Farofa de ovo

18 jan

Jan10 010

Acho que não conheço uma pessoa que goste tanto de farofa como meu pai, é impressionante como ele gosta deste prato e chega ao ponto de comer só arroz com farofa se puder…  Fácil contentá-lo se há uma boa farofa…

É unanimidade na família que a farofa de alho da minha mãe é fenomenal, e após aprender o segredinho dela (muito alho e manteiga e uma ótima farinha de mandioca) aos poucos fui aprendendo outras receitas de farofas como a de banana, de cenoura e esta de ovo que vi no blog da Téia.  Gente, não sosseguei até a hora em que fiz. Fica deliciosa e foi aprovadíssima!  Obrigada por dividir essa maravilha, Téia! Passem lá no Banquetes e Lanchinhos e verão as delícias que estão naquele cantinho!!!

Eu não usei as medidas exatas como ela pois fiquei com preguiça de medir, mas a receita dela está aqui.

Farofa de ovo

1/2 cebola picadinha

2 ovos caipiras batidos

1 1/2 colher (sopa) de manteiga com sal

fio de azeite (para não queimar a manteiga)

sal a gosto

1 xícara de farinha de mandioca torrada

pimenta dedo de moça à gosto

Doure a cebola na manteiga com o azeite e acrescente os ovos batidos.  Salgue e deixe os ovos  cozinharem um pouco mas tome cuidado para não ressecarem.  Junte a farinha de mandioca e deixe torrar um pouco.  Desligue o fogo e acrescente a pimenta picadinha.  Caso queira junte cheiro verde picado…eu não tinha, mas fica maravilhoso!

Sirva com arroz e uma carne ou ensopado!

10 Respostas to “Farofa de ovo”

  1. Renata janeiro 18, 2010 às 7:29 pm #

    Eu conheço alguem assim…meu filho! Não há um só dia que essa criatura não coma farofa…muitas vezes pura…não sei como nao enjoa…
    Essa sua ficou bem convidativa, e a pimentinha dá um toque especial!

  2. Nana janeiro 18, 2010 às 7:32 pm #

    Amiga, essa farofa é a básica da básica, mas é muito boa.
    Eu gosto sim hahaha se bobear como só a farofa hahaha
    bjss

  3. Téia janeiro 18, 2010 às 8:52 pm #

    Verena minha querida, adorei aparecer por aqui. Sinto-me muuuito hoada de constar neste blog maravilhoso e com uma dona tão especial. Esta farofa é mesmo muito boa, né? Bj grande.

  4. Ameixinha janeiro 18, 2010 às 10:46 pm #

    Desde que provei farofa pela primeira vez que fiquei apaixonada. Gosto muito com o feijão preto… arroz dispenso 🙂 Ficou com um óptimo aspecto!

  5. Maria janeiro 18, 2010 às 10:52 pm #

    Também amo farofa, Verena! E entendo perfeitamente seu pai; uma farofinha com arroz…. hummm… E são tantas as possibilidades num prato tão simples. A de banana é uma das minhas favoritas; outro dia fiz uma de ameixa com bacon… E por aí vamos, né?!
    Beijo grande!

  6. Heloisa janeiro 19, 2010 às 9:32 am #

    Verena,
    A farofa sempre esteve presente na mesa da minha família, pois minha mãe sempre gostou de uma farofinha. Essa de ovo era muito comum, assim como a de cenoura e a de cebola.
    Eu não sou tão ligada, mas minha filha e neta também adoram.
    Beijo.

  7. iliane janeiro 19, 2010 às 1:49 pm #

    humm..amiga..farofinha é tudo de bom mesmo!!aqui em casa tem sempre..essa sua fiocu muito bom..eu vi tambem a farofa no blog da Teia..bjus

  8. Silvia Arruda janeiro 19, 2010 às 3:22 pm #

    Nossa, Verena, estamos em sintonia. Publiquei há pouco uma receita de farofa, e falo sobre uma farofa de ovo que minha mãe fazia qdo era criança… hehe… mas a dela o ovo é frito, picado e misturado à farinha. Vou testar essa receita (e essa farofa de alho hein, fiquei curiosa!)

  9. Dani janeiro 21, 2010 às 4:50 pm #

    Fale para seu pai que ele tem bom gosto…rs

    Eu tb não resisto a uma farofa, com arroz eu me acabo e nem preciso de mais nada. Costumo fazer essa de ovo, mas começo com bacon refogado ou linguiça picadinha, douro uns anéis de cebola pra depois lançar o ovo e mexer, e depois da farofa pornta de saco colocada eu arremato com salsinha.

    Olha, ja comi purinha sem mais nada algumas vezes…rs

  10. Marcia Rosa janeiro 22, 2010 às 8:41 pm #

    Hummmm sou como seu pai, adoro uma farofinha…apesar dos olhinhos puxados! Tbém estou com um estoque grande de damascos que restou do Natal, cada hora invento uma coisa com ele no restaurante. Fiz uma sobrecoxa sem osso recheada com maçã ralada, damasco picadinhos…ficou muito bom!
    bjs e ótimo feriado!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: