Não são indispensáveis mas fazem a cabeça… parte I

3 nov

SiliconeZone mat

Tão logo fico sabendo que algum amigo ou amiga está fora do país corro a pensar em algo “de lá de fora” da minha lista gastronômica …desta última vez foi uma prima que mora na Austrália e vinha de férias…pesquisa daqui, compara preço daqui…vale a pena…pedi e ela trouxe alguns itens que há tempos estão na minha wish list.  Este é um deles…
Este tapete anti-aderente, feito de silicone, é uma beleza para assar biscoitos, barrinhas, focaccias (como esta da foto – receita aqui) e outras guloseimas. 
Feito de silicone super resistente ao calor, o tapetinho está disponível em vários tamanhos e possui marcas para que a pessoa possa cortar no diâmetro da forma que tiver.  Nas laterais há a marcação do tamanho em centímetros e inches (medida americana de comprimento) para facilitar a vida. Não precisa ser untado e depois de usado é só lavar com água morna e detergente. Deixar secar e voilá!  Substitui o papel vegetal (parchment paper) e dura anos e anos…

A primeira vez que li sobre esse acessório anti-aderente foi num blog de culinária americano e a dona do blog dizia que não trocava o tapetinho dela por nada desse mundo, que já tinha há anos e os cookies assados ali ficavam perfeitos.  Com o tempo fui prestando mais atenção e vários blogs de diversas nacionalidades trazem posts com o anti-aderente.  Procurei aqui no Brasil, achei sim, mas o preço não é bolinho….então pedi e saiu por menos da metade do valor cobrado nestas bandas de cá…

Só para vocês terem idéia, o primeiro que vi era feito na França e é o mais caro.  Mas há outras marcas disponíveis e o meu é americano mas comprado na Austrália.  Nesta loja há alguns modelos para vocês terem uma idéia da variedade (não é propaganda, viu?).

O que achei legal é que é reutilizável, anti-aderente, aguenta temperaturas que vão de –50º a 482ºC….e nas receitas que usei deu super certo!

Um senão foi uma receita de pão: o pão ficou lindo, mas de alguma forma a parte de baixo não ficou crocante…vou ter que testar novamente.

Não é indispensável mas se der para ter vale a pena, ok? Não estou de forma alguma fazendo apologia ao consumismo desenfreado…só dando uma dica que acho bem legal! Happy baking!

 

12 Respostas to “Não são indispensáveis mas fazem a cabeça… parte I”

  1. Mari novembro 3, 2009 às 3:59 pm #

    Vê, tá ai um ítem da minha “wish list” que ainda não tenho… risos. Uma pena aqui no Brasil quase não termos as maravilhas que encontramos no exterior, e quando se encontra, é tudo tão caro, não é mesmo?
    O tapetinho pode não ser essencial… mas q eu estou louca por um, ah se estou!
    Bjãooo,

    Mari

  2. Tatiana novembro 3, 2009 às 4:33 pm #

    Tô doida p/ comprar um desses mas vi por carca de 120,00 na Barra Doce, achei carinho…mas deve ser muito útil!!!

  3. Heloisa novembro 3, 2009 às 4:42 pm #

    Verena,
    Adorei saber sobre esse tapetinho. Nunca havia ouvido falar nele, que pelo visto é muito útil. Obrigada pela dica.
    Beijo.

  4. Ameixinha novembro 3, 2009 às 5:24 pm #

    Também queria um silpat mas aqui não encontro. Tenho visto em vários blogs estrangeiros e acho que devem ser mesmo super práticos🙂

  5. Lourdes Sabioni novembro 3, 2009 às 6:00 pm #

    Verena eu conheci o lindinho em 2007 quando fiz um curso no SENAC. Realmente o preço é um absurdo mas o lindinho é maravilhoso!!!
    Bjs

  6. iliane novembro 3, 2009 às 6:10 pm #

    amiga..amei o seu!!!tá lindo!!!tambem vi dele.. no (bara doce) e achei super caros..e já tinha visto em algumas revistas..,blogs…um dia eu compro um!!rsss..lindo..lindo o seu..bjus

  7. Carol novembro 3, 2009 às 6:49 pm #

    Toda vez que vou na Barra doce fico namorando o silplat….Tão lindo…mas ai vou sempre com tão pouco tempo ($$$$$) que nunca trago ele pra casa!! É excelente!! Mas um dia eu chego lá! Beijos

  8. Dani novembro 3, 2009 às 9:30 pm #

    Ta certinha vc, tem mesmo q aproveitar quando tem alguém q possa trazer essas maravilhas baratas pra cá. Eu comprei aquele simples azul, tem quebrado o galho, mas sei que esse outro é muito melhor, quando a conta bancária permitir eu troco…rs

    Bjs

  9. Luciana Betenson novembro 4, 2009 às 1:49 am #

    Lindinha, eu trouxe de viagem um destes mas ainda nao usei… to com do de cortar e ele nao cabe na minha forma grande… 🙂

  10. Tânia Saj novembro 4, 2009 às 10:50 pm #

    Ve…toda vez que vou nesta loja que vc mencionou, fico namorando….mas só flerte mesmo…hehe
    Quem sabe na próxima viagem eu consiga trazer a preços mais decentes….
    Beijinhos

  11. Nana novembro 5, 2009 às 1:47 am #

    Aqui é uma facada mesmo, dá até raiva!!!!
    Será que aceita encomenda na próxima visita ao Brasil???
    hehehe
    Bjsss Ve

  12. Marcos Camelo maio 14, 2010 às 9:49 pm #

    Muito útil esse “tapetinho” de silicone.
    A maioria das receitas de pãezinhos necessita de uma entrada de ar quente na base. Se você observar, os bandejas onde os pães são assados têm microfuros para que a base também asse.
    Aqui no Brasil estão lançando um papel antiaderente denominado Dover Assa + Leve. Já testei na minha forma de bolo e de pizza, assei um galetinho e cumpriu o que prometeu.

Deixe uma resposta

