Creme com chocolate branco e uvas

28 ago

Creme de Doce de Leite, Chocolate Branco e Uvas blog

Lendo o título do post até parece uma super sobremesa, pomposa, mas na verdade foi o resultado de uma série de eventos: um litro de leite integral quase vencendo que virou leite condensado e vontade de comer algo bem comfort food…entendeu?

Não gosto de jogar comida fora, ainda mais leite integral, que pode virar tantas coisas deliciosas…achei uma receita de leite condensado caseiro que merecia um voto e não usava leite em pó como a maioria delas.

Vale a pena fazer leite condensado assim? Mas hoje é tão barato…mas também é um barato ver como o leite muda e se transforma em algo pastoso, com outro sabor e perfume. Sem conservantes e com menos açúcar do que o outro industrializado…o que me agradou muito.

Não gosto muito de creminhos, manjares, enfim, a consistência do doce é importante para meu paladar, mas estava com vontade de comer algo tipo uma panna cota sem creme de leite e sem gelatina, daí foi um pulo para essas tacinhas…Lembrei da Claudia do Sabor Saudade e das suas Pannas…

Sabe aquela vontade de comer algo doce e ao mesmo tempo que tenha frutas? Tenho sempre essas coisas e foi perfeito. O marido achou que o chocolate preto teria sido melhor, eu não posso abusar então usei o branco que não me faz mal.

Creme com chocolate branco e uvas

(três taças grandes bem servidas)

1 receita de leite condensado caseiro (segue receita daqui levemente adaptada)

1/2 xícara de chocolate branco picado

uvas brancas sem sementes

Derreti o chocolate branco no microndas (aproximadamente 50 segundos) e misturei ao leite condensado.  Como eu não deixei o leite condensado ficar no fogo muito tempo sua textura ficou cremosa mas não pastosa.  Coloquei esta mistura em taças/canecas intercalando as uvas.  Levei para gelar por umas duas ou três horas cobertas com plástico filme. Na hora de servir decorei com mais uvas.

Leite condensado caseiro:

1 litro de leite integral (tipo A, não o longa vida)

1 colher (café) de amido de milho

2 1/2  colheres (sopa) de açúcar cristal orgânico

1 colher (café) de fermento em pó

Numa panela de fundo grosso misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio. Mexa sempre até engrossar. A cor e a textura ficarão a seu critério. Caso queira mais pastoso deverá deixar mais tempo.  Dica: para o leite não ferver e derramar para fora da panela coloque um pires pequeno virado para baixo no fundo da panela.

11 Respostas to “Creme com chocolate branco e uvas”

  1. Tatiana agosto 28, 2009 às 10:56 pm #

    Adorei esse leite condensado! As vezes a gente sabe que uma receita não compensa financeiramente e nem em praticidade, mas mesmo a gente faz, pelo amor à culinária… vivo fazendo dessas!

    Eu adoro uva! No restaurante onde eu almoçava tinha um pavê branco com uvas verdes divino, deve ter um gosto parecido com o desse creminho!

    Bjs

  2. Carol agosto 28, 2009 às 11:41 pm #

    Mais isso é um manjar dos deuses heim!! Que loucura Ve. Beijão

  3. Nani Veiga agosto 29, 2009 às 12:07 am #

    Eu gosto muito de chocolate branco e deve ser maravilhoso com uvas.
    Bjs
    Nani

  4. fernanda agosto 29, 2009 às 4:38 am #

    Oi Verena q bom deve ser esse seu creme !gostei de sua receita de leite condensado,deve se r bem melhor do q a de leite em po q fica c um gosto super estranho.Adorei as referencias ás pannas da claudia Alias ela ama creminhos,O seu blog é sempre lindo Bjs Fer

  5. carmencita agosto 29, 2009 às 6:55 pm #

    Oi lindinha tutto benne?
    Ameeeeei essa delícia, acho que tudo combinou muitíssimo bem, na falta das uvas pode-se até colocar uns moranguinhos hein, meu filho adora morango com leite condensado, e por incrivel que pareça, o chocolate que mais gosta é o branco, vou surpreendê-lo com esse manjar dos deuses.
    Que bom que aprendí a fazer leite condensado, as vezes esqueço de comprar, agora posso fazer não é ótimo?Bjss

  6. Rachel Azevedo agosto 30, 2009 às 3:18 am #

    Olá Verena! Tem um bolo que faço, sempre para ocasiões especiais que tem como recheios esse creme, chocolate branco, uvas e um doce de gemas …fica divino, qualquer dia postarei lá no meu blog. Essa sua apresentação me lembrou ele, e deve ficar uma delícia assim também, vou experimentar. Bjuss!!!

  7. Silvia Arruda agosto 30, 2009 às 4:46 pm #

    Verena, dá certo tb se fizer com leite condensado industrializado?? Meu deus, me apaixonei por essa taça… essas uvas estão brilhantes!!

  8. Pam agosto 30, 2009 às 5:32 pm #

    Oi moça, tem um selinho pra vc no meu blog, esqueci de avisar.
    beijinhos

  9. Ameixinha agosto 30, 2009 às 8:04 pm #

    Leite condensado nunca fiz, acabo sempre por comprar mas deve ficar diferente feito por nós… provavelmente para muito melhor 🙂
    Imagino o quanto este creme ficou bom!

  10. Pam agosto 31, 2009 às 1:08 am #

    Oi Verena, sem problemas, eu sei como foi difícil para mim escolher os blogs, e olha que sou nova no mundo dos blogs, imagina vc que parece ja estar por aqui a mais tempo, não se preocupe, não ficarei triste…hehe
    beijinhos

  11. Luciana Betenson agosto 31, 2009 às 2:52 am #

    Oi Ve, não sabia que existia a possibilidade de se fazer leite condensado caseiro e que seria tão fácil 🙂 Amei!! Chocolate com uvas não tem erro mesmo. 😉 Um bj!

Deixe uma resposta

