Pão com granola, post certo!

26 fev

fev10 047

A lista de receitas para testar só aumenta e muitas vezes acabo fazendo as mesmas por absoluta falta de organização…ou então porque me agradou muito! 

Quando estava me preparando para fazer um pão ontem resolvi acrescentar algo diferente para dar uma nova cara, e aí entrou em cena a granola.  Usei a que normalmente faço e como da última vez me empolguei na quantidade, estava com um recipiente cheio para usar!

O pão ficou muito fofo e não usei gordura alguma além da existente nos grãos e frutos secos da própria granola.  Adoramos!

Vou repetir e aumentar a quantidade de granola para que fique mais visível.  A aveia e o côco ralado acabaram sendo incorporados pela massa e somente algumas uvas passas e pistaches aparecem no produto final.  Mas o sabor do pão ficou delicioso e o mel da granola deu um toque especial.

Pão com granola

(xícara medidora 200ml)

*Rende 1 pão médio

Unte o bowl da MPF com azeite e coloque: 1 xícara de leite integral, 1 ovo inteiro, 1 tablete de fermento fresco (esfarelado), 1 colher (sopa) de açúcar cristal ou mel, uma pitadinha de sal, 3 xícaras de trigo, 1/2 xícara de granola. 

Coloque no ciclo “massa” e aguarde (cerca de 1 1/2h).  Coloque a massa numa forma de bolo inglês untada com manteiga e faça alguns cortes na superfície do pão para a saída do ar.  Deixe crescer em local abrigado do vento e mais quentinho, eu uso o forno com a luz acesa, por aproximadamente 40/45min. 

Pré-aqueça o forno a 200ºC e coloque o pão nesta temperatura por 10 minutos.  Após este período abaixe o forno a 180ºC e asse até dourar e passar no teste da batida (bata com os nós dos dedos na parte de baixo do pão até que saia um som oco).

Deixe esfriar 5min na forma e depois desenforme.  Coloque o pão sobre uma grade até que esfrie completamente.

####################

Não sei o que houve com o WordPress ontem, mas deu um tilt e ao invés de somente editar um post antigo (de julho de 2008) ele entendeu que era uma nova postagem.  A receita de pão de amendoim é maravilhosa mas na verdade eu estava somente colocando um link para a versão em inglês.  Esta de pão com granola é que é nova! Loucuras desses programas! Beijos!

10 Respostas to “Pão com granola, post certo!”

  1. Vinni fevereiro 26, 2010 às 12:36 pm #

    Fia!
    Mah que receita boa é essa?! Já amo granola e reunir tudo de bom para um lanchinho…é só saúde!
    Vou dar uma namorada nas outras receitas…pq essa só copiei…claro, né?! A diferença é que a maquininha que funciona aqui são os braços…:) …até chegar a mfp… vai demorá un cadin…
    Um bejim e amei esse panin cheio de bolinhas…caprichosa, né?!

  2. Gina fevereiro 26, 2010 às 2:26 pm #

    Verena, estou sem pão em casa e quando vi sua receita fiquei muito interessada. Estou descendo, quero surpreender meu marido com um pãozinho especial.
    Fui… pra cozinha!
    Bjs.

  3. Ameixinha fevereiro 26, 2010 às 5:18 pm #

    Verena, a mim também me aconteceu isso uma vez. Os programas às vezes ficam malucos he he
    Esse pão tem uma cara óptima! Não sou muito fã de muesli/granola mas gosto de usar para fazer muffins ou bolos, no pão também deve ficar bom🙂

  4. Vovó Cristina fevereiro 27, 2010 às 4:52 am #

    Verena, primeira vez que estou passeando por aqui!

    Adorei essa idéia de colocar granola no pão, eu amo granola e acho que deve ter ficado ótimo mesmo, parabéns pela idéia!

    Ahhh…o blog da vovó ganhou um livro para ser sorteado, passa lá pra conferir! Bjs.

  5. Bá Maglia março 1, 2010 às 12:30 pm #

    Delícia! A granola que já está quase amolecendo lá em casa já tem destino certo!

    Beijos!

  6. fernanda março 1, 2010 às 7:40 pm #

    Oi Verena vc tem sempre receitas dliciosas p nos oferecer! vou fazer esse påo q deve ser uma delicia. Bjs

  7. Nana março 1, 2010 às 10:43 pm #

    Amiga, eu falo que tem vida própria, tem sim hahahaha
    Adorei essa receita, quer dizer, eu amo pão.
    Te mandei um email🙂
    bjss

  8. Larissa março 2, 2010 às 5:45 pm #

    Ai que saudade de ocê, amiga! Agora estou com mais tempo (finalmente acabei a UERJ) e não tenho mais desculpas para abrir mão do blog. Estou retomando aos poucos, com incentivo dos amigos.🙂 Aproveitei para passar aqui e ver o que tem de bom prá janta. rs Saudades!

  9. Elen (dannah5) março 3, 2010 às 7:41 am #

    Ai que sacanagem, eu sem pao em casa e vendo esse pra la de gostoso! Tortura, hein?
    Faz um tempao que nao venho aqui, to atolada essa vida de ficar com filhos em casa sem ajudante todo dia ta acabando comigo!hehe Desculpe o sumiço.

    Olha so, o que sobrou foi muita coisa de chocolate, forminhas basicamente pq o resto todo arrematei, so que sao muitas forminhas, e aqui no Rio. O que aconteceu pra esse monte de coisas aparecer eh que uma colaboradora la da casa de caridade era banqueteira e faleceu, entao tudo que tinha de equipamento foi doado, eu arrematei aros de varios tipos pra bolo, umas formas diferentes e muitos e muitos cortadores. Vieram algumas coisas fechadas da Wilton e corantes. Eu fiquei com bastante coisa mesmo, ela tinha muito equipamento pra decorar bolo! Só fiquei sabendo pq minha mae trabalha como voluntaria na casa e perguntou se eu queria. Vivo comprando coisas usadas la, ate a casa da barbie das meninas gigante comprei!hehe

    Deixa eu ir que o marido acordou!

    beijocas

Trackbacks/Pingbacks

  1. A semente do bem » Naco Zinha - julho 2, 2011

    […] Receita da Verena. […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: