Cookies de lavanda

30 jul

Cookies de lavanda blog

Sempre gostei do perfume da lavanda, em sachês, sabonetes e mais ainda em colônias.   A sensação de leveza e frescor me encanta, realmente me sinto como se estivesse no meio daqueles lindos campos roxos com ventos balançando as flores…

Os antigos Romanos já perfumavam suas iguarias com a flor, que não eram bobos…Pode se usar fresca ou seca, sendo que é melhor ir com cuidado pois se a colherada for muito generosa sua receita vai ficar com gosto de perfume.  As flores secas podem ser guardadas em um recipiente hermético e o melhor é comprar em pequenas quantidades, já que o uso é com parcimônia e o melhor é que estejam mais novas, vá repondo seu estoque de acordo com a necessidade.

Procure comprar as que são orgânicas, e se não for possível lembre-se de que deverão ser para uso comestível, pelo menos, daí não terão sido usados pesticidas.

Diz-se que o perfume e sabor da lavanda estimula o apetite e liberta o espírito.  Pode ser usada como ingrediente ou para decoração em sorvetes, geléias, conservas, bolos, pães, saladas, biscoitos, mel, xaropes, peixes e onde mais sua imaginação deixar.  Este site dá algumas receitas e conta mais sobre as propriedades da flor, e a dica é que pode aliviar dores de cabeça. Este outro site também dá algumas receitas e informações.

Curiosa que sou guardei algumas receitas que pediam a lavanda e fui procurar as florzinhas.  Demorou mas elas chegaram às minhas mãos e hoje escolhi uns cookies e sem mais demora fui para a cozinha.

Muito fácil de fazer e rápida, a receita me agradou muito, o sabor da lavanda é bem sutil e não enjoa de jeito algum. Adaptei daqui.

Cookies de lavanda

(rendeu 24 cookies de tamanho médio: uma dúzia com chocolate branco e outra sem)

5/8 xícara de manteiga amolecida

1/2 xícara de açúcar cristal (usei refinado)

1 ovo batido

1 colher (chá) de flores secas de lavanda

1 1/2 xícaras de trigo

2 colheres (sopa) de pedacinhos de chocolate branco

  1. Pré-aqueça o forno a 177ºC. 
  2. Bata a manteiga com o açúcar até que fique um creme fofo.  Acrescente então o ovo levemente batido.
  3. Fora da batedeira misture com uma colher de pau as flores de lavanda e o trigo.  Misture bem até incorporar.
  4. Divida a massa em duas partes, numa delas junte os pedacinhos de chocolate branco.
  5. Em duas assadeiras untadas * ou forradas com papel antiaderente, despeje colheradas de massa deixando espaço para que cresçam os cookies (eu fiz bolinhas).
  6. Asse por aproximadamente 15/20 minutos até que estejam começando a dourar.
  7. Deixe esfriar um pouco e depois coloque em racks para esfriarem completamente.

*Sempre fiquei intrigada com o tal do Parchment Paper, que não é papel manteiga e sim papel vegetal e é usado para assar cookies, merengue e afins sem que grudem na forma.  Outro dia achei um papel para assados e funcionou maravilhosamente.  Já até consegui reutilizar as folhas limpando com um pano de prato levemente úmido. Chama-se Assatudo, e comprei no supermercado mesmo, na prateleira onde estão filme PVC e papel alumínio. Isto não é propaganda, não recebi nada para dar esta dica, só quis dividir com vocês pois realmente funcionou muito bem.

18 Respostas to “Cookies de lavanda”

  1. Glau julho 30, 2009 às 11:16 pm #

    ficaram lindos e imagino que uma delícia! esta sua travessinha é um charme!
    bjo, Glau

  2. leonor julho 30, 2009 às 11:20 pm #

    Verena,

    Como é maravilhoso poder imaginar os campos de lavanda a balançando com o vento…é uma imagem inspiradora! 🙂
    Nunca fiz nenhumas bolachinhas com lavanda, apenas provei marshmallows de lavanda e achei muito agradáveis…um dia tenho que experimentar usá-la noutros doces!
    As suas cookies ficaram óptimas e a versão com chocolate branco deve ficar deliciosa!

    Um beijo!

  3. Ameixinha julho 30, 2009 às 11:33 pm #

    Nunca fiz nada com lavanda mas tenho visto várias postagens de receitas que integram a lavanda nos ingredientes. Fico muito curiosa para conhecer, acho que deve ficar com um sabor bem interessante e diferente 🙂

  4. Tânia Saj julho 30, 2009 às 11:42 pm #

    Algumas receitas com lavanda também estão na minha lista. Falta encontrar uma boa matéria prima. No mercadão encontrei, mas vendiam apenas uma quantidade muito grande para meu consumo.
    Ah, adorei a dica do papel! Vou procurar por aqui!
    Beijinhos

  5. Carol julho 31, 2009 às 12:21 am #

    Delicinha de cookie Ve. Adorei. Beijão

  6. Gina julho 31, 2009 às 1:24 am #

    Também tenho curiosidade com a lavanda, nunca experimentei. Vou ver se acho de fonte confiável.
    Acho as plantações de lavanda das mais lindas que existem e imagino o perfume!
    Bjs.

  7. Mari julho 31, 2009 às 1:31 am #

    Vê, querida
    O virtua andou aprontando e por isso andei sumida novamente… mas já estou aqui de volta, até que ele me deixe denovo em paz.. risos… esses cookies parecem fantásticos!! Eu adoro lavanda, tenho um saquinho aqui comigo, e como também adoro cookies…. imagine se nao vou fazer essa tua receita?? =D
    Ahh… hoje saiu o resultado da sexagem fetal… e vc acertou, viu? rss
    Teremos um menino… Alberto! =D
    Super beijo

    Mari

  8. KAROL julho 31, 2009 às 3:38 am #

    são tão delicados, pensamos mesmo em uma grande plantação de lavandas!!
    bom final de semana

    ahh!! adorei os chips de inhame!!!

  9. Léia Silva julho 31, 2009 às 10:20 am #

    Querida Verena, muito delicados teus biscoitos, imagino o perfume… e o chocolate branco so’ aumentou a minha vontade de come-los! Excelente idéia! Bjos
    Léia

  10. Dani julho 31, 2009 às 4:58 pm #

    Ve, com Lavanda eu só havia testado o brigadeiro (fez sucesso naquele churas depois do nosso encontro). Agora eu preciso fazer com essa sua receita, afinal minhas lavandas continuam no armário…rs

    Gostei da idéia e receita fácil. Acho q vou aproveitar o estender das férias do sobrinho e fazer uma fornada para ele ajudar a comer!

    Bjs

  11. angela julho 31, 2009 às 9:46 pm #

    Verena,
    campos de lavanda são lindos, numa recente viagem a bariloche, comprei algumas sementes, ao lado do meu hotel tinha um campo de lavanda inesquecivel, nunca usei na culinária, imagino que deve ser tudo de bom. bjs.

  12. Fátima agosto 1, 2009 às 12:29 am #

    Verena, fiquei com água na boca, e pelo jeito vou continuar ficando,porque lavanda, aqui na minha cidade não tem. Snif snif.

  13. Edinha agosto 1, 2009 às 12:51 am #

    Uns bolinhos bem apetitosos e originais.
    Beijinho

  14. Marcia agosto 1, 2009 às 6:35 pm #

    E eu aqui com um vaso enorme de lavanda, não para de dar flores faz mais de 2 anos, muito fácil de manter….. tenho que experimentar esta receita.
    Bom domingo!!

  15. Daniela agosto 2, 2009 às 3:03 pm #

    Oi Verena, tudo bom?
    Eu ganhei um selinho da Cecilia e da Helena outro dia, e resolvi dar um pra vc tb. Da uma passada no meu blog, se quiser, siga com a brincadeira, mas sem obrigações. Beijo
    Dani

  16. ronaldo rossi agosto 3, 2009 às 9:43 pm #

    olá
    nossa eu adoro cookies e sempre que possível faço algumas inovações, mas confesso jamais ter pensado em usar lavanda pra preparar os biscoitinhos
    vou testar e volto pra te contar
    parabéns pelo blog
    beijão,
    Ronaldo Rossi

  17. Priscila L. Beneducci Afonso agosto 4, 2009 às 11:58 am #

    É muito chique! Florzinhas de lavanda secas no biscoitinho. Achei o máximo! Beijao da Pri

Trackbacks/Pingbacks

  1. Lembrancinha de Chá de Bebê com carinho e sem gastar quase nada! « Mangia che te fa bene - março 25, 2011

    […] duas receitas de Cookies de Lavanda (sem o chocolate branco) e embalei num saquinho. Achei que ficou bem legal e com certeza as meninas […]

Deixe uma resposta

