Chocolate Zucchini Cake (Bolo de Chocolate e Zucchini)

14 ago

Chocolate Zucchini Cake blog

English recipe

Mais um bolo para o rol dos meus favoritos, esta receita me surpreendeu pela beleza da massa e por ser tão úmido e saboroso! Há tempos venho ensaiando para fazer um bolo com abobrinhas (zucchinis) mas não estava levando muita fé…já havia lido inúmeras receitas e comentários favoráveis, mas ainda não estava convencida…

Até que outro dia meu pequeno fanático por chocolate me pediu mais um bolinho…ele pede e come tão pouquinho que os adultos da casa têm que fazer o esforço para comer o resto…rsrsrs…tinha as abobrinhas na geladeira precisando ser usadas e fui procurar uma receita de fonte confiável.  Achei no site da Elise, que é uma delícia de ler e suas receitas sempre dão certo. A única coisa que fiz diferente foi cobrir um bolo com uma calda de chocolate que faço sempre e não a que ela sugere…tudo tinha que ser de chocolate para o pequeno…

Um bolo muito saboroso, não muito doce, o que me agradou, e incrivelmente úmido…nada daquelas receitas que ficam secas e pesadas…um achado! Creio que a zucchini é a responsável pela umidade do bolo e pela leveza e aprovei seu uso! Minha mãe disse que já fez pão com zucchini…também ainda não experimentei…

PS: ninguém desconfiou que tinha zucchini na massa…e quando contei ao marido ele não acreditou! Não tem gosto algum da abobrinha!

A receita original em inglês é esta aqui. Segue então a tradução livre:

Chocolate Zucchini Cake

  • 2 1/2 xícaras trigo
  • 1/2 xicara chocolate em pó (não uso achocolatado)
  • 2 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 1 1/2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de canela (não usei)
  • 3/4 xícara de manteiga amolecida
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 ovos inteiros
  • 2 colheres (chá) de baunilha
  • 2 colheres (chá) de zest de laranja
  • 2 xícaras de zucchini (abobrinha) ralada (sem casca) (ralei no processador de alimentos)
  • 1/2 xícara de leite
  • 1 xícara de nozes ou pecans picadas (não usei)

Pré-aqueça o forno a 170ºC.

1 Numa tigela misture o trigo, chocolate em pó, fermento, bicarbonato de sódio, sal e reserve.

2 Com a batedeira bata a manteiga e o açúcar até que fique um creme fofo. Junte os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição.  Com uma colher de pau misture a baunilha, zest e zucchini.

3 Alternadamente junte os ingredientes secos e o leite na mistura de zucchini.

4 Coloque numa assadeira de buraco untada e enfarinhada. Leve para assar por aproximadamente 50 minutos ou até que ao inserir um palito este saia limpo.  Deixe esfriar 15 minutos na própria forma e desenforme numa grade para esfriar completamente.

5 Cubra com a cobertura.

Cobertura: Numa panela misture 1 1/2 colheres (sopa) de manteiga, 10 colheres (sopa) de leite, 5 colheres (sopa) de chocolate em pó e 2 1/2 colheres (sopa) de açúcar.  Leve ao fogo baixo para engrossar, sem ferver.  Quando engrossar junte 2 colheres (sopa) de creme de leite e dê ponto novamente.  Espere uns 5 minutos e cubra o bolo.

19 Respostas to “Chocolate Zucchini Cake (Bolo de Chocolate e Zucchini)”

  1. Margarida agosto 14, 2009 às 4:16 pm #

    Verena, também ando para experimentar essa combinação de sabores há um tempão. Mas o teu bolo inquietou-me.. A foto diz tudo!!
    bjo

  2. Luciana Betenson agosto 14, 2009 às 4:29 pm #

    Ve amada (plagiando a Mari… mas toda cópia é um elogio não?),
    Estive de férias mas não perdi uma receita do Mangia Che Te Fa Bene, só não deu tempo de escrever. Este bolo com abobrinha é um achado mesmo…. Tenho o mesmissimo problema aqui em casa. Eles só querem BOLO DE CHOCOLATE… “Ai mãe… bolo de limão? Não gosto… Bolo de banana? Ecaaaaa…..” Rsrsrsrsrssss! Assim, é bom ter variações sobre o mesmo tema 😀

  3. Vinni agosto 14, 2009 às 5:05 pm #

    Vê,
    Confesso que ando aprendendo muito contigo…
    Nunca poderia imaginar um bolo com abobrinha…:)
    Acho que ainda estou tentando assimilar essa idéia….rs…
    Não temos problemas para comer nada aqui em casa…mas parece que não combina, né?! 🙂
    Mas, se podemos unir o gostoso ao saudável tanto melhor.
    E seu bolo está lindo!!!
    Bejim!!

    da Vinni
    amehliadigital.blogspot.com

  4. Maria agosto 14, 2009 às 6:00 pm #

    Verena, adorei essa receita! Nada como minimizar a culpa!!! rsrsrs Vou testá-la em breve e sem contar que leva abobrinha!

    Beijo!

    Ah, ficou lindo o bolo!!

  5. Dani agosto 14, 2009 às 6:21 pm #

    ai amiga que bolo mais tentador, a cor me fez lembrar o adorada bolo peteleco, mas com certeza fica muito melhor, nem preciso falar que ta impresso já né? logo mais (quando o regime permitir) será feito!

    Imagina, abobrinha, só conto depois que provarem…rs

    Bjs

  6. Patricia agosto 14, 2009 às 8:08 pm #

    Oi Verena
    O primeiro impacto foi… “bolo de zucchine?? eca!”. O titulo nao tinha me convencido atè o momento em que vi a foto e li seu comentario. Que maravilha! Vou fazer rsrsrsrs. Olha que nem gosto muito de abobrinha, mas fiquei muito curiosa.
    Outra coisa, fiz a sua torta mousse de limao siciliano pro aniversario do meu marido. Levei para o almoço de familia e nunca fui tao elogiada! Na proxima semana vou publicar no meu blog em italiano como “Torta Mousse da Verena”. Posso? Eu coloquei chocolate branco, seguindo sua sugestao, e ficou divina!
    Baci
    Pati

  7. Fátima agosto 14, 2009 às 8:35 pm #

    Bolo de abobrinha??? esse eu vou fazer rapidinho, tô curiosa pra sentir o sabor desse bolo. A foto ficou apetitotíssima! (é a primeira vez que escrevo essa palavra hehehe)Beijos querida. : P

  8. Mari agosto 14, 2009 às 8:45 pm #

    Minha linda, estou sumidona né? Mas estou tentando me organizar direitinho, e fiquei embasbacada com as maravilhas que vc andou postando… e esse bolo? Super diferente e inusitado, com certeza vou fazê-lo para enganar a Isa, que não come abobrinha nem por decreto!
    Como ficou lindo… ai Vê, se um dia eu chegar aos pés da tua perfeição na cozinha já me dou por satisfeita, viu???
    Super beijo e mta saudade

    Mari

  9. mari agosto 14, 2009 às 8:59 pm #

    menina, quanta criatividade. definitivamente, nunca pensei num bolinho assim…vou fazer!

  10. Ameixinha agosto 14, 2009 às 11:02 pm #

    Eu adoro courgettes (outro nome para esse legume maravilhoso!) mas nunca experimentei fazer bolo com elas. Nunca sobram aqui em casa. O aspecto húmido é evidente e fica super tentador. Deve ser uma delícia!
    Bom fim de semana 🙂

  11. Carol agosto 15, 2009 às 2:42 am #

    Ai ai em Ve, você assim não dá. Ja fui obrigada a fazer seu blondie (vide olhada lá no Cerejinha) agora o pretinho básico. Sua malvada!!!! Bjs

  12. vera m agosto 15, 2009 às 2:33 pm #

    Vê,
    já tinha experimentado bolo de abobrinha nos USA feito pela minha tia e ficou uma delícia.
    Este parece estar melhor ainda….na primeira oportunidade vou fazer!
    Bjo

  13. Pam agosto 15, 2009 às 6:02 pm #

    Hum, este bolo está com uma cara ótima…mas tem um problema eu odeio abobrinha…mas se vc diz que não tem gosto, então é um bom jeito de fazer eu comer a abobrinha….hehe
    beijinhos

  14. angela agosto 16, 2009 às 4:41 am #

    Verena, eu adoro este bolo, inclusive postei um, o seu ficou lindo. bjs

  15. Tânia Saj agosto 17, 2009 às 8:43 pm #

    Chocolate com abobrinha nunca provei (ou se provei não sabia que era!!).
    Taí uma receita que vai pra minha lista também…
    Acrescentar o saudável no gostoso eu tô dentro!
    Beijinhos

  16. Luna agosto 18, 2009 às 2:02 am #

    Faz tempo que quero fazer um chocolate-zucchini e fico adiando! Receita da Elise aprovada por Verena só pode ser maravilhosa! 😀

  17. Rachel Azevedo agosto 18, 2009 às 3:15 pm #

    Olá! Vim aqui te conhecer e acabei achando uma receita para usar as sobras de abobrinhas que tenho guardado na geladeira depois da receita que fiz e está postada no meu blog. Vou fazer hj depois te falo ok! Abraços!!!

  18. Luciana Macêdo agosto 18, 2009 às 4:09 pm #

    Uma combinação de sabores que merece ser experimentada. Fiquei curiosa.
    Bjs!

  19. grazi setembro 5, 2009 às 4:48 pm #

    excelente : muito obrigada!!!!

Deixe uma resposta

