TangZhong Nutella Buns ou Pãezinhos recheados de Nutella

1 out

TangZhong Nutella Buns blog

Recipe in English

Pão recheado de Nutella…pão, chocolate…ai,ai…nem precisou de muito esforço para me deixar com muita vontade de experimentar! E como aqui em casa o chocolate é uma paixão coletiva ontem fiz essas maravilhas!
Não recheei todos com a Nutella, resolvi experimentar sem recheio para passar geléia (de amora da roça…que fiz outro dia!), manteiga, ricota caseira (posto logo, logo…), e mel!

Já acabaram! A receita rendeu 9 pãezinhos, não 10 como a original, mas tudo ótimo! Vale muito a pena, recheados ou não são maravilhosos! Já imagino com outros recheios: gorgonzola, queijo de cabra e geléia de figo, muçarela, vixi!!! Já estou com outra fornada crescendo! (Acabei de tirar a segunda fornada e meu pequeno já atacou um dos pãezinhos…ele amou! A seugunda rendeu 10 unidades…).

TangZhong (starter) blog

TangZhong é um tipo especial de biga ou starter,  também chamado de roux de água.  É uma misutra de farinha de trigo e água que deve ser levada à temperatura de 65ºC (fogão) para que ocorra a gelatinização do amido contido no trigo.  O resultado: um pão mais macio com textura mais elástica e que mantenha isso por mais tempo. É muito comum nas receitas de pão asiáticas.

O que achei foi que a casca ficou mais macia, aquele tipo de pão fofinho, uma delícia! Já usei uma receita de TangZhong para duas fornadas e ainda sobrou um pouquinho…

Quer saber mais? Dê uma olhadinha aqui.

A receita original vi aqui no lindo e delicioso blog Kochtopf.

Vamos anotar?

TangZhong Nutella Buns

TangZhong
50 g farinha de trigo
250 g água

Misture o trigo e a água muito bem até que não fique nenhuma bolotinha sobrando. Leve ao fogo médio mexendo sempre até que atinja a temperatura de 65ºC, aproximadamente 2-3 minutos.
Retire do fogo e cubra com plástico filme para não secar.  Deixe esfriar totalmente para usar.

Para usar o TangZhong retire a quantidade pedida na receita e leve à geladeira o restante.  Para usar novamente retire da geladeira e deixe chegar à temperatura ambiente. Diferentemente do Sourdough starter este tipo de fermento/biga não apura o sabor com o tempo. Desta forma é preferível que seja utilizado em até 3 dias.

Massa
300 g de farinha de trigo (pode precisar ajustar um pouco)
40 g de açúcar
8 g sal
15 g fermento fresco (usei 1 1/2 colher chá de fermento seco)
30 g ovo (bata um ovo médio e pese)
25 g de manteiga amolecida (usei sem sal)
90 g leite (usei leite e noutra fornada usei buttermilk)
90 g TangZhong (em temperatura ambiente)

Recheio
Nutella

Cobertura
o resto do ovo batido não utilizado misturado com uma colher de café de água

Modo de fazer:

Manual: Dissolva o fermento no leite.  Coloque os demais ingredientes numa tigela  e amasse ou bata com o gancho da batedeira em velocidade média por 4 minutos. Caso seja necessário ajuste o trigo ou a quantidade de líquido. Aumente a velocidade e amasse (ou bata) por mais 10 minutos até que a massa esteja macia e não grude mais nas laterais da tigela.

Deixe crescer numa tigela untada com óleo e coberta com filme PVC por aproximadamente 90 minutos ou até que dobre de volume.  Divida a massa em 10 porções de 65 gramas. Faça bolinhas e deixe descansar novamente por 10 minutos.

Amasse a bolinha de massa na palma da mão para liberar o gás.  Recheie com uma colher de sopa de Nutella e feche em forma de bola. Com uma tesoura faça 4 cortes como se fossem dedos.  Coloque numa assadeira forrada com papel vegetal e deixe crescer por 60 minutos, dê espaço entre cada um pois eles irão crescer. Pincele com o ovo+água e leve e salpique fatias de amêndoa (eu não tinha então não fiz).  Asse em forno pré-aquecido a 175ºC até que estejam dourados por cima e por baixo.

Máquina de fazer pão: unte a tigela da máquina com azeite ou manteiga derretida.  Dissolva o fermento no leite e coloque na tigela. Acrescente o trigo, açúcar, sal, ovo, manteiga, fermento e o TangZhong.  Ligue no ciclo massa (aproximadamente 1 1/2h) e deixe finalizar o ciclo.

TangZhong Nutella Buns (massa) blog
Retire a massa da tigela e divida a massa em 10 porções de 65 gramas. Faça bolinhas e deixe descansar novamente por 10 minutos.

Amasse a bolinha de massa na palma da mão para liberar o gás.  Recheie com uma colher de sopa de Nutella e feche em forma de bola. Com uma tesoura faça 4 cortes como se fossem dedos.  Coloque numa assadeira forrada com papel vegetal e deixe crescer por 60 minutos, dê espaço entre cada um pois eles irão crescer. Pincele com o ovo+água e leve e salpique fatias de amêndoa (eu não tinha então não fiz).  Asse em forno pré-aquecido a 175ºC até que estejam dourados por cima e por baixo.

Quando assados retire os pãezinhos da assadeira e deixe esfriar numa grade.  Espere amornar se aguentar!

Sugestão de recheio: ricota amassada com sal e nozes picadinhas; peanut butter; cocada mole… deve ficar uma loucura!!!

8 Respostas to “TangZhong Nutella Buns ou Pãezinhos recheados de Nutella”

  1. angela outubro 2, 2009 às 2:34 am #

    ficaram lindos, tambem fiquei imaginando com outros recheios…bjs

  2. Rachel Azevedo outubro 2, 2009 às 6:02 am #

    Verena, que coisa mais linda ficaram esses pãezinhos. Os cortes foram providenciais para que o recheio sobresaísse enchendo a boca da gente de água. Parabéns, ficaram lindos!!! Bjuss!!!

  3. zorra outubro 2, 2009 às 11:55 am #

    I’m glad you like the buns.

  4. Tânia Saj outubro 2, 2009 às 1:22 pm #

    Ao passear por esta cozinha eu sempre acabo aprendendo coisas novas e diferentes….esse TangZhong é uma das coisas que nunca ouvi falar….
    E suas sugestões de recheio….com certeza é de levar qualquer um a loucura!
    Beijinhos

  5. Fátima outubro 3, 2009 às 5:53 pm #

    Eu não conhecia esse tipo de biga Verena. Vou experimentar, pois os seus pães ficaram ótimos! beijos.

  6. Ameixinha outubro 3, 2009 às 6:21 pm #

    Li ontem a receita mas só comento hoje 🙂
    Tenho que comprar um termómetro para usar nas comidinhas… ainda não tenho. Gostei destes pães e do facto de poderem ser feitos na MFP 🙂

  7. Sarinha outubro 29, 2009 às 2:21 am #

    Verena, que pão lindo! Recheio de nutella!?!? perfeito!!!!

  8. Helena setembro 2, 2010 às 6:32 pm #

    Oi Verena,
    Acabei de fazer um. Ficou fantástico!
    Fiz o recheio de pimentão amarelo e vermelho (tiradas as peles no forno), azeitona verde e azeitona preta, rúcula, passas brancas e castanha-do-Pará.

    Obrigada pela receita!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: