KKKKKK …. Bjs

  14. Larissa agosto 3, 2009 às 1:34 am #

    Amiga, que saudade. Vc é uma felizarda por conhecer a Sonia pessoalmente. Sério, morro de inveja. kkkk Leio tudo dela e adoro. E ando modificando minha relação com a comida aos poucos. Retomei o blog, ainda tenho coisas antigas para postar, mas aos poucos você vai perceber essa mudança. A começar pela presença de peixe nas minhas refeições em pelo menos 5 dias da semana. Carne só 1 vez, pois tem me feito um pouco mal. A beleza está em descobrir o que funciona ou não prá cada um. Mas os integrais, verdes, frescos, orgânicos, coloridos estão cada vez mais presentes em minha vida. o Zé tá resistindo, mas uma hora ele vem junto ( ou morre de fome). heheheh Beijos!

  15. Juliana setembro 24, 2009 às 4:26 pm #

    Delícia! Inhame é presença constante aqui em casa!
    Vc já tentou fazer no forno? Eu tentei mas não ficou muito crocante…
    Faço sempre aqui em casa batata doce no forno, cortada assim, em rodelas finas, como vc cortou o inhame. Fica uma delícia, sequinha, podendo colocar sal ou não. Aqui em casa, mal sai do forno e já acaba! Caio sempre fala: “adolo essa batata clocante”…rs
    Bjs

  16. Verônica janeiro 25, 2010 às 3:30 pm #

    Esta receita me deu uma idéia boa pro almoço. Tinha um inhame rolando na geladeira e queria fazer algo diferente de purê. Pra evitar a fritura fiz no forno elétrico e ficou ótimo. Forrei a fôrma com papel alumínio e untei com azeite. Coloquei no forno quente e fiquei vigiando até dourar. É bem rápido. Ficou crocante e delicioso. Minha filha não gosta muito de legumes e adorou o chips de inhame de forno. Vou colocar essa dica no meu blog.

    Beijos pra todas.

  17. pamella maio 19, 2014 às 11:07 am #

    pode ser feito no forno?

  18. Denise da silva bastos setembro 8, 2014 às 1:28 am #

    Ficaram ótimos seguindo a tua receita, obrigada!

  19. Cíntia Emboava maio 12, 2015 às 1:46 pm #

    Fiz e ficou muito bom! Está de parabéns super recomendado

Deixe uma resposta

