Para comemorar o dia das crianças a escola do meu pequeno fez uma semana diferente, hoje eles tiveram um piquenique e deveriam ir vestidos com roupas divertidas. Como a proposta era partilhar o lanche com os coleguinhas resolvi fazer uma receita de Enroladinhos de Salsicha para ele levar. Primeiro porque adora cachoro-quente mas não dava para fazer por causa da meleca do molho e segundo porque quis mudar e mandar algo feito em casa que realmente alimentasse os pequenos.
Já tinha feito esta receita anteriormente e lembrei-me dela ao pensar na sugestão do cardápio. A receita é da Karina do Maria Carambola e os enroladinhos ficam muito saborosos além de fáceis de fazer! Obrigada pela receita Karina!
Como não tinha muita salsicha, comprei um pacote com 12 unidades fiz só meia receita e ainda sobrou massa… Daà inventei moda, fiz uns pasteizinhos recheados com blanquet de Peru e requeijão e também um pastel com recheio de gorgonzola. A massa é ótima e pode ser variado o recheio, só tome cuidado em fechar bem os pasteizinhos pois não fiz direito e vazou…
A receita inteira está aqui, eu fiz só metade, quantidades abaixo:
Enroladinhos de Salsicha
(meia receita)
Ingredientes da massa:
1/2 xÃcara de leite (usei um tiquinho mais)
250g de farinha de trigo (aproximadamente)
1/2 envelope de fermento biológico seco (para pão)
1 colher de sopa de açúcar
1 1/2 colheres de sopa de óleo
1 ovo
1/2 colher de sobremesa de sal
Recheio:
um pacote de salsicha com 12 unidades (cortadas na metade)
1 gema (para pincelar)
Modo de preparo
Com um garfo, misture o açúcar, o sal, o óleo, os ovos e o leite. Em outro recipiente, misture a farinha de trigo e o fermento. Aos poucos, vá juntando os ingredientes secos aos outros. Mexa com o garfo e se prepare para colocar a mão na massa.
Amasse, amasse, amasse e vá colocando farinha aos poucos, até soltar da mão. Transfira para uma superfÃcia limpa, seca e enfarinhada e sove bem. Coloque a massa em uma tigela e cubra com filme plástico ou um pano de prato limpo. Deixe descansar durante 40 minutos.
* Eu usei a máquina de fazer pão, coloquei os ingredientes na ordem acima e deixei batendo 10 minutos. Desliguei a máquina e deixei a massa descansar lá dentro por 40 minutos.
Enquanto isso, corte a salsicha ao meio e leve ao fogo em uma panela com água para ferver. Escorra e espere esfriar.
Com a ajuda de um rolo, abra a massa. Corte tiras de massa e enrole os salgadinhos, coloque em assadeira untada e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 30 minutos ou até ficar douradinho.
Dicas:
-
Não enrole muita massa nas salsichas, isto é, não dê mais de uma volta na salsicha, cobriu e pronto. Se colocar muita massa fica seco o salgadinho, já que não vai molho.
-
Na hora de assar, após pincelar a gema pode-se polvilhar orégano sobre os enroladinhos.
-
Quando já estiverem quase prontos jogue um pouco de queijo ralado em cima dos rolinhos e deixe dourar.
-
Dá para congelar após assados e frios. Deixe descongelar em temperatura ambiente e esquente no forno morno.
-
Caso queira salgadinhos menores corte a salsicha em três partes, como a Karina fez, assim ficam mais delicados.
O seu filhinho deve ter adorado e os coleguinhas também, toda criança gosta de cachorro quente né, eu que já deixei de ser criança há muuuuuuuuuito tempo adoro!
Nossa, salivei! Adoro salsicha e esse enroladinho está com uma cara ótima!! Também quero pro lanche de hoje…!!
Verena,
Sabe que faz um tempo que eu anotei esta receita da Karina mas ainda não fiz. As crianças vão adorar, mas eu não sou muito animada com salsichas, eles em compensação adoram.
bj,
C.
Garanto que as “tias” ficaram com vontade de beliscar o lanchinho das crianças. Todo mundo gosta, não é mesmo?
Bjs.
Meu lado criança está me dizendo para fazer estes “doguinhos”!
bjs
Adoro estes lanches salgados. As crianças devem ter adorado 🙂
Ficaram uma delicia, cá em casa gostamos muito.
bjsss
Não tem coisa que agrade mais os “baixinhos” que estes enroladinhos!
Ficaram muito fotogênicos os teus!!! Até eu que não sou tão baixinha quero um! hehe
Beijinhos, Vê
Verena, ce nao tem noção do sucesso q isso vai fazer por aqui, a Amanda ama salsicha, queria eu que ela tivesse algum valor nutricional!hehe Sonho de consumo!!
Vou fazer, vou fazer!
Menina, quantos anos tem o seu filhote, aqui ta impossivel, minha superbonder de 1 ano ta sinistra, agora nesse momento nem o baby einstein funciona, ta me olhando e chorando, xo ir! Ah e adorei o comentario no niver da Hannah, brigada! 😀
As receitas q me deu nao consegui colocar em pratica, tava atolada de coisas e de chocolate, mas vou fazer todas com calma, aos poucos, so nao sei como funciona pra aniversario, aqui o campo de guerra ta impiedoso!hehe
Beijocas em vc e em seu fofuxo!
Fazia tempo eu andava atrás de uma receita de enroladinho de salsicha…. amei! Vou fazer aqui em casa. beijos!
Eu já sou bem grandinha e ia gostar muito dessa festa… principalmente pelos enroladinhos de salsicha! hehe
Verena, esses enroladinhos são uma perdição na dieta. Adoro eles… e são sempre os primeiros na hora de comprar salgados. Os amiguinhos do seu filho e ele devem ter se regalado! Bjuss!!!
Oi querida, tudo bem? Também fiz esta receita durante a semana pra festinha da escola. As crianças adoram. No meu caso, também sobrou massa, mas congelei pra juntar à próxima. E desta vez também sovei na máquina de pão.. deixei lá e fui fazer outras coisas, ehehe. Bjos
Abelha, em casa cachorro-quente é sucesso na certa! Beijocas e ótimo final de semana, Verena
Nossa ficaram lindos, e certamente apetitosos.Esse sim caseirinho, massa boa, sem gordura vegetal hidrogenada. Pois meu filho está fazendo pós, trabalha e vai pra faculdade, quando ele chega em casa lá pelas tantas lhe pergunto:
-Filho, jantou se alimentou direitinho antes de ir pra Faculdade? e ele
-Ah mãe é muito corrido não tenho tempo, comà uns enroladinhos de salsicha.
Tá certo que ele adora, mas toda vez enroladinho?e é aquele bem fofo leia-se (muito gorduroso), se ainda fosse esse estaria tranquila, vou fazer essa sua massa, ainda bem que você colocou meia receita, e vou explicar-lhe a diferênça, e sei que não vai sobrar nada, meu filho é alucinado por salsicha, e todas aquelas tranqueiras que acompanham, catchup,muiiiiita mostarda …..affe!!!
bjss
Na minha época de escola, esse era meu lanche preferido da cantina, só que era um enrolado maior. Tudo bem, eu cresci, mas continuo amando enrolado de salsicha, acho que vou anotar essa receita para meu lanche no trabalho…rs
Bjs
Olá!!
Olha, gostaria de dizer, que fiz agorinha mesmo essa receita e ficou delicioso! Todos em casa adoraram… E além de tudo é super facil!!!!
OI,adorei a massa,pois estica bem,nao rasga.Muito facil de fazer,Aproveitem.
muito boa a receita 🙂
sem duvida irei fazer devem ser muito macios e apetitosos
q receita muito ruiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiin
q receita muito ruin