Pizza com massa de ervas frescas

20 nov

Cornmeal pizza dough with fresh herbs

Esta receita me chamou a atenção na hora, fiquei com água na boca para experimentar, ainda mais sendo pizza pontilhada de verdinhos!

Fiz no final de semana e rendeu bem, duas pizzas retangulares, aproximadamente 20cmx40cm cada e duas redondas pequenas de 20cm de diâmetro.  Usei uma retangular e uma redonda e congelei as outras duas já pré-assadas.  Na hora de fazer coloco direto do freezer para o forno numa forma com um fiozinho de azeite embaixo e o recheio que escolher.

A receita original é do lindo e delicioso blog da Lien, uma simpática holandesa amante da Itália.  Ficamos amigas através dos eventos do Bread Baking Day e sempre trocamos figurinhas.  Vale a pena dar uma chegadinha por lá, muitas das receitas têm tradução para o inglês e as fotos são de dar água na boca!

Pizza com fubá e ervas frescas

(para 4 pizzas redondas grandes)

580 g trigo

100 g fubá

1 1/2 colher (chá) sal

2 colhers (chá) de fermento seco para pão

5 colheres (sopa) de azeite

360-400 g água morna

10 g ervas frescas (usei manjericão, tomilho, hortelã e orégano) cortadinhas

Numa tigela grande coloque as farinhas, sal e fermento e misture bem.  Adicione o azeite e incorpore.

Junte as ervas e vá adicionando água para sovar até que a massa fique elástica.

Coloque numa tigela untada com azeite, cubra com plástico filme e deixe crescer por  45-60 minutos até que dobre de volume.

Divida a massa em quatro ou na quantidade que quiser.  Abra com rolo ou com as mãos, eu usei o rolo.

Unte um pouco as formas e disponha as massas abertas e deixe “relaxar” um pouco. 

Leve para pré-assar.  Em forno médio para baixo até que a massa comece a endurecer. 

Retire do forno e coloque o recheio que for do seu gosto.  Uma das que fiz foi de peito de peru defumado, azeitonas pretas, cebola e orégano com muçarela.  A outra foi de fatias finas de abobrinha italiana com casca com alho também fatiado finamente, orégano e muçarela.

Asse em forno quente ou numa pedra de pizza até que o queijo derreta e a parte de baixo da pizza esteja dourada.

Delícia!!!

14 Respostas to “Pizza com massa de ervas frescas”

  1. Daniele novembro 20, 2009 às 2:29 am #

    Ola Verena,

    Adoro pizzas feitas em casa. Além do ritual de fazer a massa, tem ainda o preparo do recheio q varia de acordo com a criatividade de cada um. Achei as suas bem interessantes. Confesso q não conhecia a massa com fubá. Parabéns pelo blog ! Quero seguir sua receitas. Aproveite e conheça o meu tbém!

    Bj,
    Dani

  2. thecookieshop novembro 20, 2009 às 3:30 pm #

    Quer me ver feliz é me dar um pedaço de pizza de abobrinha…. Estou babando na tela!
    bj
    Paula

  3. Gina novembro 20, 2009 às 5:27 pm #

    A foto da fatia ficou me convidando, mas preciso resistir à tentação. Vem aí a temporada de extravagâncias…
    Gosto de fazer pizza e quando faço, a turminha de casa agradece, mas a consciência não está deixando, com 3 adultos tentanto comer de modo equilibrado. Mas sua pizza vegetariana com abobrinha ficou uma maravilha!
    Bjs.

  4. Ameixinha novembro 20, 2009 às 11:16 pm #

    Adoro pizzas caseiras, aliás, não como outras🙂 Abobrinha fica super bem na pizza, muito bom!!!

  5. Mari novembro 21, 2009 às 12:53 am #

    Vê, quer me ver sentir fome e ter vontade de correr para a cozinha, é só abrir a tela do teu blog na minha frente… que maravilha de pizza!! Além de linda, tenho certeza de que é uma delicia!! Sou apaixonada por pizza!!
    Amanhã vou testar outro sorvete teu, o de banana assada…. aiaiai, nao vejo a hora… rs
    Bjo enorme

    Mari

  6. valentinajacome novembro 22, 2009 às 3:37 am #

    Nossa Ver,esta foto desta pizza esta me deixando salivando.Ficou show.vou usar este topping na minha massa caseira.

  7. Heloisa novembro 23, 2009 às 3:21 am #

    Verena,
    Que delícia !
    Dá vontade de experimentar na hora.
    Querida amiga, muito obrigada pelo comentário carinhoso que deixou no meu blog, por conta do meu aniversário.
    Beijo.

  8. Dani novembro 23, 2009 às 3:57 pm #

    Eu prefiro massas assim, com tempero, completam bem a refeição. Esse recheio então? nossa, ta quase na hora do almoço e eu vendo comida e passando vontade.

    Bjs

  9. Léia Silva novembro 23, 2009 às 6:30 pm #

    Oi Verena, me deu agua na boca esta tua receita, muito diferente – amei!
    Bjos
    Léia

  10. Luna novembro 24, 2009 às 4:31 pm #

    Verena, adorei! Preciso fazer essa pizza! E com abobrinha, então!😀

  11. Fátima novembro 24, 2009 às 7:50 pm #

    Verena, massa de pizza com fubá nunca comi. Vou fazer, pois parece saborossísima!!! beijos.

  12. angela novembro 25, 2009 às 9:44 pm #

    demais!!! bjs

  13. Tânia Saj novembro 26, 2009 às 12:51 am #

    Salivei ao ver a foto da sua pizza!!! Linda !
    beijão querida!

  14. Eliana Lima novembro 30, 2009 às 9:26 am #

    Olá Verena
    Obrigada pela visita!
    Suas tulipas ficaram ótimas. Tem certeza que são as primeiras? rsrsrs
    Sim, eu pintei os palitos de churrasco.
    O post onde você comentou foi minha 1ª tentativa de fazer tulipas. Recentemente, fiz outras que ficaram bem mais apresentáveis.
    Uma excelente semana p/ você.
    bjoooo
    Eliana

Deixe uma resposta

