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Gelado de Açaí (Açaí Ice Cream)

31 ago

sorvete de açaí

English recipe

Ando pesquisando bastante sobre as possibilidades de novos sabores de sorvetes, gelados, frozen yogurts e afins, e estou começando a crer que tudo, ou quase tudo, pode virar sorvete.  Já vi até sorvete de tomate e manjericão…mas desse ainda não escrevo pois não testei…

Por que não fazer sorvete de Açaí? Se ele é uma delícia em suco ou na tigela, fiquei me perguntando como seria o sorvete…Uma delícia!!!! Desencavei 500g de polpa de açaí do freezer e usando uma receita de sorvete de uva como base (encontrei no La Cuccinetta e no Quiche de Macaxeira), fiz umas pequenas adaptações e voilá!  Inspirei-me ainda mais quando li a declaração de amor da Claudia pelo Açaí…se pudesse te mandava um pacote com vários kilos da linda fruta!

A primeira vez que experimentei foi na Praia Mole em Florianópolis…no verão, super calor, o açaí na tigela com guaraná, granola e banana é uma injeção de energia!

Aqui não encontro a fruta in natura mas tenho certeza de que ficaria ainda melhor…!

Informações nutriocionais sobre a fruta:

Com uma enorme quantidade de antocianinas, substância que possui uma enorme capacidade de acabar com os radicais livres, o consumo do açaí fortalece o organismo e afasta a possibilidade de problemas de saúde. É rico em lipídeos, o que o transforma em um alimento de valor energético duas vezes superior ao leite. "O açaí contém ainda elevada taxa de vitamina E, possui fibras, proteínas, cálcio e vitamina B1, além de elevado teor de antocianinas, capaz de favorecer a circulação sangüínea e combater o colesterol alto. E mais: é também rico em ferro", diz a nutricionista Mariana Reis.  Para quem apresenta quadro de anemia: ”O Açaí apresenta uma enorme quantidade de ferro, e para potencializar ainda mais a absorção do nutriente, uma ótima dica é o consumo do açaí com frutas cítricas como acerola, kiwi e laranja", explica a nutricionista.
Mas a fruta também apresenta alguns riscos. Pessoas com diabetes, por exemplo, precisam tomar cuidado na hora de consumir por causa do elevado nível de glicose presente. Os diabéticos devem ficar longe da fruta. Se a vontade de consumi-la for grande, deve-se dispensar, pelo menos, o xarope de guaraná que é adicionado à receita básica. Pessoas que sofrem com gastrite e úlcera também devem procurar consumir outras frutas, pois o açaí é rico em gordura , diz a nutricionista Renata Rothbarth, também da rede de Clínicas Anna Aslan em São Paulo. (mais informações Minha Vida)

Gelado de Açaí

500g de polpa de açaí congelada (a que usei já tinha xarope de guaraná e um pouco de açúcar)

1/3 de xícara de açúcar cristal

1/2 xícara de água

1 lata de creme de leite light (para tentar segurar um pouco nas calorias…)

Bata tudo no liquidificador e leve para gelar por umas 2 a 3 horas.  Despeje na sorveteira e em 25/30 minutos seu sorvete estará pronto.  Deixe pelo menos 1 hora no freezer para servir.  Eu servi com granola caseira e ficou uma delícia!

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