Penne com abobrinha, tomate cereja e tomilho-limão

23 out

Penne com abobrinha, tomate cereja e tomilho limão blog

Nem só de pães e sorvetes vive esta casa…e nos últimos tempos temos tentado diminuir o consumo de alguns alimentos que aumentam o nível do mau colesterol, além de proteínas de dífícil digestão.

Para aqueles que gostam da boa mesa é uma tarefa mais elaborada pensar em receitas que nutram o corpo e satisfaçam o paladar e os olhos e não usem muita gordura, muita proteína animal….  Somos bem carnívoros e uma refeição sem carne (ou afins) nos dava a impressão que alguma coisa havia sido esquecida na cozinha…

Mas ainda bem que somos adaptáveis e inteligentes, então pensei numa massa, muito apreciada pelos meus dois amores, e que ficasse especial.  O toque ficou por conta do tomilho-limão, uma erva muito perfumada e saborosa que comprei numa barraca orgânica na feira. Os legumes de ótima qualidade aliados à massa de grano duro e banhados com um azeite de oliva muito bom e sal do Himalaia compuseram esta pasta vegetariana nota 10.

Eu só conhecia tomilho seco e já havia lido alguns artigos e receitas que usavam a erva fresca, por isso não hesitei em comprar para experimentar. Está na janela da área de serviço há quase um mês e vai muito bem, obrigada!  Aos poucos vou experimentando quais ervas aromáticas vivem bem no nosso pouco iluminado lado do prédio…

O tomilho-limão tem um perfume muito bom e nos molhos, ensopados, bolos, pães e biscoitos dá um toque diferente.

O tomilho é nativo das encostas ensolaradas do Mediterrâneo, e as colinas da Grécia são cobertas pela erva. As abelhas adoram esta planta, que também produz um excelente mel. Seu uso data de cerca de 3000 AC, quando os Sumários usavam-no como anti-séptico. Já os Egípcios usavam o tomilho no processo de mumificação. Na Grécia antiga ele era espalhado pelo chão nos grandes banquetes para agir como um afrodisíaco, e também destilado no perfume feminino.
O nome tomilho vem da palavra grega thymus, que significa coragem. Os Gregos acreditavam que a erva proporcionava força e sabedoria. Nos tempos medievais, as mulheres costumavam costurar o tomilho nas capas dos cavaleiros como um sinal de bravura. Já os Romanos da antigüidade tinham por hábito banhar-se com o tomilho antes de irem às batalhas, enquanto que os antigos Escoceses tomavam uma bebida feita com a erva pelos mesmos motivos de bravura.
Na medicina o tomilho sempre foi utilizado por suas propriedades anti-sépticas, e na segunda guerra mundial os soldados tomavam seu óleo denominado thymol antes de irem às batalhas. Seus óleos voláteis ajudam principalmente na digestão de gorduras. Estes mesmos óleos pungentes fazem com que o tomilho seja útil no tratamento da asma, e também usados na aromaterapia e outras técnicas de cura para purificar ambientes contra energia negativa. (Fonte: Nutrição em Pauta)

Vamos ao modo de fazer?

Penne com abobrinha, tomate cereja e tomilho-limão

350g de penne = 2 pessoas famintas e ainda sobra um cadinho

Numa frigideira grande coloque um pouco de azeite e coloque duas abobrinhas italianas com casca cortadas em rodelas não muito finas (cerca de 3 a 4 milímetros). Deixe amolecer, não é para dourar nem fritar.  Retire e reserve. Na mesma frigideira coloque um dente de alho grande em fatias bem finas e deixe uns segundos, agregue 20 tomates cereja lavados inteiros.  Deixe começar a murchar os tomates e volte com as abobrinhas para pegar gosto.  Reserve.

Cozinhe numa panela com muita água e sal o penne até ficar al dente e depois escorra.  Misture 1 colher de sopa bem cheia de manteiga e mexa para envolver toda a massa.  Misture os legumes salteados, coloque azeite e sal do Himalaia (ou sal comum) e as folhinhas de tomilho-limão fresco (a gosto, usei as folhinhas de dois cabinhos) lavadas. Sirva imediatamente.

Dica: visite os links para maiores informações.

 

14 Respostas to “Penne com abobrinha, tomate cereja e tomilho-limão”

  1. Talita outubro 23, 2009 às 5:21 pm #

    QUe lindo!!! Amei esse prato, as cores… tudo!

  2. iliane outubro 23, 2009 às 6:34 pm #

    que maravilha de massa Vê…otima para o calor que já chegou..eu sempre compro tomilho fresco no ceagesp!!!alias..tem uma barraca de uma japonesa lá..que todos esses temperos que compramos secos..tem eles frescos..frescos. lá!..e.ela dá um show de esplicações sobre os assuntos..dá vontade de comprar tudo..tanta coisa linda.!!!.será que congelando eles fresquinhos na agua..digo..colocando as porções pequenas nas formas de gelo..fica legal?já fiz com mangericão..e fica bom…vou tentar..amei sua explicação sobre o tomilho!!bjus..li

  3. Gina outubro 23, 2009 às 6:43 pm #

    Com o tempo esquentando fica muito mais fácil evitar os alimentos calóricos. Aqui é que a “coisa” pega, porque temos frio até dezembro, pode?
    Mas hoje está um dia lindo, os passarinhos estão cantando e acabo de me lembrar que tem um sorvete maravilhoso no freezer, mas é dos mais saudáveis, tá?
    Bom final de semana!

  4. Noêmia outubro 23, 2009 às 8:16 pm #

    Oi, Verena!
    Tem uma indicação ao seu blog, lá no meu! Indico de coração, pois é o que eu sinto! Mas, se não tem o gosto por postá-lo, não me incomoda! A minha felicidade está completa, apenas lhe indicando!
    Um beijo!
    :o)

  5. Ameixinha outubro 23, 2009 às 10:24 pm #

    Adoro abobrinha e tenho tomilho limão num canteiro e tomates cereja noutro🙂
    Estão ambos lindos, tal como a tua massa!
    Adoro ervas aromáticas e o tomilho é das que mais me encanta. O cheirinho é muito bom!

  6. Heloisa outubro 23, 2009 às 10:48 pm #

    Verena,
    Prato decorativo e, com certeza, gostoso.
    Beijo.

  7. Silvia Arruda outubro 23, 2009 às 11:31 pm #

    A-DO-REI!
    Além das batatas, massas é comigo mesmo😉

  8. Karina Batista outubro 23, 2009 às 11:47 pm #

    Oi querida, tenho cultivado na pequena janela do apartamento um punhado de manjericão, hortelá e alecrim. No começo desta semana a Flávia Saad, colunista lá no do blog, me surpreendeu com um punhado de tomilho frequinho, de sua hortinha. Diferente de você, que pensa em pratos mais leves, usei para fazer costelinha de porco e batatas no forno. Mas sua receita está anotadíssima, e entra para a minha enorme lista de receitinhas a preparar, pois adoro abobrinha e amei o tomilho. Bjos

  9. Cris outubro 23, 2009 às 11:55 pm #

    Oi Verena! Eu gosto muito das explicações que você coloca com as receitas, sempre aprendo muito aqui. O prato ficou lindo, achei que você estivesse mesmo fazendo a dieta do sorvete🙂 just kidding… Bom final de semana para vocês. Bjs

  10. Carol outubro 24, 2009 às 1:07 am #

    Ve, faço talharin aqui em casa com molho de abobrinhas que é show. Acho que combinam muito bem com massa. Delicioso seu penne (uepa, essa frase saiu estranha, kkkk). Beijo grande e bom final de semana!

  11. Luciana Betenson outubro 24, 2009 às 2:24 pm #

    Ve, que delícia… eu faço com abobrinha e tomilho seco o zucchini carbonara do Jamie Oliver, também fica muito bom, mas queria expeirmentar este tomilho-limão fresco, deve ser ótimo😉

  12. Tiago Lopes outubro 25, 2009 às 1:01 pm #

    Excelente esta massa! Adoro pepinos!!

  13. Tânia Saj outubro 27, 2009 às 9:20 pm #

    Apesar de morar em “apertamento”, tenho na minha varanda um vaso com manjericão, coentro, hortelã, sálvia, alecrim, tomilho tradicional e tomilho limão. Uso muito este último em tempero de peixe e carne, e adorei a “aula”… nunca pensei em aromatizar pratos doces…
    Esta sua massa tá com uma aparência divina!!
    beijinhos

  14. carmencita outubro 31, 2009 às 10:25 pm #

    Nossa esse post foi dedicado a mim rsrs..estou com o LDL muito elevado, e estou mesmo evitando carnes e outras derivados animais pra baixar meu mal colesterol, já sabia de algumas propriedades do tomilho ,mas aqui foi mais esclarecedor, maravilhoso. Disse que a receita foi feita pra mim, pois além de gostosa, ótimo que serve bem 2 pessoas, que é exatamente a quantidade que faço por aqui. Vou experimentar, ví tomilho fresco no Pão de Açúcar vou lá buscar, estou na fase de massas. Bjss

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: