Marquei a receita para testar quando a Fer (Chucrute com Salsicha) publicou, o bolo de morangos estava lindo mas não achei morangos orgânicos e os do supermercado estavam muito sem graça. Quando a Nina (Gourmandise) postou o bolo de mexerica e papoula me deu uma enorme vontade de experimentar. Só que não tinha nem morangos nem mexerica…mas tinha uma bandeja de ameixas nacionais dando sopa na geladeira. E foram elas que estrelaram este bolo.
Adorei a idéia da Nina de juntar as sementes de papoula, ficam crocantes e dão um lindo efeito no bolo. A minha forma retangular não tinha as medidas que a receita pedia, então usei também 3 forminhas de muffins e deu certinho. Olha que fofura ficou!
Aumentei um pouco a quantidade de açúcar pois achei muito pouco na receita original e ficou perfeito! Também não usei a noz moscada pois achei que não combinaria com as sementes de papoula e a ameixa. Vou ter que fazer novamente com outra fruta para ver…oba!!!! Perfeito para uma xícara de café e uma deliciosa companhia! Fiz para a hora do lanche quando minha mãe esteve aqui da última vez, ela também adorou!!!
Bolo de ameixa e sementes de papoulas (adaptado daqui e daqui)
xíc. medidora=200ml
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de açúcar super-fino [usei de confeiteiro]
2 ovos caipiras
1 xícara de buttermilk
4 colheres de sopa de manteiga derretida
1 colher de chá de raspinhas da casca de um limão
1 xícara de ameixas nacionais frescas sem casca cortadas ao meio
2 1/2 colher de sopa de açúcar demerara
1 colher de (sobremesa) de sementes de papoula
Pré-aqueça o forno em 205ºC. Unte e enfarinhe uma forma retangular funda de mais ou menos 30X20cm, ou uma forma de 20x25cm e três formas de muffins. Numa vasilha peneire a farinha, o fermento, o açúcar. Na batedeira coloque os ovos e bata bem até eles ficarem claros e espumosos. Junte o buttermilk, a manteiga derretida e as raspas da casca do limão. Bata bem. Desligue a batedeira e junte a mistura de farinha, mexendo com uma espátula ou colher de pau bem delicadamente, só para incorporar os ingredientes. Você não quer que o bolo fique duro.
Coloque a mistura na forma untada e enfarinhada, espalhando bem com uma espátula. Disponha as metades de ameixas sobre a massa, depois salpique o açúcar demerara. Leve ao forno e asse por uns 25 minutos ou até que passe no teste do palito.
A Fer escreve que a autora da receita, Tessa Kiros, recomenda que se use sempre frutas frescas: morangos, mirtilos, blueberry…A Nina já fez com morangos, uvas e também mexerica. Hum!!!!
Verena, adorei a descrição CCR!! Tb sou uma!
Tenho que testar, guardei a receita da Fer quando ela publicou e também vi as variações da Nina. Super bom aspecto 🙂 Adoro ameixas!
Verena…me diga onde vc encontra as sementes?
Beijão
Verena,
Pensei em experimentar, pois estou com morangos na geladeira. Mas depois lembrei que não tenho sementes de papoula. É fácil encontrá-las?
Beijo.
Meninas,
comprei as sementes de Papoula ano passado e como comprei meio quilo ainda tenho…liguei para a empresa e eles informaram que não estão mais importando. O cultivo da papoula no Brasil está proibido por causa da produção do ópio e as sementes tem que vir de fora, o que aumenta o preço e dificulta a venda.
Tentei procurar em algumas lojas virtuais mas está difícil mesmo. Podem omitir as sementes de papoula, o bolo fica delicioso do mesmo jeito!
Beijos!
Verena, fiz com morangos e gostei tanto que já repeti, mas na fila de postagem.
Bjs.
Verena, esse bolinho está soberbo. Imagino o sabor das ameixas e o crocante das sementes.
Humm… já comia uma fatia.
beijinho
adorei!!!alem de lindo deve ser delicioso. bjs
Verena, agora levei um susto ahah e estou rindo aqui do meu lapso, eu li semente de papoulas e olhei a foto e pensei, perai, papoula grande e vermelha? aiiiiiiiiii acorda…. estou cansada acho. Ficou lindo!!!!
Vê, minha flor, faz um tempão que eu procuro sementes de papoula, mas sei que vou ficar na vontade… já sabia que a venda delas foi proibida aqui no Brasil, e acho isso tudo um grande absurdo!!
O bolo está lindíssimo e pretendo fazer com certeza (alias, pretendo fazer praticamente tudinho o que vc já postou… haja post e tempo, rsrsrs)!
Saudade, viu?
Super beijo,
Mari
Na intenção de divulgar o meu trabalho, cheguei até aqui. Muito bom o seu espaço, gostei bastante. Certamente voltarei mais vezes. Aproveito para convidar a conhecer FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER…em http://www.silnunesprof.blogspot.com
Se você gosta de histórias, garanto que vai gostar.
Saudações Florestais !
Verena, esse bolo deve ter ficado soberbo, vou fazer sem as sementes, como você disse deve ficar muito gostoso também. Beijão amiga.
Deu uma vontadinha… Agora pra acompanhar o meu cházinho da tarde iria ser o must, boa idéia da forminha do muffins, sabe que noutro dia fiz uma receita que sobrou massa, sabe aqueles lances de usar a forma menor porque não queria um bolão pra rechear?e pensei, depois que assar o bolo quando for assar esse resto o fermento já agiu, e joguei fora o restinho, dâh…e mina imaginação? já saiu de férias?? Estou precisando comer alguma coisa doce, fico só imaginando dando uma mordida nesse bolo… e na ameixa então?, tô parecendo grávida já tô com desejo, Verena maga dos bolos!!Bjss
Que lindo!!!! Pena que as sementinhas sumiram do mapa!!!
Amiga, boa receita para as festas de final do ano!
Será que esse ano vou arriscar em fazer panetone hehehe acho que vou fazer seu bolinho 🙂
Bjsss
Exelente tua adaptaçao, muito diferente – gostei muito! Um abraço
Léia