Sorvete de manga com pralinê de amêndoas e casquinha de laranja cristalizada

2 dez

Sorvete de manga com pralinê de amêndoas e laranja cristalizada blog

Aproveitei que as mangas estão em alta temporada, preços bons e os frutos em todo seu esplendor.  Comprei três tipos diferentes na empolgação: Tommy, Espada e Palmer. E o que fazer com tanta manga? Sorvete!!!!

Com esse calor nada melhor para refrescar…mas desta vez resolvi dar um up na receita e fiz um pralinê com amêndoas laminadas e casquinhas de laranja cristalizada. Ficou uma loucura de tão bom! O pralinê rendeu bem, coloquei um pouco no sorvete e na hora de servir também polvilhei em cima. Ainda sobrou e já separei algumas receitas para usar….

Pralinê de amêndoas com laranja cristalizada blog

O legal deste pralinê é que não fica enjoativo, como vai suco de limão e a casquinha da laranja fica um sabor muito especial!

Sorvete de manga com pralinê de amêndoas e casquinha de laranja cristalizada

Para o sorvete: no liquidificador bata a polpa de uma manga tommy, uma manga espada e uma manga palmer com uma lata de creme de leite e 6 colheres (sopa) de açúcar.  Coe para retirar os fiapinhos das mangas.  Leve para a geladeira por uma hora e depois coloque na sorveteira.  Quando perceber que o sorvete está quase no ponto acrescente 3 colheres (sopa) bem cheias do pralinê e deixe acabar o processo. Leve ao freezer num recipiente próprio para sorvete por mais ou menos 1 hora para firmar.

Casquinha de laranja cristalizada: usei a casca cortada em tirinhas de 8 tangerinas, sem a parte branca e escaldei em água fervente duas vezes.  Fiz uma calda com 1 1/2 copo de água para 3 de açúcar e deixei as tirinhas por uns 15/20 minutos em fogo baixo.  Tirei com uma escumadeira e deixei escorrer numa peneira.  Coloquei as tirinhas para secar numa assadeira forrada com papel vegetal e guardei a calda para usar em outras receitas. Guarde as tirinhas já secas num vidro esterilizado.

Pralinê: numa panela no fogo baixo coloque 160g de açúcar e 130ml de água filtrada.  Mexa bem para que derreta o açúcar.  Junte o suco coado de um limão e deixe no fogo até que a calda fique com a cor de caramelo claro.  Incorpore 3/4 xícara de amêndoas laminadas e 1/3 xícara das casquinhas de laranja cristalizada em pedacinhos e despeje imediatamente numa assadeira forrada com papel vegetal.  Espalhe bem para que fique uma camada fina. Deixe esfriar, irá endurecer. Quebre com um cutelo ou faca em pedaços pequenos e se desejar leve ao processador para que fique uma farinha grossa. Guarde num vidro. (receita do pralinê adaptada do livro “A Grande Cozinha: Sorvetes e Sorbets”, da Abril Coleções)

12 Respostas to “Sorvete de manga com pralinê de amêndoas e casquinha de laranja cristalizada”

  1. Tânia Saj dezembro 2, 2009 às 6:39 pm #

    Uma combinação só de coisas gostosas….não tem como não ficar bom….
    Arrasou amiga….que delícia!
    Beijinhos

  2. Ameixinha dezembro 2, 2009 às 7:15 pm #

    Que delícia 🙂 3 receitas numa só!

  3. Tatiana dezembro 2, 2009 às 9:20 pm #

    Eu não sei se gosto mais do dorvete ou do pralinê… ô dúvida!!!

  4. Carol dezembro 2, 2009 às 9:21 pm #

    Ai, assim não dá né amiga. Está um calor do cão aqui, acabei de jantar..Uma tacinha dessas seria tudo. Adoro manga. Beijão Ve.

  5. Gina dezembro 2, 2009 às 11:47 pm #

    O sorvete com o pralinê deve ter ficado divino. Acho que o próximo sorvete será de manga! Ainda tenho mais de 1 litro de sorvete de amora.
    Bjs.

  6. Dani dezembro 3, 2009 às 9:53 am #

    Ai ai ai que coisa isso!

    Manga é uma fruta adorada, e amêndoas junto deve ficar divino.

    Esse pralinê me deixou aguada, deve coroar muito bem qq sorvete.

    Bjs

  7. Anthony dezembro 3, 2009 às 12:59 pm #

    Test

  8. Eliana Lima dezembro 3, 2009 às 2:30 pm #

    Oi Verena (gosto muito do seu nome…)
    Td bem?
    Agora entendi pq comento sempre no post errado. No WordPress o campo p/ comments é em cima e no Blogger embaixo. rsrs Só eu mesma.
    Mas isso parece uma delíciaaaaaa!!! Ai minha diet… Sou uma verdadeira formiga. rsrsrs
    Bem, as tulipas. As folhas são de feltro sim pq não consegui costurá-las em tecido. Eu colei no palitinho de churrasco.
    Foram as únicas adaptações ao PAP da Júnia Isabel (veja aqui http://picasaweb.google.com/juniaizabel4/MeuPapDe3Tulipas#). O resto é tudo igual.
    Bom restante de semana.
    bjoooo

  9. Claudia dezembro 3, 2009 às 8:11 pm #

    Verena,

    se eu tivesse um monte de mangas aqui, agora, eu comeria todas até cair, ando com uma vontade de comer mangas boas mas não acho manga muito boa por aqui e elas custam os olhos da cara. Mas sempre fui louca por sorvete de manga, era meu favorito no Mil Frutas, conhece o Mil Frutas? tão bom.

    Bj,

    C.

  10. carmencita dezembro 3, 2009 às 9:06 pm #

    Vim te visitar sua torturadora oficial, minha fruta predileta é manga, e você compra logo de cara as 3 melhores que existe, e o que fazer com tanta manga, aí foi a 1ª sessão de tortura,
    2ª sessão depois o sorvete, e esse pralinê, dá vontade pegar esse torrão do jeito que tá aí antes de quebrar com o cutelo, e ficar chupando/mordendo assistindo um DVD,3ª sessão casquinha de laranja cristalizada? eu amo isso. Incrível vc faz tudo que eu gosto, sabendo que estou de dieta e eu venho aqui porque sou uma sofredora, agora fico imaginando a delícia que ficou tudo isso junto. Temos que dar um jeito de vc levar um gelados desse no próximo encontro, olha só eu querendo muuuuuuuuuuito, rsrs Bjss

  11. Cris dezembro 3, 2009 às 10:29 pm #

    Oi Verena! Tudo bem? Quanta coisa boa aqui! Adorei suas artes em tecido, estão lindas! E seus doces, como sempre arrasando… beijos!

  12. eduluz dezembro 5, 2009 às 8:31 pm #

    Mais um excelente!!
    Tira uma dúvida: você prefere fazer sorvete com creme de leite (fresco ou de lata?) ou nata?
    Acontece que eu ganhei uma máquina italiana e lá no livro deles só citam as natas. Fiz um e achei muito gorduroso!! haha
    Bom final de semana.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: