Brioche customizado na panificadora

27 ago

Brioche ao meu modo blog

Os brioches são pãezinhos que me remetem a duas coisas, especificamente da antológica história da corte francesa com Maria Antonieta e também do Caco Antibes em Sai de Baixo clamando pelos brioches…

Já havia comprado o brioche em formato de pão, do Olivier Anquier, e assim que vi esta receita dele no Eu Mulher não aguentei e fui testar. A maravilha da massa me conquistou! Os ovos caipiras deram um tom amarelo ouro lindíssimo e a manteiga deixa a massa macia sem ser muito quebradiça e muito saborosa! Enfim, será repetida muitas vezes aqui em casa.

Ana, obrigada por dividir essa maravilha e por ter feito fotos tão lindas e inspiradoras! Ainda não fiz como você, individuais e com cobertura, mas serão convidados a passear na cozinha qualquer dia desses!

Brioche customizado (receita daqui customizada por mim)
(para um pão grande – forma de bolo inglês de 26x12cm)
• aproximadamente 450g de farinha de trigo
• 50 g de açúcar
• 3 ovos caipiras
• 15 g de fermento fresco esfarelado (1 tablete)
• 1 colher (sopa) de sal
• 180 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

Unte a cuba da panificadora com azeite ou óleo usando um pincel, coloque os ingredientes acima na ordem listada e programe o ciclo Massa ou Amassar. Demora 1 1/2h e o pão acaba sendo amassado e cresce por um tempo na própria panificadora.

Quando acabar o ciclo unte uma forma de bolo inglês com manteiga (use um pincel que é mais fácil e não meleca a sua mão!) e acomode a massa. Não amasse mais, somente dê a forma de pão caseiro normal. Deixe descansar no forno apagado (se tiver lâmpada deixe acesa) por mais uma hora, irá crescer.

Com uma tesoura faça piques na parte de cima do pão, isso ajuda o ar a sair enquanto assa. Pré-aqueça o forno (temperatura alta) e coloque o pão nesta temperatura por 10 minutos, o pão irá crescer rápido, depois diminua para 180/200ºC e deixe dourar, aproximadamente 50 minutos. Quando bater com os nós dos dedos e o som sair oco está no ponto.

Se quiser pode pincelar manteiga derretida sobre o pão assim que sair do forno.
Espere esfriar uns 5 minutos, tire da forma e deixe esfriar numa grade.

14 Respostas to “Brioche customizado na panificadora”

  1. Nana agosto 27, 2009 às 4:17 pm #

    Verena, eu amoooo o Olivier, adoro as receitas dele, bem sou fã de pão rs como não gostar.
    Bjss

  2. Moira agosto 27, 2009 às 4:51 pm #

    Verena,
    Eu sou louca por brioche e ando com uma vontade enorme de fazer um, o teu veio aguçar meu apetite.
    Bjs
    Moira

  3. EU MULHER agosto 27, 2009 às 6:15 pm #

    Olá flor querida!

    Estou muito feliz que você tenha gostado do brioche!!

    Gostei da maneira que você fez o seu!

    Se você gostar de baunilha e mel poderá experimentar pincelar por cima dos brioches. Delícia!

    Grande beijo e muito obrigada por fazer “minha” receitinha.

  4. Gina agosto 27, 2009 às 7:01 pm #

    Verena, há um tempinho ando com vontade de fazer brioches e quando vi no blog da Ana, aguçou ainda mais a minha vontade.
    Tive que achar graça da sua lembrança ao Caco Antibes, o mesmo que “avacalhou” com o pobre do cajuzinho, um doce que adoro…

  5. Tatiana agosto 27, 2009 às 8:01 pm #

    Eu tenho uma “inveja branca” das pessoas dadas à panificação. Sou uma negação! Mas um dia eu chego lá! Esse brioche tá um espetáculo!!!

  6. Maria agosto 27, 2009 às 8:41 pm #

    Verena, você falou em brioche e em Olivier e eu não pude deixar de pensar: croque!
    Sou apaixonada e recentemente fiz um post sobre isso com uma vídeo receita do Olivier ensinando a fazer croque monsier com o brioche feito por ele, também em formato de pão de fôrma.
    Segue o link para a receitano site dele: http://www.olivieranquier.com.br/receitas/receita.php?id=82

    (a sopinha que coloquei no blog hoje combina bem com esse brioche também)

    Beijo,
    Maria.

  7. Nani Veiga agosto 27, 2009 às 9:50 pm #

    Menina,é verdade toda vez que ouço a palavra BRIOCHE,lembro logo do Caco Antibes,era de morrer de rir,sinto saudades…
    Bjs
    Nani

  8. Ameixinha agosto 27, 2009 às 10:50 pm #

    Para ser sincera eu lembro-me sempre mais depressa do Caco, a série passou aqui e é demais he he
    Adoro brioche, tenho feito um com iogurte mas ainda vou publicar no blog.

  9. thecookieshop agosto 28, 2009 às 1:45 am #

    Tenho a maior preguiça do mundo de fazer pão, mas esse seu brioche está incrível!

  10. Tânia Saj agosto 28, 2009 às 1:16 pm #

    Boa lembrança do Caco…..aqui somos fãs e meu marido as vezes brinca pedindo os “brioches” dele no café da manhã!! hehe
    Também já tinha visto esta receita lá na Ana e ainda não fiz por falta de oportunidade…..
    Com mais este aval vai ser impossível resistir…
    Beijinhos

  11. Lourdes agosto 28, 2009 às 6:14 pm #

    Verena : Estive sumida mas estou voltando….que maravilha tuas receitas e este pão então? Vou ter que comprar uma máquina de pão urgente! Bjs

  12. EU MULHER agosto 29, 2009 às 6:44 am #

    Amiga, deixei a resposta lá no meu blog.

    Beijos

  13. Cristina setembro 4, 2009 às 2:50 pm #

    Este tipo de brioche ou pão doce é muito apreciado lá em casa, sobretudo pela ala feminina 🙂 O maridão é mais pãozão, mas este brioche fofo barrado com manteiguinha e doce faz-nos ter um pequeno de almoço de princesas (como eu chamo às minhas filhas) 🙂 Ficou um espectáculo!

  14. Helena janeiro 12, 2011 às 8:03 pm #

    Oi Verena!
    Em primeiro lugar, feliz 2011!

    Como eu faria esse brioche sem a máquina?
    abraços!

Deixe uma resposta

