Sorvete de banana assada

2 set

Sorvete de banana assada

Uma sobremesa característica da nossa família é banana nanica assada com açúcar e canela…fica aquela caldinha que combina super bem com sorvete de chocolate! Já fiz até no microndas para passar a vontade…Hummmmmmmm!

Comentando sobre isso numa das nossas pantagruélicas reuniões familiares tive um insight: sorvete de banana assada deve ser muito bom…e fui conferir! Não é muito bom, é ótimo! Muito saboroso e cremoso, ficou um espetáculo!  Fiz como sobremesa para o almoço do dia dos pais!

Usei 400ml de calda base (custard) que sobrou de outra receita de sorvete e achei que ficou perfeito!

Sorvete de banana assada

(4 porções)

4 bananas nanicas maduras

2 colheres (sopa) de água

2 colheres (sobremesa) de açúcar

uma pitada de canela

400ml de calda base

200ml de creme de leite (pode ser de lata)

1 ½ colheres (sopa) de leite condensado cozido ou doce de leite (usei o leite condensado cozido pois havia sobrado de outro doce…) *

*o sorvete ficou perfeito no quesito doçura, mas não ficou melado…se quiser mais doce é só acrescentar mais doce de leite ou mesmo o açúcar

Descasque as bananas e numa vasilha que possa ir ao microndas coloque também o açúcar, a canela, junte a água e coloque na potência média por 1 ½ minuto a 2 minutos. A banana deve ficar macia e cozida. Bata no liquidificador a banana cozida com a caldinha que se formou, o leite condensado cozido (ou doce de leite), a calda base e o creme de leite.

Leve essa mistura para gelar por uma hora no mínimo e depois coloque na sorveteira. Em 25/30 minutos estará pronto o sorvete. Coloque num recipiente próprio e leve ao freezer por mais uma hora para servir.

15 Respostas to “Sorvete de banana assada”

  1. Ameixinha setembro 3, 2009 às 12:47 am #

    Estes teus posts com sorvetes e gelados são uma tortura 🙂

  2. Daniela setembro 3, 2009 às 8:37 am #

    Vê, se agora é inverno ai, imagina quando for verão! Vai ser uma sobrecarga pra maquina de sorvete!
    Eu acabei não fazendo sorvete outro dia, comi um pedaço de chocolate e consegui me controlar…mas agora não vai dar, vou ter que fazer… acho que vou fazer um mocha madness…
    beijo grande

    Dani

  3. Luciana Betenson setembro 3, 2009 às 12:51 pm #

    Ve, você está a toda nos sorvetes mesmo né? 😀 Mas é um mais gostoso do que o outro. Ta aí uma coisa que eu não sei se é prudente eu comprar – uma máquina de sorvete!! Vou sair rolando… Parabéns, este de banana arrasou, até a cor ficou maravilhosa.

  4. Cris setembro 3, 2009 às 11:50 pm #

    Por que você faz isso com a gente… e eu não tenho máquina, só aquela bola!!!

  5. Tatiana setembro 4, 2009 às 12:31 am #

    Eu adoro banana! Fiquei com água na boca. Essa tá lista dos próximos à fazer.

    Bjs

  6. Rachel Azevedo setembro 4, 2009 às 4:53 am #

    Verena, ainda vou comprar uma máquina só pra fazer seus sorvetes…rsrsrs!!!
    Ah! O bolo que te falei, já está postado, passa lá! Bjuss!!!

  7. Cristina setembro 4, 2009 às 2:54 pm #

    Olá Verena, decididamente ao ver posts destes tenho de dar mais uso à minha sorveteira. Diz-me uma coisa, bananas nanica são as que normalmente se vendem aqui em Portugal?

  8. carmencita setembro 4, 2009 às 5:22 pm #

    Dos deuses, só sei dizer isso, mas por aqui sempre tem delícias dos deuses!!!! rsrs. Te confesso também que meu filho não come frutas nem a pau, se depender dele apodrece e vai pro lixo, mas como sei que ele adora banana, mas tem que estar incrementada, e eu sempre lhe faço a banana frita com canela e açúcar, faço 4 de cada vez, e ele mal acaba e pergunta, tem mais mãe? Aí fico feliz, agora imagina um sorvete de banana, ai até eu me rendo. By the way o que vai banana que não agrada? haja vista aquela maravilha de bolo de banana que tive o grande prazer de provar no encontro da Mari, inesqiecível.Bjss

  9. Daniei setembro 4, 2009 às 6:00 pm #

    Ai, ai, ai! Isso parece muito bom! Adoro sobremesas com banana! Beijos e obrigada por sua visita no meu blog!

  10. Lourdes setembro 4, 2009 às 6:47 pm #

    Agora só dá sorvete né amiga! Como dizem as italianas o “gelatto” é muito bom mas esse de banana assada foi o máximo!!! Amei! Bjs

  11. Moon Faerie setembro 8, 2009 às 3:25 am #

    hmm

    sobremesa de banana é muito bom *.*
    gosto destas receitas. eu que tenho falta de imaginação na cozinha, isto é uma grande ajuda!!

  12. Flavia Pantoja setembro 9, 2009 às 4:27 am #

    Verena, esse sorvete voce pode patentear!!! está lindo !!! Agora que ja voltou a esquentar aqui no Rio, vou tirar minha sorveteira do armario… Ainda estou a procura de um super sorvete de baunilha mas acho que o problema é mesmo o nosso creme de leite. Ja testei umas 6 receitas e acho que todas ficam gordurosas demais. Enfim o jeito é continuar testando….. ehehehe
    bjs!

  13. Clau setembro 10, 2009 às 2:32 am #

    Hummmm,adoro tudo que leva banana,e esta receita parece deliciosa.parabéns pelo blog!Abraços.

  14. Claudia setembro 16, 2009 às 8:18 am #

    Verena,

    sorvete de banana sempre foi uma perdição para mim, eu amo, amo, amo. E com a banana assada deve ficar um sonho. Agora que está esfriando eu estou começando a fazer sorvetes, estou sempre na contramão, mas preciso experimentar.

    Abs,

    C.

  15. Irmgard setembro 24, 2009 às 4:59 pm #

    Não tenho um blog, mas adorei suas receitas! Até que enfim descubro um espaço na Web usado com sabedoria, sem besteirol e baixo astral…Já até salvei nos meus favoritos. Continue assim. Vou testar suas receitas com certeza! Bjs.

Deixe um comentário

