Buquê

24 nov

Buquê blog

Estou começando a me aventurar pelas terras da costura…ainda não tenho a minha máquina, o que dificulta um pouco…

Fico impressionada com a criatividade e capacidade de algumas pessoas de moldar o tecido e inventar moda, como este buquê de tulipas.  Não estão perfeitas, mas achei que formam um lindo conjunto. Uma ótima pedida para as lembrancinhas de final de ano! E duram para sempre!

Tulipa blog

Ah, o pão? É de centeio com alcarávia, achei que ficou tão garboso que resolvi juntar as flores na foto.

Pão de centeio com alcarávia (na MPF)

xícara medidora de 200ml

3/4 xícara de leite integral

1 ovo caipira

2 colheres (sopa) de óleo de milho

2 xícaras de trigo branco

1 xícara de centeio

1 colher (chá) de sal

1 colher (sopa) de mel

2 colheres (chá) de fermento biológico seco

1 1/2 colheres (chá) de alcarávia

Unte a cuba da máquina de fazer pão com azeite ou manteiga e coloque os ingredientes na ordem acima.  Ajuste para o ciclo Massa e deixe acabar o ciclo.  Retire a massa da cuba e disponha numa forma de bolo inglês untada com manteiga. Faça uns cortes na superfície da massa e leve para descansar e dobrar de volume em local protegido de vento, cubra com um pano de prato (eu deixo dentro do forno desligado com a luz acesa).

Pré-aqueça o forno a 200ºC e leve para assar o pão.  Deixe nesta temperatura por 10 minutos e depois abaixe para 180ºC até que esteja dourado e ao bater com os nós dos dedos na parte de baixo faça um som oco.

Retire da forma e deixe esfriar numa grade.

14 Respostas to “Buquê”

  1. Sarinha novembro 24, 2009 às 6:43 pm #

    Querida, vc está mto arteira!!! Adoreiiiiiiii…continue na terra da costura!!! O buque ficou lindo demais e o pão tb!!!

    Bjos

  2. iliane novembro 24, 2009 às 8:10 pm #

    amiga..que lindas ficaram as suas flores..parabens…e..esse pão?muito boa receita..bjus

  3. Flor de Sal novembro 24, 2009 às 9:18 pm #

    Eu cá acho essas tulipas Hiper, mega fofas! Lindas!

  4. Heloisa novembro 24, 2009 às 11:18 pm #

    Verena,
    As flores estão um mimo.
    Quanto ao pnao, preciso saber o que é alcarávia. Juro que é a primeira vez que ouço falar nisso.
    Não dá para fazer a receita toda na MFP?
    Beijo.

  5. Verena novembro 25, 2009 às 1:07 am #

    Helô,
    obrigada, querida! A alcarávia é uma semente muito parecida com a erva-doce, tanto que em alguns lugares as pessoas confundem, mas seu sabor é diferente, acho bem mais suave e gostoso, mas isso é minha opinião.
    Comprei as sementinhas numa banca de temperos no Mercado Municipal em São Paulo. Eu adoro usar nos pães, mas também vai muito bem em biscoitos, pretzel e em saladas, inclusive uma de beterraba cozida com molho de iogurte e alcarávia…!
    Ah, o pão pode ser feito na MPF sim, eu é que gosto de assar no forno!
    Beijos!

  6. Maria novembro 25, 2009 às 3:25 am #

    Que graça esse buquê, Verena! Realmente uma ótima pedida para o final de ano.
    Aqui em Vitória estouando me aventurando também, não na costura mas em lembrancinhas comestíveis. Uma amiga insistiu em fazer pro meu aniversário e cá estamos, nas finalizações. Postarei ainda esta semana!

    Grande beijo pra amiga mais que talentosa!

  7. Elen (dannah5) novembro 25, 2009 às 2:03 pm #

    Verena, que lindas as flores e que belo pao!!
    Menina vc eh bombril, hein, 1001 utilidades!

    Aqui to querendo aprender a costurar mas nao sei nao, queria fazer um avental com um desenho lindo que achei em homenagem a minha vovó que faleceu, mas tenho medo de fazer mal feito! 😦 hehe
    Parabens, vc realmente esta afiada, cheia de talentos!

    beijocas

  8. Dani novembro 25, 2009 às 8:40 pm #

    Mais uma se rendendo aos tecidos e a costura.

    Gostei das flores. Gosto de decoração assim, que dure e que seja feita a mão.

    Bjs

  9. angela novembro 25, 2009 às 9:43 pm #

    tudo lindo, flores e pão! bjs

  10. Tânia Saj novembro 26, 2009 às 12:54 am #

    Vê…..Que fofas as suas tulipas!!! Estas podemos chamar de 100% manuais, cheia de energias boas.
    Adorei o pão de centeio com alcarávia!! Também sou fã desta especiaria.
    Beijãooo

  11. carmencita novembro 26, 2009 às 2:37 am #

    Menina talentosa!!, esse buquê está um mimo uma delicadeza esse tecido floral tudo a ver. Você está de parabéns, eu dou valor incrível para esses trabalhos manuais, cheios de detalhes e que exige muita habilidade e paciência, amei. Feliz de quem ganhar.
    Sabe que tinha uma receita que queria fazer, mas sou daquelas “chatas” como diz minha mãe se falta um ingrediente, já acho que vai mudar o gosto do prato e era a tal alcarávia, fui em vários supermercados e procurava na seção dos imported que nada, não achei, ví no dicionário como era, mas como não achei pra comprar e pensando que talvez sem a tal especiaria modificaria o sabor do prato desistí, mas agora fiquei mais animadinha, com a explicação que vc deu pra Helô.
    Quem sabe compro a alcarávia dessa vez faço esse pão que deve ser delicioso, e ainda faço minha receitinha. Viu só que prestação de serviço você me fez. Beijinhos.

  12. Léia Silva novembro 26, 2009 às 1:45 pm #

    Ja’ vi que teu dom nao é so’ na cozinha! Lindas tulipas e o pao é show!
    Um abraço
    Léia

  13. Ameixinha novembro 27, 2009 às 4:06 pm #

    Vou fazer… o pão porque não tenho jeito para as flores 🙂
    Tenho sementes de alcaravia para usar e esta receita veio em boa hora!!!

  14. Eliana Lima novembro 30, 2009 às 9:29 am #

    Comentei no post errado. rsrs Consider-o aqui.
    bjooo
    Eliana

Deixe um comentário

