Lavandula officinalis, L. ou simplesmente Alfazema

21 set

Lavanda

Muitas pessoas têm me perguntado sobre a Lavanda (Alfazema) que uso para as receitas, onde acho, como é, enfim…

Esta é a flor, a parte que se usa para fazer chás, sorvetes, geléias, biscoitos, bolos, sachês, infusões, aromatizadores, entre outras possibilidades.

Como é muito perfumada há que ser ter muito cuidado na dose a ser utilizada, um pouquinho já faz o efeito desejado, ou seja, aromatizar o prato.  Não adianta aumentar a quantidade pois o produto final poderá ter gosto de sabonete ou colônia…

Encontrei no supermercado embalada em saquinhos de 10g da marca Chinatown, dê uma olhada no site para maiores informações onde encontrar na sua cidade… Fica a dica…de forma alguma é propaganda da marca.

Não adianta comprar em grande quantidade, como a utilização é pequena para o efeito desejado pode ficar velha e perder muito do aroma.  Os condimentos e temperos devem ser comprados em pequenas porções para que estejam sempre frescos.

Algumas informações interessantes (leia mais aqui):

O óleo essencial da lavanda (do latim "lavare", "lavar") já era utilizado pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo (indicado para insônia, calmante, relaxante, dores, etc.). O óleo é obtido da destilação das flores, caules e folhas da espécie Lavandula officinalis. Entre várias substâncias, o óleo apresenta na sua composição o linalol e o acetato de linalila, que conferem a sua fragrância e, ainda, resina, saponina, taninos cumarinas.

As flores de lavanda produzem um néctar abundante que rende um mel de alta qualidade produzida pelas abelhas. O mel da variedade lavanda foi produzida inicialmente nos paises que cercam o Mediterrâneo, e introduzido no mercado mundial como um produto de qualidade superior.

Como produto terapêutico, em infusão, deve ser evitado o uso contínuo, podendo produzir excitação em dose tóxica.

13 Respostas to “Lavandula officinalis, L. ou simplesmente Alfazema”

  1. Gina setembro 21, 2009 às 3:13 pm #

    Já mandei um e-mail para a empresa me informar sobre local de aquisição do produto. Grata.
    Bjs.

  2. Elen(dannah5) setembro 21, 2009 às 4:15 pm #

    Verena, q dica boa!
    Eu vou experimentar um dia, confesso q tenho um medinho de usar pq a gente fica na cabeça que lavanda eh perfume!hehe Pelo menos eu fico! o.O

    Vamos ver se essa semana consigo testar alguma coisa por aqui, foi a maior correria ese fds e agora as duas estao doentes!

    Beijocas querida, uma otima semana

  3. Nana setembro 21, 2009 às 4:30 pm #

    Ve, boa dica amiga!
    Eu ganhei as lavandas na verdade, muito por sinal, mesmo pouco na comida eu sinto gosto de sabão kkkk
    Eu estou usando para fazer sachê.
    Bjsss

  4. Tatiana setembro 21, 2009 às 6:35 pm #

    Sem querer fazer propaganda, mas já fazendo, aqui na minha cidade tem essa marca no WalMart.

    Bjs

  5. Tânia Saj setembro 22, 2009 às 1:25 am #

    Nossa Verena…imagino o sabor do mel de Lavanda!!!
    Excelente seu post!
    Vou até ver no Wal Mart se encontro (em pequenas quantidades!), seguindo a dica da Tatiana….
    Beijão

  6. EU MULHER setembro 22, 2009 às 4:14 am #

    Ave Maria!!! Deve ser uma delícia!!!

    Com certeza será super difícil encontrar lavando por aqui 😦

    Obrigada pela dica.

    Beijão

  7. Léia Silva setembro 22, 2009 às 11:29 am #

    Gostei muito da dica, vou ver se acho numa erboristeria perto da minha casa! Um abraço
    Léia

  8. Claudia setembro 22, 2009 às 1:54 pm #

    Verena, ganhei um presente da Goreti (Discípula na Cozinha) que amei, adivinha? Um potinho de flores secas de lavanda. Este bolo cai muito bem para a primeira experiência!!!!

    bjs

  9. angela setembro 22, 2009 às 3:05 pm #

    adorei ler seu post. bjs!

  10. eduluz setembro 23, 2009 às 12:02 pm #

    Lá vamos pra mais uma aula! Muito boa a explicação.
    Eu tenho a minha em casa da Blue Lavander, uma fazenda delas do Canadá. E também comprei um mel de lavanda que fica uma beleza como cobertura de sorvetes !!
    Abs.

  11. Cris setembro 23, 2009 às 2:01 pm #

    Oi Verena! Que sintonia! Estou com um post de lavanda também no forno hihihi, sou apaixonada por lavanda. Beijos!

  12. débora setembro 23, 2009 às 9:56 pm #

    oi flor! doce caseiro é tudo de bom né? brigadinha pela visita!!!! e suas receitinhas tão lindas e saborosaaaas! huummmmm

  13. Dani setembro 24, 2009 às 7:38 pm #

    É Verena, só precisa usar pouco, mas o sabor é garantido.
    Eu fiz aquela vez o brigadeiro e fez sucesso entre os corajosos que provaram…rs

    Bjs

Deixe uma resposta

