“Brioche” na MPF

17 dez

Brioche na MPF blog

Não é novidade por aqui que pães são uma paixão e os brioches me encantam! Há tempos queria testar uma receita caseira, então selecionei uma que não fosse muito trabalhosa e também que não abusasse da manteiga, já que temos que ir devagar com gorduras…

Para os puristas isto não é um brioche, mas achei que ficou muito saboroso, fofo, bonito e melhor ainda, feito por mim, ou melhor, pela MPF e por mim!

Adorei o resultado e certamente farei novamente! Experimentei na forma de bolo inglês e também em forminhas de alumínio para muffins.  Só não consegui que as bolinhas em cima dos pequenos ficassem…no final a massa cresceu e se juntou.  Da próxima vez vou tentar modelar melhor para ficar com mais cara de brioche.

A receita é daqui, e fiz algumas adaptações:

“Brioche” na MPF

xícara medidora 200ml

Rendimento: um pão médio e 5 pequenos (vide foto)

  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco
  • 500g de trigo branco
  • 75g de açúcar cristal (usei refinado)
  • 1 sachê de açúcar baunilhado ou 1/4 colher (chá) de extrato de baunilha (não usei)
  • 60g de manteiga sem sal em quadradinhos pequenos
  • 1 colher (sopa) de sal (acrescente em momentos diferentes o açúcar e fermento para não ficarem perto do sal na tigela)
  • 2 ovos grandes ou 3 médios (levemente batidos)
  • 1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira ou rum _ misturada nos ovos
  • leite suficiente para chegar aos 340ml num recipiente medidor já com os ovos batidos e a água de laranjeira*

*Entendeu? Coloque os ovos levemente batidos e a água de laranjeira numa jarra medidora e complete com leite até chegar a 340ml no total.

Coloque na ordem acima na cuba da MPF untada com azeite ou manteiga.  Ciclo pão básico branco, crosta clara.  Vai crescer bem.

Eu fiz no ciclo massa, depois coloquei uma parte da massa na forma de bolo inglês untada com manteiga e nas 5 forminhas de muffin também untadas com manteiga, deixei crescer 45 minutos e assei em forno médio até dourar. Para dar o tchan sobre o pão passei uma mistura de gema e água (eggwash) com pincel antes de levar ao forno.

Deixe esfriar um pouco e desenforme. Antes de servir deixe esfriar completamente sobre grade.

13 Respostas to ““Brioche” na MPF”

  1. Heloisa dezembro 17, 2009 às 7:05 pm #

    Verena,
    Que delícia.
    Nós e nossas máquinas.
    Vou logo, logo, experimentar esse brioche.
    Beijo.

  2. Ameixinha dezembro 17, 2009 às 8:48 pm #

    Adoro brioche e também faço a massa na MFP 🙂

  3. Léia Silva dezembro 18, 2009 às 7:17 am #

    Teus brioches ficaram com um otimo aspecto, realmente parecem fofos e gostosos. A MFP facilita a vida! E nada melhor que pao feito em casa e quentinho.
    Bjim
    Léia

  4. iliane dezembro 18, 2009 às 10:02 am #

    amiga..ficaram lindos..adoro a minha tambem.. quebra o maior galho mesmo..amei sua receita..bjus

  5. Dani dezembro 18, 2009 às 10:09 am #

    Primeira imagem que me veio a cabeça quando li seu post foi “Caco Antibes”…rs

    Adoro brioche, mas nunca nem pensei em fazer em casa, mas na máquina parece ser mais simples e prático, curti.

    Bjs

  6. carmencita dezembro 18, 2009 às 7:16 pm #

    Adoro brioches, vou dar essa receita para minha mãe para ela fazer na máquina que eu dei pra ela, assim ela testa e eu como rsrsBjs

  7. Tânia Saj dezembro 18, 2009 às 11:20 pm #

    Amiga…eu sou fã da minha MFP também….e adorei o seu detalhamento da receita! Vai prá lista quando o tempo esfriar….agora (infelizmente, hehe) é época de dar descanso a ela e atacar as saladinhas!!
    Beijinhos e ótimo final de semana prá vocês!!

  8. Renata dezembro 20, 2009 às 8:30 am #

    Nao tenho MFP mas com certeza posso fazer na mao mesmo, a receita nao parece dificil, e esta bem gostosa!

  9. Cucchiaio Pieno dezembro 22, 2009 às 8:42 am #

    Querida Verena
    Desejo a voce e tua familia um Natal repleto de alegrias e bençaos.
    Um grande abraço
    Léia

  10. Cris dezembro 22, 2009 às 4:56 pm #

    Oh dê me brioches! Na mfp ainda por cima, melhor ainda! Um Feliz Natal para você e toda sua família, que 2010 traga mais e mais conquistas. Beijinhos

  11. Gina dezembro 23, 2009 às 10:46 pm #

    Vim aqui pra desejar um Natal de muita paz!

  12. Cinara dezembro 27, 2009 às 1:07 am #

    Ótima receita, Vê! Ultimamente tenho dado preferência a receitas feitas na MFP e depois assadas no forno convencional: assim o pão não fica com tanto miolo e podemos dar formatos diferentes!
    Espero que seu Natal tenha sido ótimo, e desejo um 2010 de muita saúde e prosperidade para você e sua família!
    Beijão!

  13. Talita janeiro 11, 2010 às 10:18 pm #

    Também quero fazer essa receita! Fiz uma com muuuuita manteiga, mas não me agradou o resultado final. Quem sabe me dou melhor com esse. Hummm… fiquei com vontade. =)

Deixe um comentário

