Torta de Nectarina

21 ago

Torta de nectarina blog

Conheci a Dani e seus lindos blogs, Daniela Kodaíra e Soupçon de Canelle, através da minha irmã. As duas são amigas, brasileiras e arquitetas e moram numa cidadezinha na França.  A Dani me visitou aqui no Mangia e de lá para cá já trocamos muitas figurinhas e aprendi muito com as dicas e receitas dela!

Outro dia ela me disse que comprou 5k de damascos frescos na feira e estava fazendo maravilhas com eles. Vi uma torta de Damascos no blog dela que me deixou com água na boca, minha mãe sugeriu que eu fizesse com Nectarinas…aqui está a torta! Infelizmente a fruta não estava muito suculenta, então não ficou com um sabor muito forte, mas a massa é uma delícia de fazer e de comer e o resultado final não é muito doce, ideal para quem não gosta de nada melado ou para quem gosta de acompanhar com chantilly ou uma bola de sorvete.

Adaptei levemente, quase nada, daqui.

Torta de Nectarina

Massa: (para uma torta de 26cm de diâmetro)

200g de farinha
100g de manteiga 
2 colheres de sopa de açucar
1/2 colher de café de sal
Agua (gelada é melhor)

Dica da Dani: Vocês podem usar a mesma massa para tortas salgadas, basta diminuir a quantidade de açúcar.
Em uma tigela, coloque o trigo, o açucar e o sal. Corte a manteiga em pedaços e misture com as mãos até virar uma farofa grossa. Adicione pouco a pouco a agua gelada e siga trabalhando a massa com uma espatula, até em seguinte poder formar uma bola de massa com as mãos. A massa deve estar leve, não muito colante nem mole. Não trabalhe muito a massa. Faça uma bola, passe em um pouco de farinha e deixe-a descansar na geladeira coberta por um filme plastico por meia hora.

Eu fiz no processador de alimentos, fui pulsando e colocando a água gelada aos poucos até dar o ponto que a Dani descreveu, deu super certo!

Coloque então a bola de massa sobre a mesa enfarinhada e abra com o rolo, dobre em 4, e depois abra definitivamente a massa para forrar a forma. Teoricamente, dobrar em 4 permete que a massa se torne um pouco folheada. A Dani usa papel manteiga para forrar a forma, assim é facil desenforma-la quando não se têm forma desmontavel…
Estique a massa sobre a forma e faça pequenos furos com um garfo para impedir que ela se deforme ao assar. Adicione as frutas e o creme e leve para assar até ficar dourada.
Recheio:
Frutas cortadas em fatias ou pela metade, o quanto baste para forrar o fundo à seu gosto (usei as nectarinas com casca em fatias não muito finas nem muito grossas)
3 ovos batidos
60g de amêndoas moidas
5 colheres de sopa de açucar (ou à seu gosto)  

1/2 colher (de café ) de zest de tangerina
Bata primeiro as claras em neve, junte as gemas, as amêndoas, o açucar e o zest. Espalhe as frutas sobre a massa da maneira desejada e despeje sobre elas a mistura de ovos. Essa mistura vai crescer durante o cozimento.
***Na hora em que abri a massa acho que o fiz um pouco fina demais então rendeu uma torta grande e duas tartelettes, tive que fazer uma receita e meia do recheio. Essa quantidade descrita acima é para uma torta de 26cm, ok? Usei aquelas formas que saem o fundo e têm a borda ondulada.
Salpique a torta assim que sair do forno com açucar aromatizado de baunilha, se não tiver pode ser açúcar de confeiteiro.

Dica: coloque o açúcar numa peneira fina para distribuir uniformemente em cima da torta e sirva morna com uma bola de sorvete.  Eu comi fria e também é uma delícia!!!

14 Respostas to “Torta de Nectarina”

  1. Daniela agosto 21, 2009 às 4:30 pm #

    Vê, que honra ter uma receita “pseudo” minha no seu blog! digo pseudo, pois a massa é do Larousse e o recheio, um pouco de cada lugar… Adoro os seus comentarios, dicas, da pra ver que você ama cozinhar e que é uma verdadeira cientista na cozinha! Da proxima vez vou usar as raspas de laranja e experimentar bater as claras de ovo separadas. Eu sou meio preguiçosa, como nunca tinha visto receita assim, eu nunca tinha tentado… obrigada pelo carinho nos lindos comentarios. Um beijo grande
    Dani

  2. Ameixinha agosto 21, 2009 às 5:48 pm #

    Que linda que ficou! Se fica pouco doce então é perfeita para mim 🙂

  3. iliane agosto 21, 2009 às 6:22 pm #

    fiocu linda ..linda mesmo!!!a receita é maravilhosa..bjus..bom findi..li

  4. Carol agosto 21, 2009 às 7:06 pm #

    Ve, que torta lindona. Com nectarina nunca comi. Bjs

  5. Fátima agosto 21, 2009 às 10:18 pm #

    Vemos tortas de todos os sabores, agora de nectarina, confesso que é a primeira que vejo. Maravilhosa. Beijos Verena. : ]

  6. Cris agosto 22, 2009 às 12:51 am #

    Aqui sempre tem coisa boa… e esta torta me aguçou a curiosidade, pois nunca cozinhei com nectarina… hum delicia! Bom final de semana para você!!!

  7. Goreti agosto 22, 2009 às 2:27 am #

    Verena, ficou linda de comerrrrr!!!

    Beijos!!!

  8. angela agosto 22, 2009 às 3:32 pm #

    Verena,gosto muito de tortas assim, esta sua ficou maravilhosa, beijos!

  9. Edilia Heck agosto 23, 2009 às 1:33 am #

    Eu sempre que vejo que é de cítricos, adoro ,mas nunca fiz ,porque tenho a sensação que deixa um pouco amargo,mas esta vou fazer, para tirar isso da minha cabeça.Ela está linda.
    Edilia

  10. Heloisa agosto 23, 2009 às 2:23 am #

    Verena,
    Que torta mais linda!
    Fui lá no blog da Daniela para ver em qual cidadezinha francesa ela mora. Em setembro vou fazer uma viagem e achei que talvez fosse passar pelo lugar. Mas estarei rodando por outro lado.
    Beijos.

  11. Silvia Arruda agosto 23, 2009 às 11:30 pm #

    A torta ficou maravilhosa! Uma verdadeira obra de arte! 🙂

  12. Nani Veiga agosto 24, 2009 às 2:21 am #

    Hum!!!
    Que aspecto maravilhoso,deu até vontade de me aventurar…
    bjs
    Nani

  13. Gasparzinha agosto 26, 2009 às 6:26 pm #

    Que tarte linda!
    Deve ser uma maravilha.

  14. Célia setembro 17, 2009 às 9:34 pm #

    Tenho um pé de nectarinas no meu jardim ( coisas de Mamãe, que mora no andar de cima e nos deixou a árvore de lembrança). Adorei a receita e vamos aproveitá-la assim que as nossas frutas estiverem no ponto! um beijinho!

Deixe uma resposta

