Sorvete de Abacaxi (estilo francês)

18 ago

Gelado de Abacaxi blog

Este final de semana foi a “Saga do Sorvete”, tivemos uma reunião familiar para comemorar 2 aniversários (meu tio e minha irmã), fizemos 3 receitas diferentes, todas super aprovadas!
Desde que ganhei a sorveteira ainda não tinha me aventurado no estilo francês de fazer sorvete. Diz-se Francês pois é feito a partir de uma calda base (custard) que leva leite, creme de leite, açúcar e ovos.  O outro estilo é chamado de Philadelphia (também New Yorker ou American) e não leva gema e não vai ao fogo, basicamente é feito com leite (ou creme ou iogurte) e açúcar, e por isso é mais delicado.  Quer saber mais? Leia aqui.

Este é o de Abacaxi, um sorvete mais encorpado, ao estilo francês, e a receita que fiz é adaptada da receita da sorveteria Blue Mountain, que me foi passada pela minha mãe.  Infelizmente ela copiou no caderno dela e esqueceu de anotar a fonte, só se lembra que era de um artigo sobre sorvetes em que cada sorveteria famosa dava uma receita.

Aprovadíssimo, eu já fiz duas vezes e foi campeão aqui em casa!

Sorvete de Abacaxi

Calda base (custard): 2 ovos caipiras, 500ml creme de leite fresco, 150g açúcar cristal (usei integral) e 250ml leite integral (usei o tipo A, mas não fiz com o longa vida e sim com aquele que fica no balcão refrigerado)

Bata os ovos na batedeira por 2 minutos. Junte o açúcar e bata por mais um minuto até que fique homogêneo.  Acrescente o creme de leite fresco e o leite. Bata até que misture bem.  Leve ao fogo médio/baixo até que a mistura esteja encorpada, sem ferver.  O ponto é aquele em que ao mergulhar a colher de pau ou espátula na calda as costas da colher devem sair cobertas.  Espere amornar e leve para gelar (geladeira). Rende 1 litro de calda base.

Purê de frutas: bati um abacaxi maduro no liquidificador (sem casca – reserve duas fatias) com 3 colheres de (sopa) de açúcar cristal e um dedinho de água. Levei à geladeira sem coar por 1 hora.  Coei o suco que ficou no fundo do recipiente e misturei com 600ml de calda base (custard). Reservei o que sobrou quando coei este suco.

Esta mistura foi para a sorveteira.  Quando estava quase no ponto eu coloquei 300ml do purê da fruta que sobrou e deixei dar o ponto de sorvete.  Coloquei num recipiente próprio para sorvete e juntei pedacinhos das duas fatias de abacaxi que estavam reservadas.  Deixe pelo menos 1 hora no freezer para endurecer e sirva.

15 Respostas to “Sorvete de Abacaxi (estilo francês)”

  1. Ameixinha agosto 18, 2009 às 10:56 pm #

    Hummm, com os pedacinhos de abacaxi deve ficar ainda melhor 🙂 Aqui está calor, ia bem!

  2. Tânia Saj agosto 19, 2009 às 12:40 am #

    Sim…agora eu tenho certeza que vc está fazendo um movimento para que eu compre uma sorveteira…
    Assim não dá!!! Deve ser de uma cremosidade divina!
    Beijinhos amiga!

  3. Edilia Heck agosto 19, 2009 às 1:44 am #

    Maravilha no calor, adoro um sorvete, vou anotar.
    Edilia

  4. Fátima agosto 19, 2009 às 3:37 pm #

    Verena, sempre que vejo seus sorvetes, fico com água na boca e é sempre bem vindo, mesmo no inverno, mas o calor tá começando a chegar,então o consumo aumenta aqui em casa. A Téia, deu uma dica boa pra quem como eu não tem sorveteira: colocar uma colher de vodka na hora de bater o sorvete, assim não se formam os indesejáveis cristais! Beijos!

  5. eduluz agosto 19, 2009 às 8:44 pm #

    Verena, você ainda vai montar uma legítima Gelateria!
    Americano ou francês ? Preciso usar um pouco mais a minha sorveteira.
    Abs.

  6. Silvia agosto 20, 2009 às 4:01 am #

    Verena,

    Tive vontade de fazer um sorvete como o seu. Boa a explicação sobre sorvetes.

    Vi que citou a Blue Mountain aqui em BH. Havia antes uma outra cujo nome não me lembro , era a melhor que conheci. Quando esta já havia perdido a fama, a Blue Mountain abriu as portas. Do que não gosto é que já faz mais de quinze anos e o espaço não foi renovado – até recentemente quando passei em frente. A decoração é escura, com tantos locais tão bonitos, não retornei. Em BH gosto da Ice Scream onde ontem tomei o segundo sorvete do ano! Fazem muito bem sobert, gelatos, sorvetes , tem sempre sabores novos, o de mexerica sem leite estava uma delícia.

    Hum…

  7. Flavia Pantoja agosto 20, 2009 às 6:29 pm #

    Oi Verena, li teu post sobre o sal do Himalaia la meu blog!. Eu achei o sal legal, mas ainda sou parcial a Fleur de Sel, a flor de sal. Acho a fleur de sel mais sutil, mais agradavel no paladar. Para esse biscoito, o sal do himalaia é até melhor porque os grãos sao maiores mas de uma forma geral, na cozinha tenho preferido a flor de sal a todos os outros; acho que dá até para controlar melhor a quantidade ingerida pois aqui em casa pelo menos, a comida quase não é salgada, entao usamos a flor de sal como finalizaçao mesmo. Foi até bom voce me lembrar pois vou fazer uma leva desse biscoito pro fim de semana!!!
    bjs!!
    Flavia
    PS: Tambem estou numa fase “sorvete” pois ganhei um monte de favas de baunilha e estou “meio” obcecada com o sorvete de baunilha…rsrsrsrsr

  8. Silvia Arruda agosto 20, 2009 às 8:11 pm #

    Verena… acho q vou te eleger como a rainha dos sorvetes!! Cada vez que venho aqui há uma surpresa melhor e ainda mais saborosa!!

  9. Carol agosto 20, 2009 às 10:16 pm #

    A Ve, assim não dá. Segundo sorvete que vejo hoje. Será possível. Esse movimento acho que não é só pra Tania não!!!

  10. Larissa Moreira agosto 21, 2009 às 2:13 am #

    Amiga, que delícia. Eu e Zé amamos sorvete. Vou ter que comprar uma sorveteira! hehehe Sugestões? Ah, tô de mal! O Trivial Básico não está na sua lista de blogs amigos! 😦
    À propósito, MUITA SAUDAAAAAAAAAAAADE!

  11. Elen(dannah5) agosto 21, 2009 às 12:46 pm #

    Adoro sorvete de abacaxi, eh tudo de bom!!!! Nao pude vir aqui antes mas q tentaçao, esse bolo de chocolate e em cima esse sorvete, ai ai!!

    Menina, me diz uma coisa, será que sua irma faria um avental de criança? quanto será q ela cobraria? adorei sua bolsa e pensei, seria legal ter um avental bonitinho para a Amanda, ela adora cozinha!heheh

    responde no meu email

    elenpalma@gmail.com

    beijocas

  12. Silvio Mahler setembro 1, 2009 às 2:13 am #

    Oi Verena, por curiosidade li os comentários e achei todos muito bons e vou dar uma dica; para se evitar que um sorvete fique cristalizado voce tem que utilizar um produto chamado liga neutra ou estabilizante que e vendido em lojas que vendem matéria prima para produção de sorvete. Outro fator importante que gera os tais cristais de gelo é a constante alteração de temperatura, por explo: voce tira o sorvete do freezer, + ou – a 18 graus negativos e leva a mesa para servir a familia, após servir voce esquece o sorvete em cima da mesa e depois de uns vinte minutos pergunta se alguem mais quer sorvete? não respondem, ai voce guarda novamente no freezer,.Pronto ,esta feito a coisa errada. Vc. guardou um produto que começou a descongelar e será recongelado. Esse tratamento começa a gerar as micro particulas de agua congelada ( o proprio leite fresco de vaca contém agua), essas micro particulas são os indesejaveis cristais de gelo.
    A vodka por ser um produto destilado, não evita os cristais de gelo, o alcool por ser um anticongelante retarda o endurecimento do sorvete.
    O sorvete de abacaxi apresentado acima deve ser delicioso. PARABENNNNNNNNS .

  13. Priscila L. Beneducci Afonso setembro 5, 2009 às 12:30 pm #

    So delicias especiais. Minha já tinha anotado antes na ultima visita seu Bolo com Abobrinhas. Agora tive que anotar todas. Os seus legumes assados amei, ainda vai a beterraba, deu um show! Beijao da Priscila (MG)

Trackbacks/Pingbacks

  1. Sorvete de banana assada « Mangia che te fa bene - setembro 2, 2009

    […] 400ml de calda base (custard) que sobrou de outra receita de sorvete e achei que ficou […]

  2. Lemon Cardamom Ice cream / Sorvete de limão e cardamomo « Mangia che te fa bene - julho 29, 2011

    […] é um sorvete tipo francês, com a base de gemas, o que ormalmente não me agrada muito, mas o limão deu o toque e […]

Deixe uma resposta

