Bolo de ameixa e semente de papoulas

28 out

Bolo de ameixa com sementes de papoula blog

Marquei a receita para testar quando a Fer (Chucrute com Salsicha) publicou, o bolo de morangos estava lindo mas não achei morangos orgânicos e os do supermercado estavam muito sem graça.  Quando a Nina (Gourmandise) postou o bolo de mexerica e papoula me deu uma enorme vontade de experimentar.  Só que não tinha nem morangos nem mexerica…mas tinha uma bandeja de ameixas nacionais dando sopa na geladeira. E foram elas que estrelaram este bolo.

Adorei a idéia da Nina de juntar as sementes de papoula, ficam crocantes e dão um lindo efeito no bolo.  A minha forma retangular não tinha as medidas que a receita pedia, então usei também 3 forminhas de muffins e deu certinho. Olha que fofura ficou!

Aumentei um pouco a quantidade de açúcar pois achei muito pouco na receita original e ficou perfeito! Também não usei a noz moscada pois achei que não combinaria com as sementes de papoula e a ameixa.  Vou ter que fazer novamente com outra fruta para ver…oba!!!! Perfeito para uma xícara de café e uma deliciosa companhia! Fiz para a hora do lanche quando minha mãe esteve aqui da última vez, ela também adorou!!!

Bolo de ameixa e sementes de papoulas (adaptado daqui e daqui)

xíc. medidora=200ml

2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de açúcar super-fino [usei de confeiteiro]
2 ovos caipiras
1 xícara de
buttermilk
4 colheres de sopa de manteiga derretida
1 colher de chá de raspinhas da casca de um limão
1 xícara de ameixas nacionais frescas sem casca cortadas ao meio
2 1/2 colher de sopa de
açúcar demerara

1 colher de (sobremesa) de sementes de papoula

Pré-aqueça o forno em 205ºC. Unte e enfarinhe uma forma retangular funda de mais ou menos 30X20cm, ou uma forma de 20x25cm e três formas de muffins. Numa vasilha peneire a farinha, o fermento, o açúcar. Na batedeira coloque os ovos e bata bem até eles ficarem claros e espumosos. Junte o buttermilk, a manteiga derretida e as raspas da casca do limão. Bata bem. Desligue a batedeira e junte a mistura de farinha, mexendo com uma espátula ou colher de pau bem delicadamente, só para incorporar os ingredientes. Você não quer que o bolo fique duro.

Coloque a mistura na forma untada e enfarinhada, espalhando bem com uma espátula. Disponha as metades de ameixas sobre a massa, depois salpique o açúcar demerara. Leve ao forno e asse por uns 25 minutos ou até que passe no teste do palito.

A Fer escreve que a autora da receita, Tessa Kiros, recomenda que se use sempre frutas frescas: morangos, mirtilos, blueberry…A Nina já fez com morangos, uvas e também mexerica. Hum!!!!

17 Respostas to “Bolo de ameixa e semente de papoulas”

  1. Sarinha outubro 28, 2009 às 11:53 pm #

    Verena, adorei a descrição CCR!! Tb sou uma!

  2. Ameixinha outubro 29, 2009 às 12:17 am #

    Tenho que testar, guardei a receita da Fer quando ela publicou e também vi as variações da Nina. Super bom aspecto🙂 Adoro ameixas!

  3. Tânia Saj outubro 29, 2009 às 12:33 am #

    Verena…me diga onde vc encontra as sementes?
    Beijão

  4. Heloisa outubro 29, 2009 às 12:42 am #

    Verena,
    Pensei em experimentar, pois estou com morangos na geladeira. Mas depois lembrei que não tenho sementes de papoula. É fácil encontrá-las?
    Beijo.

  5. Verena outubro 29, 2009 às 1:48 pm #

    Meninas,
    comprei as sementes de Papoula ano passado e como comprei meio quilo ainda tenho…liguei para a empresa e eles informaram que não estão mais importando. O cultivo da papoula no Brasil está proibido por causa da produção do ópio e as sementes tem que vir de fora, o que aumenta o preço e dificulta a venda.
    Tentei procurar em algumas lojas virtuais mas está difícil mesmo. Podem omitir as sementes de papoula, o bolo fica delicioso do mesmo jeito!
    Beijos!

  6. Gina outubro 29, 2009 às 3:00 pm #

    Verena, fiz com morangos e gostei tanto que já repeti, mas na fila de postagem.
    Bjs.

  7. Margarida outubro 29, 2009 às 5:24 pm #

    Verena, esse bolinho está soberbo. Imagino o sabor das ameixas e o crocante das sementes.
    Humm… já comia uma fatia.
    beijinho

  8. angela outubro 29, 2009 às 9:55 pm #

    adorei!!!alem de lindo deve ser delicioso. bjs

  9. Cris outubro 30, 2009 às 12:10 am #

    Verena, agora levei um susto ahah e estou rindo aqui do meu lapso, eu li semente de papoulas e olhei a foto e pensei, perai, papoula grande e vermelha? aiiiiiiiiii acorda…. estou cansada acho. Ficou lindo!!!!

  10. Mari outubro 30, 2009 às 3:54 pm #

    Vê, minha flor, faz um tempão que eu procuro sementes de papoula, mas sei que vou ficar na vontade… já sabia que a venda delas foi proibida aqui no Brasil, e acho isso tudo um grande absurdo!!
    O bolo está lindíssimo e pretendo fazer com certeza (alias, pretendo fazer praticamente tudinho o que vc já postou… haja post e tempo, rsrsrs)!
    Saudade, viu?
    Super beijo,

    Mari

  11. Silvana Nunes outubro 30, 2009 às 5:33 pm #

    Na intenção de divulgar o meu trabalho, cheguei até aqui. Muito bom o seu espaço, gostei bastante. Certamente voltarei mais vezes. Aproveito para convidar a conhecer FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER…em http://www.silnunesprof.blogspot.com
    Se você gosta de histórias, garanto que vai gostar.
    Saudações Florestais !

  12. Fátima outubro 30, 2009 às 6:41 pm #

    Verena, esse bolo deve ter ficado soberbo, vou fazer sem as sementes, como você disse deve ficar muito gostoso também. Beijão amiga.

  13. carmencita outubro 31, 2009 às 10:13 pm #

    Deu uma vontadinha… Agora pra acompanhar o meu cházinho da tarde iria ser o must, boa idéia da forminha do muffins, sabe que noutro dia fiz uma receita que sobrou massa, sabe aqueles lances de usar a forma menor porque não queria um bolão pra rechear?e pensei, depois que assar o bolo quando for assar esse resto o fermento já agiu, e joguei fora o restinho, dâh…e mina imaginação? já saiu de férias?? Estou precisando comer alguma coisa doce, fico só imaginando dando uma mordida nesse bolo… e na ameixa então?, tô parecendo grávida já tô com desejo, Verena maga dos bolos!!Bjss

  14. Tatiana novembro 1, 2009 às 1:32 am #

    Que lindo!!!! Pena que as sementinhas sumiram do mapa!!!

  15. Nana novembro 2, 2009 às 2:39 pm #

    Amiga, boa receita para as festas de final do ano!
    Será que esse ano vou arriscar em fazer panetone hehehe acho que vou fazer seu bolinho🙂
    Bjsss

  16. Léia Silva novembro 2, 2009 às 4:17 pm #

    Exelente tua adaptaçao, muito diferente – gostei muito! Um abraço
    Léia

Trackbacks/Pingbacks

  1. Apple bread with sugar and cinnamon topping « Mangia che te fa bene - novembro 6, 2009

    […] e pronto! A receita original é do livro Apples for Jam, da Tessa Kiros, e como eu já havia feito outra receita dela e adorei, resolvi testar esta também.  Foi neste blog que vi e me […]

Deixe uma resposta

