Há tempos havia um pacotinho de favas de baunilha na minha despensa, presente da minha mana que mora na França. Matutei muito e não conseguia me decidir em qual receita usar, já que eram especiais e queria que fosse algo muito bom. Daí meu pequeno resolveu experimentar um sorvete de flocos (industrializado), ele que só toma de chocolate, e me pediu depois de gostar muito do novo sabor, que fizesse em casa.
Pedido feito por filho é ordem para mãe…e estava resolvido que a baunilha seria para fazer o sorvete do pequeno. Afinal ele gostou tanto do sabor diferente, até que enfim algo sem ser chocolate, que me organizei e fui fazer o gelado.
A receita achei no blog Technicolor Kitchen, da Pat Scarpin, uma bíblia de delícias e fotos super gourmets. As receitas dela são sucesso garantido e os elogios para este sorvete do David Lebovitz, outro super entendido no assunto, me empolgaram!
A receita é uma maravilha mesmo, servi como sobremesa num jantar de família e adoraram!!! O marido repetiu e só não tomou mais porque acabou…
Ah, meu pequeno…bem, ele achou o gosto muito diferente do sorvete de flocos que tinha tomado e disse que era forte…acho que como os ovos eram caipiras o sorvete ficou com um sabor muito intenso… Mas ainda faço outra receita mais light, do jeito americano (sem ovos) e tenho certeza de que ele vai gostar!
A receita como no blog da Pat com algumas observações em itálico minhas:
Sorvete de flocos
– xícara medidora de 240ml
1 xícara (240ml) de leite integral
¾ xícara (150g) de açúcar
2 xícaras (480ml) de creme de leite fresco, uso dividido (usei de lata mesmo)
1 fava de baunilha
6 gemas grandes (usei 5)
¾ colher (chá) de extrato de baunilha (não coloquei)
140g de chocolate amargo, com menos de 60% de cacau, bem picadinho (usei 70% e achei perfeito)
Misture o leite, o açúcar e 1 xícara (240ml) do creme de leite numa panela de fundo grosso com capacidade para 1-2 litros. Com a ponta de uma faca, abra a fava de baunilha, raspe as sementinhas e adicione-as à panela. Junte a fava também e leve a mistura ao fogo, mexendo para dissolver o açúcar, até começar a ferver. Retire do fogo, tampe e reserve por 30 minutos. (Deixei a infusão na geladeira a noite toda)
Reaqueça a mistura, mexendo, até ficar bem quente. Numa tigela média, bata as gemas com um fuê e em seguida acrescente metade do creme quente, em fio, misturando com o fuê continuadamente. Despeje a mistura de ovos na panela e volte-a ao fogo médio-baixo, mexendo sempre com uma colher de pau, até obter uma espécie de mingau – a temperatura do creme deve ser de 76 a 79ºC e ele deve cobrir as costas da colher de pau. Não deixe ferver.
Coe a mistura numa peneira fina direto para uma tigela de metal. Junte o extrato de baunilha e a xícara de creme de leite fresco restante, misture, e coloque também a fava de baunilha. Leve à geladeira sem cobrir até esfriar, cubra em seguida e refrigere por no mínimo 6 horas. Retire a fava de baunilha e leve a mistura à sua sorveteira, seguindo as instruções do fabricante.
Enquanto isso, derreta o chocolate em banho-maria, mexendo constantemente, e então o transfira para uma xícara medidora de vidro. Quando o sorvete terminar de gelar, despeje o chocolate em fio, diretamente para dentro da sorveteira e deixe a máquina funcionar por mais 30 segundos – o chocolate vai endurecer, formando os flocos. Transfira o sorvete para um pote hermético e deixe no freezer até firmar, pelo menos 4 horas.
Rend.: cerca de 950ml
Obs do Mangia: a parte de derramar o chocolate derretido me deixou um tanto nervosa…não é tão líquido assim e achei que o chocolate iria virar uma bolota…mas no final deu certo!
Fiquei tão feliz sabendo que todos gostaram! Ficou lindo o teu sorvete, Verena! Confesso que da primeira vez que preparei a receita fiquei com um pouco de receio na hora de despejar o chocolate, também. 🙂
Beijo!
Verena, deixo-te um abraço de parabéns pelo espetaculo de sorvete que conseguiste produzir
Quanto a mim, ainda falta coragem pra usar de novo a sorveteira…vou colecionando as receitas, quem sabe qualquer dia nao me arrisco de novo?
Verena, muito lindo teu sorvete! E, pela receita e pela aparência, deve ser delicioso mesmo!
Beijos!
Eu queeeeero uma sorveteira 🙂 Ficou com uma cor linda este sorvete todo pintalgado!
Amei Verena, com certeza assim que eu puder vou adquirir uma sorveteira e entrar pro time!
bjs
Deve ter ficado o máximo….de comer de joelhos!!!!!rs…
bjo e saudades
Vê….que sorveteira vc tem? Queria comprar uma, mas gostaria de saber qual é a boa, bonita e barata…rs
amiga..que sorvete lindo!!!!eu não tenho sorveteira!!!mas..só em ver esse sorvete deu vontade de ter uma ..bjus
Sorvete de flocos era meu predileto quando era criança, minha mãe adora. Delicia V. Beijão
E eu ainda não investi numa sorveteira…….e meu marido simplesmente AMA sorvete de flocos.
Vou arriscar fazer na mão……depois te conto….
Beijinhos
Verena, mais um sorvete lindo!!!! Eu tambem estou com favas aqui em casa e estou testando sorvetes de baunilha, mas te confesso que ainda não achei a certa!!! Um beijo e boa semana!
Flavia
Verena, amo sorvete de flocos. A minha sorveteira andou hibernada mas ontem mesmo já dei uma arrumada na moça para colocá-la com roupa de festa.
Olá, vc tem uma receita de sorvete sem ovos?? Obrigada!!