Tomate seco fácil, fácil e Natal em casa, parte III

8 dez

Tomate seco fácil

Na correria do dia a dia não dá tempo de fazer em casa tudo que a gente gosta, infelizmente muitas vezes somos obrigados a comprar alguns produtos alimentícios já prontos para o consumo…pena…quase sempre são mais caros e contém conservantes e outros “antes” que sabidamente não nos fazem bem.

Já tinha feito tomate seco antes, mas a receita é demorada e sinceramente não tinha ficado muito satisfeita…outro dia achei uma outra receita  no blog Paladares da Isa, que se intitula “Tomate seco fácil” e resolvi tentar novamente…!

Muito, muito gostoso e fácil de fazer.  Além do custo ser muito mais baixo do que o produto comprado em supermercados ou delicatessens.  Para os belisquetes de final de ano são uma opção festiva e muito gostosa!  Usei na pizza, no macarrão, em saladas, e com torradinhas também fica uma delícia!

Que tal presentear neste Natal com tomates secos feitos por você?

Pizza de abobrinha com tomate seco

Pizza feita em casa de abobrinhas com tomates secos

Tomate seco fácil (adaptado ligeiramente daqui)

tomates maduros
vinagre de arroz
sal
açúcar
azeite
alho em fatias finas

alecrim seco

Lave bem os tomates e limpe-os de seguida com papel absorvente.  Corte ao meio e retire as sementes.
Coloque as metades limpas num recipiente (que vá ao microondas) viradas para cima (a pele fica para baixo).
Polvilhe com uma pitada de açúcar, sal e borrife com o vinagre (é só borrifar e não temperar).
Leve ao microondas por 25 minutos no total, sendo que, a cada 5 minutos se retira a água acumulada. Cuidado para não se queimar pois estará muito quente.
Leve ao forno a 200º por +/- meia hora para acabar de secar a pele do tomate. Tive que deixar um pouco mais de tempo para secar melhor, no total ficou quase uma hora no forno.
Retire do forno e deixe esfriar por completo.
Esterilizar um vidro e tampa com água fervente, colocar as metades dos tomates seco, os alhos fatiados finamente e o alecrim seco.
Cubra com azeite e tampe. Guarde em local fresco e ao abrigo de luz.  Após aberto guarde na geladeira.

A quantidade de tomate vai variar de acordo com o que tiver em mãos. Não esqueça de colocar um rótulo com a data de fabricação.

Gingerbread man

Este gingerbread man foi outra brincadeira de costura que fiz para enfeitar nossa árvore de Natal.

8 Respostas to “Tomate seco fácil, fácil e Natal em casa, parte III”

  1. Tânia Saj dezembro 8, 2009 às 1:45 pm #

    Vê….nunca fiz no microondas. Gostei da receita.
    Ah, seu Gingerbread dá vontade de dar uma mordida!!! Lindinho!
    Beijos

  2. Mari dezembro 8, 2009 às 2:02 pm #

    Vê, quanta coisa linda e deliciosa você tem feito!! Esse tomate seco ficou fabuloso… o bolo abaixo então, meu Deus… vc me mata!! =P
    E a arte que você tem aprontado com as agulhas? Ahhh, quanta coisa linda… fico um tempinho sem aparecer, e quando apareço, fico cada vez mais maravilhada com teu blog!!
    Ainda não consegui fazer o sorvete de banana assada (toda vez que vou pegar as bananas, a Isa chegou antes de mim… vamos ver se esse final de semana consigo ganhar dela, kkkk), mas sinceramente, acho que vou priorizar o bolo de chocolate abaixo.. fiquei babando na casquinha dele!
    Bjão,

    Mari

  3. Vinni dezembro 8, 2009 às 2:35 pm #

    Minha querida terapeuta!!
    Que saudádocê e de sua cozinha…hummm e quantos quitutes, hein?!!:D
    Vc tá muito prendada, viu Vê!! O bonequin fico a côss mah linda…amei!!
    Agora…jura?? Microondas para tomate seco?!! Tô achando isso tudo muito bom…:D
    Ainda bem q aprendeu, fez e nos ensinou…tá?!
    Um bejim procê!

  4. Ameixinha dezembro 8, 2009 às 4:50 pm #

    Adoro tomate seco e só não fiz em casa porque não tenho tomates e teria que comprar. Acho que no final, iria ficar do mesmo preço que os que compro conservados em azeite. Mas é sempre bom ficar com a receita 🙂

  5. Isa Lourenço dezembro 9, 2009 às 7:40 am #

    Bom dia Verena!!!

    Obrigada pela visita e pelo comentário!!
    Fico muito contente que tenha gostado e aprovado!!!!
    Adorei conhecer o seu blog!!

    Bjos
    Isa Lourenço

  6. iliane dezembro 9, 2009 às 4:01 pm #

    amiga..sempre faço tomate seco em casa..mas..numca fiz no microondas..adorei a ideia..os seus estão lindos..vou tentar fazer no micro..bjus..ah…a chuva não me levou..rsss

  7. carmencita dezembro 13, 2009 às 1:59 pm #

    Nossa, tou passada com essa receita, já tinha desistido de fazer tomates secos pelo trabalho que dá, e já tinha me convencido é caro tá, mas vale o “custo benefício”, mas essa receita rápida assim?
    No micro????
    Amiga… isso é presente de Natal pra mim podes crer, não sossego enquanto não fizer.
    E que significa essa pizza de abobrinha com o tomate seco?
    Dose dupla de afronta ao meu estomago, te juro tenho uns tomates debora que estão vermelhinhos até meio pesados me pedindo pra fazer um molho, que estava pensando em fazer, mas acho que vou fazer uma mudança de última hora e testar esse tomate sêco.
    Não sei se já te falei mas pizza de abobrinha foi a mais gostosa que já comí até hoje, e olhe que não tinha um tomatinho dilícia.
    Fiquei tão sem rumo com essa gostosura que até o gingerman de feltro me deu água na boca , pirei.kkkkkkkkkkBjs

  8. Gasparzinha janeiro 10, 2010 às 2:56 pm #

    Gostando tanto como eu gosto de tomate seco, tb o faço em casa. Quando acaba, sai logo outra rodada. 🙂

Deixe uma resposta

