Harissa bel louz em duas versões

14 set

Harissa bel louz _ amendoa blog

Desde que vi pela primeira vez esta receita lá no cantinho da Cris fiquei super entusiasmada para prepará-la, adoro receitas que levam amêndoas, nozes, frutas secas e especiarias. Além da farinha de amêndoas o bolo também é aromatizado com água de flor de laranjeira, açúcar baunilhado, leva a linda semolina de trigo, dentre outras maravilhas.  Fiquei intrigada, como será o sabor que vem lá da Tunísia?  Corri ao blog da Fabrícia, brasileira casada com um tunisiano, dona da receita e literalmente viajei nas fotos, receitas e textos! Ainda não conheço o país pessoalmente, mas imagino que deva ser um local envolto em deliciosos aromas e comidas, repleto de história e ensinamentos e pessoas generosas e especiais. 

Consegui reunir os ingredientes para o bolo depois de algum tempo e pude finalmente prepará-lo.  A primeira vez usei a farinha de amêndoa da receita original, a única coisa que não acrescentei foram as tâmaras, mas tentei ao máximo seguir a receita da Fabrícia.  Muito simples e sem maiores dificuldades de preparo o bolo é um dos melhores que já provei.  O sabor é difícil de descrever, meu marido perguntou-me se havia especiarias…acho que é muito mais do que isso, a combinação perfeita dos elementos dão a esse bolo uma sensação de provar tantos anos de História em forma de alimento.

Foi a primeira receita tunisiana que fiz, e fico me perguntando quantas outras delícias desconhecidas por mim tiveram sua origem naquele país colonizado pelos fenícios, depois pelos romanos, árabes, turcos e posteriormente franceses?  Essa mistura cultural com certeza deixou marcas profundas e saborosas naquelas mesas. 

Depois de ter me apaixonado pelo bolo resolvi testar com farinha de castanha de caju, um pouco mais escura, com sabor mais marcante e cujo preço é 1/3 da farinha de amêndoas. 

Harissa bel louz _ castanha de caju blog

Veredicto: o segundo bolo ficou gostoso, mas a castanha de caju é muito presente, os outros sabores da água de flor de laranjeira, semolina, zest de laranja ficaram lá escondidos.  Aqui em casa o bolo com a farinha de amêndoas, conforme a receita original da Fabrícia, foi o preferido.  É um bolo fino, delicado, próprio para degustar, não para simplesmente calar a fome.  Faça e tire um momento especial para apreciar cada pedacinho…

Harissa bel louz (original aqui)

  • 250 g de farinha de amêndoas
  • 200 g de tâmaras (não usei)
  • 100 g de açúcar
  • 155 g de sêmola de trigo fina ou grossa (usei fina)
  • 3 ovos
  • zest de ½ laranja (usei de tangerina)
  • 50 g de manteiga (usei sem sal)
  • 250 ml de leite
  • 3 gotas de essência de amêndoas amargas (usei essência de amêndoas comum)
  • 1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira
  • ½ colher (café) de fermento em pó
  • 10 g de açúcar baunilhado
  • 1 pitada de sal

Pré-aquecer o forno à 180°C. Em uma panela que possa ir ao forno, colocar a sêmola e dourar durante 10 minutos no forno. Em seguida, retirar panela do forno e acrescentar a manteiga. Deixar a manteiga derreter e misturar bem. Adicionar o leite e mexer delicadamente. Vai formar uma papinha.
Num recipiente fundo, misturar os ovos, o açúcar, a essência de amêndoas, a zest de laranja, a água de flor de laranjeira, o açúcar baunilhado, o fermento em pó e o sal. Adicionar em seguida a papinha de sêmola e misturar bem. Acrescentar a farinha de amêndoas e as tâmaras, sem a semente e cortadas ao meio. Misturar tudo.
Untar uma assadeira retangular (20 x 26 cm) e despejar a massa. Levar ao forno (180°C) por aproximadamente 30 à 40 minutos. Até que ao enfiar um palito este saia limpo .

Calda (pode ser feita enquanto o bolo assa, fiz só a metade da receita achei que era muita calda e mesmo assim acabou sobrando)
– 100 g de açúcar
– 5 g de açúcar baunilhado
– 1 colher (sopa) de suco de laranja
– 1/2 colher (sopa) de suco de limão
– 400 ml de água
Colocar todos os ingrediente em uma panela, misturar bem e levar ao fogo médio até ferver. Depois que ferver, diminuir o fogo e deixar cozinhando por 30 minutos.
Retirar o bolo do forno, cortar em quadrados ou losangos sem retirar os pedaços da assadeira. Molhar com a calda bem quente. Deixar esfriar e repetir a operação para que o bolo fique bem molhadinho.

11 Respostas to “Harissa bel louz em duas versões”

  1. Ameixinha setembro 15, 2009 às 2:02 am #

    Nem imagino essa combinação de sabores e aromas mas deve ficar magnífico🙂

  2. Gina setembro 15, 2009 às 2:21 am #

    Menina, só tem coisa boa nessa receita, não tem como não gostar. Já está devidamente arquivada. Só a Fabrícia pra nos trazer essas receitinhas tunisianas.
    Bjs.

  3. Fabricia setembro 15, 2009 às 2:10 pm #

    Mas que belo post. Fiquei lendo e viajando pela Tunísia: história, cultura, povo, tradição …. adorei. Realmente a Tunísia é tudo isso e muito mais … Sua harissa bel louz ficou perfeita … parabéns. Obrigada pelo carinho.
    Grande beijo para ti,
    Fabrícia.

  4. Claudia setembro 15, 2009 às 2:20 pm #

    Verena, amei tudo o que escreveu e também esta receita que já venho namorando a tempo. Ainda não achei por aqui a farinha de amêndoas e acabo esquecendo quando vou a outros lugares com outro objetivo. Vou ficar ligada pois pelo visto vale muito a pena!

    bjs

  5. Fátima setembro 15, 2009 às 5:24 pm #

    Verena, fiquei literalmente encantada com esse bolo, quase senti o cheirinho dele. Obrigada pela receita. Beijos. :))

  6. Luciana Betenson setembro 15, 2009 às 5:45 pm #

    Ve, que post lindo!! Amei seu texto e as duas versões da receita, vou criar coragem e faze-la um dia sim, prometo😉

  7. Tânia Saj setembro 15, 2009 às 8:46 pm #

    Estou encantada com seu post…a receita combinando ingredientes nobres, a pausa para refletir sobre a Tunísia, a origem de certos alimentos…enfim…só tenho a declarar que estou com vontade e vou tentar reunir a matéria prima para viajar nestes sabores também!
    Beijinhos

  8. carmencita setembro 16, 2009 às 4:15 am #

    Mangia che te fa beeeeeene. Jesus!!! enquanto você descrevia eu ia slivando, eu quero eu quero!!
    Pelo visto é pra degustar mesmo entre hum huuum esse é mais um daqueles divinos que derrete na boca. Parabéns.Bjss

  9. Elen(dannah5) setembro 16, 2009 às 12:20 pm #

    Verena, desculpe o sumiço, estava e estou totalmente atolada so pra variar!
    Desculpe se nao respondi seu email, vou procurar ele direitinho depois para responder, mas calhou de vir junto com o falecimento da minha vó e fiquei tao sem cabeça, agora to sem cabeça pq tem duas pentelhas q me tiram o sono!hehe
    Olha, amei as receitas, imagino q delicia ficou, amo amendoas!!
    Agora começa aqui os preparativos para as festinhas das meninas, uma em outubro e outra em novembro, se tiver receitas legais vou adorar!!

    beijocas querida!

  10. Pratos da Bela setembro 18, 2009 às 3:38 pm #

    Hummmmmmmmm
    Gostei…
    Jinhios

  11. Cris setembro 23, 2009 às 2:07 pm #

    Oi Verena, este bolo é tudo isto que você descreveu e muito mais, não sei, tem algo nele que vai além do sabor, ele é fino, delicado e encanta… Beijos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: