Peanut Butter Cupcakes

16 nov

Peanut Butter Cupcake blog

Cupcakes no Canadá ou Estados Unidos e fairy cakes na Grã Bretanha, são esses lindos bolinhos individuais que tão pefeitamente enfeitam a vida!

No início do século 19 o nome cupcake era usado para designar duas coisas diferentes.  Antes da popularidade das formas de muffins, os bolos eram assados em tigelas de barro, ramekins ou tigelas de louça e assim surgiu o nome do bolinho, das xícaras em que eram feitos.  Hoje em dia qualquer bolinho que tenha o mesmo tamanho de uma xícara de chá é chamado de cupcake.  O nome “fairy cake” é uma descrição mais elegante e apropriada para uma festa de fadas.

O outro uso do nome cupcake é aquele em que os ingredientes do bolo são medidos pelo volume de uma xícara padrão ao invés de pesados.  (fonte: Wikipedia)

De certa forma eles me intimidavam, devo confessar, e demorei bastante para resolver ir para a cozinha fazer minha primeira receita destes lindos bolinhos.  Não sei por que, mas achava que não ficariam bonitos, que ficariam embatumados, enfim…pura bobagem. Até que ficou bonitinho, não? E a textura da massa? Gente, parece que estamos mordendo uma nuvem….e daí a cobertura toma conta e é só felicidade. Deixe seu cupcake fear de lado e corra a testar esta maravilha!

A receita é adaptada da Martha Stewart, já que eu não tinha as quantidades necessárias de manteiga de amendoim, tive que diminuir um tantinho, e a cobertura fiz da cachola mesmo.  Fiz para receber a minha mãe para um lanche da tarde, já que ela é fã de manteiga de amendoim. Não decepcionou…todos amaram!

Vamos lá:

Peanut Butter Cupcakes

(diz que rende 18, mas nas minhas forminhas só consegui 10)

xícara medidora 200ml

  • 3/4 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 170g de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
  • 1 1/3 xíc. de açúcar
  • 1/2 xíc. de manteiga de amendoim
  • 3 ovos grandes inteiros
  • 1/2 xícara de buttermilk *
  • 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
  • *Buttermilk: misture a 1/2 xícara de leite integral 1 colher de sobremesa de vinagre e aguarde 5 minutos para usar.

    • Pré-aqueça o forno a 200ºC.  Unte com manteiga as bordas formas de muffins e coloque dentro as forminhas de papel.
    • Misture numa tigela o trigo, fermento em pó, bicarbonato de sódio e sal, reserve.
    • Bata em outra tigela a manteiga e o açúcar até ficar um creme esbranquiçado.  Acrescente os ovos um a um, batendo após cada adição.
    • Diminua a velocidade da batedeira e junte os ingredientes secos e os líquidos em três etapas, alternando-os, finalizando com os secos.
    • Divida a massa nas forminhas enchendo somente 2/3 das mesmas.
    • Asse em forno a 180ºC até que passem no teste do palito.  Aguarde amornarem e retire as forminhas de alumínio, restando somente os cupcakes nas forminhas de papel. Deixe esfriarem numa grade para cobrir.

    Cobertura: foi suficiente para os 10 cupcakes.  Bata uma embalagem de 150g de cream cheese, 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro e 2 1/2 colheres (sopa) bem cheias de manteiga de amendoim. 

    Cubra os cupcakes somente na hora de servir.  Caso não vá consumir todos na mesma hora, deixe a cobertura na geladeira e retire alguns minutos antes de servir, cobrindo-os minutos antes de serem consumidos.  Os cupcakes sem cobertura duram mais.

    17 Respostas to “Peanut Butter Cupcakes”

    1. Maria novembro 16, 2009 às 3:03 pm #

      Ai Verena, acho que estou precisando de mais tempo na cozinha… Aguei vendo esse cupcake!! Vou pedir umas férias pra conseguir testar tanta coisa gostosa!

      Ah, e adorei a história! Não conhecia…

      Beijo e ótima semana!!

    2. Dani novembro 16, 2009 às 3:20 pm #

      Gostei da aula inicial, não sabia dessa história toda. Eu confesso que só consegui resultado positivo uma vez com uma receita da Cinara, das duas outras não correu nada bem. Acho que vou me arriscar novamente. Mas antes tomarei vergonha na cara em comprar as formas corretas para isso.

      Bjs

    3. iliane novembro 16, 2009 às 4:48 pm #

      adorei saber da historia..bem interessante!mas..interessante estão esses cupcakers!!!bela receita!!!gozado..faço tão pouco eles!!!!..e quando vejo um..fico louquinha para fazer!!!bjus querida..li

    4. angela novembro 16, 2009 às 7:10 pm #

      tambem quase não faço cup cakes, preciso fazer mais…lindos! bjs

    5. Fátima novembro 16, 2009 às 8:03 pm #

      Pois é, o blog da Verena também é cultural ! gostei de saber da historinha dos cupcakes. Assim como o seu que ficou lindo, já vi tantos outros, só que ainda não me aventurei a fazer, com essa sua receita quem sabe… Beijos amiga.

    6. Tatiana novembro 16, 2009 às 8:34 pm #

      Ve ficaram lindos!!! Me diz uma coisa, essa manteiga de amendoim é tipo o amendocrem? Uma vez me disseram que é menos doce… Meu marido é igual criança, louco por amendocrem kkkkkkkkk eu só deixo de vez em quando por causa da gordura….
      Mas fiquei com vontade de fazer essa receita!!!

    7. Mari novembro 16, 2009 às 8:34 pm #

      Vê, esses cupcakes ficaram maravilhosos!! Assim como a Maria, também estou precisando de mais tempo na cozinha… queria mesmo é que o dia tivesse 48horas, viu…. rsrsrsrs… não conhecia a história dos cupcakes, e amei!! Muito, muito interessante!
      Fiz ontem o sorvete de doce de leite, e em breve postarei no blog…. menina, foi de longe o sorvete mais delicioso que tomei na vida… só tenho que te agradecer por compartilhar aquela delícia conosco!!
      Bjo enorme,

      Mari

    8. rose novembro 16, 2009 às 8:39 pm #

      Menina, procurando por receitas de bolo de banana com farinha de rosca caí aqui.Que gostosura!!!!!
      Sou de flores e outros valores, tipo-sabores.
      Valeu.

    9. Ameixinha novembro 16, 2009 às 9:21 pm #

      Cupcakes são sempre lindos e essas coberturas com queijo-creme deixam-me louca de desejo 🙂
      Não gosto de manteiga de amendoim mas nunca experimentei usá-la em bolos. É capaz de ficar interessante!

    10. Silvia Arruda novembro 16, 2009 às 11:12 pm #

      Que vontade de dar uma mordida nesse cupcake! Além de lindo, parece estar delicioso! 😛

    11. Gina novembro 17, 2009 às 2:16 am #

      Verena, não sei o que aconteceu com meu comentário, deu uma pane aqui (panope, sabe?). Se tiver sido enviado um comentário pela metade, delete-o, please!
      Vejo que valeu a pena ter insistido nos cupcakes. Nunca experimentei manteiga de amendoim, mas tenho vontade de provar e estou com uma receita caseira, só tá faltando decisão…
      Acho que sou uma sortuda, porque nunca tive problema na confecção dos cupcakes. Fiquei fã à primeira mordida e já fiz muitas vezes, mesmo antes de ter o blog.
      Dia 18 publicarei um de morango, aguarde.
      Experimente outros sabores, agora que tomou coragem… rsrs!
      Bjs.

    12. Léia Silva novembro 17, 2009 às 8:03 am #

      Hummmmmmm, cupcakes é sempre bem vindo, também adoro!
      Nunca vi manteiga de amendoim pra comprar por aqui, confesso que fiquei com agua na boca, pois amo amendoim.
      Um grande abraço
      Léia

    13. Tânia Saj novembro 17, 2009 às 7:09 pm #

      Gostoso tenho certeza que está, pois vindo de você não tem erro…..agora, fala sério, quase mordi o monitor com a foto!! Linda
      Beijão querida!

    14. Eduardo Luz novembro 17, 2009 às 9:04 pm #

      Este pedacinho do bolo, ôpa, do cupcake entre a forma e a cobertura ficou um espetáculo. Inclua nesta categoria a foto, Verena!

    15. carmencita novembro 18, 2009 às 3:09 pm #

      Ai pare, sua torturadora!!!!
      Que coisa mais fôfa e linda, dá pra ver que a massa está fofíssima, e esse creminho, madre de Dios!!! Quem disse que os cupcakes sem coberturas duram mais, isso ai aqui em casa? brincou jamais vai sobrar nem migalha, adorei sua receita principalmente a cobertura “ô” cachola criativa.
      Sou louca por amendoim e seus derivados.
      Bjss

    16. Elen (dannah5) novembro 19, 2009 às 3:11 pm #

      Ai Verena, vc adora pasta de amendoim que nem eu! hehe Quase lambi a tela agora =p~~~~~~
      Desde pequena eu sempre fui doida por manteiga de amendoim, mesmo antes de provar, era amor a primeira vista, o problema eh q a bichinha eh cara, ainda mais importada!hehe
      Ai, vou testar o seu com certeza ( eu ia brincar dizendo com cerveja, mas vai que vc acredita q vou beber cerveja mesmo!hehe), to pra testar penut butter cookies tbm. Amendoim nunca eh demais, ne? hehe

      Beijocas em vc e no filhote!

    17. rose novembro 19, 2009 às 11:37 pm #

      Será um prazer.

    Deixe um comentário

