Blondie de chocolate branco e castanha do Pará

12 ago

Blondie blog

O recorte com esta receita estava guardado na pasta de receitas a serem testadas e como estou numa fase totalmente in love com chocolate branco, já que o normal anda me dando dores de cabeça e outras chateações, resolvi passá-la à frente das outras e fomos para a cozinha!

O Brownie é um bolo de chocolate, que pode ter nozes, frutas secas, raspas de cítricos, whisky, licor, café entre outros ingredientes, e não leva fermento na massa, por isso fica com aquela textura úmida deliciosa. Já o Blondie é um tipo de bolo que não leva chocolate escuro, normalmente as receitas contém açúcar mascavo e outros ingredientes também podem aparecer para dar riqueza à massa.  Na verdade é um tipo de bolo que tem como característica o sabor do “caramelo” dado pelo mascavo.

Esta versão não usa açúcar mascavo e é chamada de falso brownie. Eu achei melhor chamá-lo de Blondie, fica mais simpático, não acham? 
Fiz a receita e assei em forminhas de papel próprias para forno, a base tem 16x7cm e a parte de cima 19x9cm, consegui três forminhas. Resolvi assar nessas forminhas e não no tabuleiro pois dei de presente e também meu tabuleiro me pareceu grande para a quantidade de massa.

Receita adaptada de Helô Monteiro, publicada no Paladar, suplemento do Estado de São Paulo, outubro de 2008.

Blondie de chocolate branco e castanha do Pará

250g de chocolate branco picado

250g de açúcar branco

4 ovos inteiros

2 colheres (café) baunilha

220g de trigo

60g de castanha do Pará picadas grosseiramente (a receita pedia 250g mas

eu não tinha essa quantidade em casa)

1 colher (café) de sal

120g de manteiga sem sal

Pré-aqueça o forno a 160ºC. Derreta a manteiga e o chocolate no microndas ou em banho-maria. Numa vasilha bata os ovos com o sal e depois junte o açúcar e a baunilha, mexendo sempre. A mistura deve ficar grossa e cremosa. Incorpore o chocolate (deve estar morno), a farinha e por último a castanha. Coloque em forma untada e enfarinhada e leve ao forno por aproximadamente 35 minutos. O blondie deve ficar com uma casquinha em cima e úmido no meio.

19 Respostas to “Blondie de chocolate branco e castanha do Pará”

  1. Nana agosto 12, 2009 às 6:25 pm #

    Ve, aprendi mais uma amiga!
    Não sabia que existia essa diferença.
    Sei que chocolate branco com qualquer outra castanha, é tudo de bom, eu pelo menos amoooo.
    bjss

  2. Daniela agosto 12, 2009 às 6:29 pm #

    Como diz a Deca, amiga minha e da sua irmã: “Para tudo!!!” o que é isso menina, casquinha em cima e umido no meio? Isso deve ser um atentado pra qualquer regime. Deixa so eu passar da minha fase damasco (comprei 5kg anteontem na feira) que eu experimento essa! Alias, damasco e chocolate branco ficam otimos juntos! hummm
    beijo enorme

  3. Carol agosto 12, 2009 às 7:29 pm #

    Ve, eu comi blondie uma vez com pistaches, estava de comer ajoelhado!!! Agora me sobrou umas barras de chocolate branco da páscoa…..nem vou fazer né!! Receita anotada. Grande beijo

  4. Téia agosto 12, 2009 às 7:58 pm #

    Ve, que receita linda. Eu adoro a concepção dos blondies, assim como dos brownies, são bolos para sobremesa e para formigas como nós. Amei, é uma ótima idéia. Bj grande lindona.

  5. eduluz agosto 12, 2009 às 9:05 pm #

    Eu não entendo muito a diferença entre blondies, brownies, etc. Mas chocolate branco é comigo mesmo! E viva o Paladar! Ô suplemento bom !
    Abs

  6. iliane agosto 12, 2009 às 10:29 pm #

    Vê..que lindo ficou amiga!!!!lindo lindo mesmo..eu amo chocolate branco!!..bem..é o que gosto mesmo!!!!show de receitas ..menina prendada!bjus

  7. Fátima agosto 12, 2009 às 11:19 pm #

    Maravilha de receita Verena, como vou fazer o meu com açúcar mascavo ele vai se chamar “brunet”. : D

  8. Claudia PAS Bjørgum agosto 12, 2009 às 11:47 pm #

    Lindão, e com castanhas do pará que eu amo. Eu nunca fiz um “louro” aqui em casa, permaneço fiel aos “morenos”…

    bj,

    C.

  9. Ameixinha agosto 13, 2009 às 12:09 am #

    Uau, deve ser uma delícia a combinação de chocolate branco e as castanhas do pará 🙂 Que aspecto!

  10. Tânia Saj agosto 13, 2009 às 12:27 am #

    Nham, Nham….isso é uma tentação mesmo!!!
    Beijinhos

  11. Silvia Arruda agosto 13, 2009 às 12:45 am #

    Humm, deu água na boca. Eu entendi direito né? Se eu quiser, posso assá-lo em assadeira normal mesmo, sem ser em forminhas separadas, né?

  12. Elen(dannah5) agosto 13, 2009 às 2:12 am #

    Que delicia de blondie, eu amo castanha do pará, eh uma delicia! Menina, essas suas receitas sao de dar agua na boca, ai ai!Hehe

    E me diz, sua irma faz pra vender? ela precisa de um blog pra isso, com certeza faria um sucesso enorme, eu ia amar um avental com cupcakes!ehehe

    beijocas

  13. thecookieshop agosto 13, 2009 às 6:55 pm #

    Que DELÍCIA! Parece ter uma textura deliciosa, né?
    bjs

  14. Talita agosto 14, 2009 às 3:18 am #

    Fiquei morrendo de vontade desse brownie de chocolate branco! Sem dúvida delicioso!

  15. Gasparzinha agosto 14, 2009 às 2:03 pm #

    Mas que receita deliciosa!
    Adorei.

    E a foto está de babar. 🙂

    Beijinhos.

  16. Fátima agosto 17, 2009 às 2:00 am #

    Verena, se gostas de trocar receitinhas, passa lá no meu blog e pega teu selinho tá? beijinhos.

  17. Priscila L. Beneducci Afonso agosto 18, 2009 às 9:47 am #

    Blondie que nome legal. Esses seus 2 bolos estão maravilhosos! Que receita legal abobrinha no bolo. Eu fiz recentemente aquele Bolo de Beterraba na Coz Experimental de Claudia (tipo Bolo de Cenoura), confesso que deu para passar a perna nos filhos, mas, pessoalmente achei que você fosse melhor. Essa com certeza vou fazer. Mandar as abobrinhas para pança da turminha com certeza. Obrigada pela 2 receitas. Beijao da Priscila (MG)

  18. Luciana Macêdo agosto 18, 2009 às 4:06 pm #

    Não sabia destas diferenças, aprendi mais um pouquinho.
    Parei de comer chocolate há algum tempo, me sinto melhor sem ele. Mas…posso fazer para a família, afinal este bolinho está com uma carinha ótima.
    Bjs!

  19. Renata setembro 30, 2009 às 7:04 pm #

    Oie, descobri por acaso teu site e gostaria de saber se como ele é um falo brownie, ele precisa sair do fonro exatamento no mesmo ponto, com uma casquinhe e com o miolo bem mole. Ou o miolo deve somente estar levemente úmido?
    Bjs

Deixe um comentário

