Pão de Castanha do Pará

29 jan

jan10 022

English version

Já estou com outra receita desde pão na panificadora…ele é realmente fantástico, um dos mais saborosos que já fiz. 

Como faço pães toda semana tento ao máximo variar as combinações e receitas para não enjoar o paladar, afinal é uma delícia poder experimentar novos sabores e texturas, não?

Esta receita foi uma adaptação da receita básica que faço sempre, mas a inspiração foi uma receita de Pão com Amendoim, da Neide do Come-se. Gente, a Castanha do Pará ou Castanha do Brasil dá um sabor inigualável ao pão e a gordura do fruto seco funciona para dar maciez à massa do pão.  Ficou bom? Não, ficou uma loucura de bom…o perfume desse pão assando é uma coisa de outro mundo!

Quando fiz a primeira vez a receita me lembrei da Claudia, do Sabor Saudade, uma querida blogueira brasileira (doceira de mão cheia e muito inspirada no que escreve) que ama Castanha do Pará e mora lá longe na gelada Noruega.  Dedico este post a você, Claudia! Caso ainda tenha um pouco de castanha prove este pão!

Pão de Castanha do Pará

xícara medidora 200ml

1 xíc. de leite

3/4 xíc. de Castanha do Pará

1 colher (chá) de sal

1 colher (sopa) de açúcar

2 xíc. de trigo branco

1 xíc. de centeio

2 colheres (chá) de fermento biológico seco

1 ovo caipira

No liquidificador bata o leite com as castanhas até ficar muito bem misturado. Unte a vasilha da MPF com azeite e coloque esta mistura de leite e castanha do Pará triturada.  Acrescente o ovo, sal, trigo e centeio, açúcar e o fermento.  Coloque na função Massa (eu prefiro só misturar na MPF) e depois de ter cessado o ciclo transfira a massa para uma forma de bolo inglês untada com manteiga, faça uns cortes na superfície do pão e deixe crescer novamente por aproximadamente 45 minutos.  Leve para assar em forno pré-aquecido até dourar e sair um som oco ao bater com os nós dos dedos na parte de baixo do pão.

Assim que sair do forno pincele manteiga sobre o pão. Deixe esfriar uns minutos na forma e depois desenforme colocando-o numa grade para esfriar completamente.

Dicas:

  • Nos primeiros 10 minutos que o pão vai ao forno deixo a temperatura alta, depois passo para média / baixa.  O pão cresce e depois irá assar.
  • Fiz essa receita na MPF, como quase todas que posto, mas acredito que no método tradicional fique boa.  Caso você teste me dê um alô!
  • Sempre unto a forma de pão com manteiga, acho que não gruda tanto quanto o óleo e deixa um gostinho melhor na crosta do pão.
  • Gosto de cortar o pão depois que esfria…quase todas as vezes que cortei ainda quente ou morno ele esfarelou.
  • Este pão pode ser assado na MPF…eu é que não gosto muito. Prefiro assar no forno.

13 Respostas to “Pão de Castanha do Pará”

  1. Verena janeiro 29, 2010 às 11:56 am #

    Será que dá certo fazer o pão sem a maquina, eu não tenho e não consigo me convencer a comprar uma.

  2. Heloisa janeiro 29, 2010 às 12:24 pm #

    Verena,
    Que delícia!!!!
    Vou experimentá-lo logo,logo.
    Beijo.

  3. Mari janeiro 29, 2010 às 1:12 pm #

    Vê, minha querida, tenho corrido demais da conta (como te falei por e-mail), e estou muito sumida, do meu blog e do de todas as amigas… mas tenho visto de relance as maravilhas que você tem preparado… quando vi esta aqui, não pude deixar de comentar!!
    A Claudia com certeza vai pirar quando vir esse pão!! Assim como eu também pirei… olha que não tenho lá muita coragem de fazer pães, mas esse aqui, farei questão de provar… parece maravilhoso!!!
    Super beijo, e muita saudade

    Mari

  4. Luciana Betenson janeiro 29, 2010 às 3:42 pm #

    Ve, adoro castanha-do-para e certamente vou testar sua receita, aqui em casa tambem tem pao da MFP toda semana… Beijos,

  5. Ameixinha janeiro 29, 2010 às 5:42 pm #

    Adoro castanhas do Pará e pão é coisa que não pode faltar cá em casa. Pena essas castanhas serem caras por aqui. O pão ficou lindo 🙂

  6. Maria janeiro 29, 2010 às 5:48 pm #

    Adorei essa receita, Vê! Tenho que colocar castanha do Pará na minha “dieta” e nada melhor que incorporá-la em alimentos do dia-a-dia. Humm, isso me lembrou uma granola que comi outro dia que tinha essa castanha aos montes cortada pela metade e meio caramelada… delícia!
    Receita anotada! Ah, a massa fica com o gosto da castanha bem presente? Acha que ficará legal se eu rechear com mais castanha e passas trituradas?
    Beijo!!

  7. Gina janeiro 29, 2010 às 8:26 pm #

    Vê,
    A castanha do Brasil é muito boa e dá um sabor especial a tudo.
    Outro dia fiz um bolo de castanha com cereja e a semente dominou o sabor. Olhe que levou muita cereja!
    Mas ficou ótimo!
    Minha máquina veio com uma recomendação para só cortar depois de 20 minutos. Esse descanso é necessário e você pôde constatar o motivo, não é?
    Esse pão deve ter ficado excelente!
    Bjs.

  8. Carol janeiro 29, 2010 às 9:18 pm #

    Ve, sou fã de todas as oleaginosas. Estou com um saquinho aqui de castanha do pará, será que da a quantidade da receita? Vou verificar!! Beijão

  9. Aqui na Cozinha janeiro 30, 2010 às 6:42 pm #

    Nunca fiz, nem nunca comi, nem conhecia. Mas do jeito que gosto de castanha de todo tipo, inclusive do Pará, acho que vou gostar muito.
    Beijos
    Patty Martins

  10. Dani fevereiro 1, 2010 às 4:32 pm #

    Ve, não sei se ja comentei com vc, mas ainda não me atrevi a fazer pão de jeito algum. Tenho medo de errar, ai a frustração vai ser gde demaissss…..rs

    Bjo grande, Dani 🙂

  11. Téia fevereiro 1, 2010 às 10:24 pm #

    Maravilha este pão Ve, com certeza a castanha deixou o pão úmido e crocante. Maravilha! Bjka.

  12. Luna fevereiro 2, 2010 às 6:44 pm #

    Verena, acho que o teu blog é um dos que mais me identifico com as receitas, tenho vontade de fazer tudo! Eu adoro castanha-do-pará em receitas, de vez em quando faço uma trança doce de castanha e fica muito bom, como você disse ela deixa a massa macia, é bom demais! Bj! 😀

  13. Neide Rigo fevereiro 3, 2010 às 10:13 am #

    Verena!! Posso imaginar com ficou bom! Parabéns! beijos, N

Deixe uma resposta

