Adoro quiabo, aprendi a comer ainda pequena, em casa sempre tinha legumes e verduras nas refeições e ele era presença constante. Mas foi com a Augusta, uma ajudante da minha avó, que aprendi realmente a apreciar essa delícia:, refogadinho e sem nadinha de baba.
Do alto de sua mineirice maravilhosa, a Augusta nos ensinou a preparar essa gostosura sequinha, e desde então em casa é assim que se faz, para puro deleite de todos… Detalhe, na última vez que minha irmã mais nova veio da França, onde mora, pediu para a primeira refeição na terrinha esse prato de quiabo da Augusta!
Assim que fazemos:
-
Lave os quiabos um a um e seque com um pano de prato. Retire as pontas e cabos e corte bem fininho. Reserve.
-
Numa frigideira, de preferência antiaderente, coloque azeite e frite alho e cebola até dourarem. Coloque então os quiabos em rodelas e deixe o fogo médio.
-
A dica de ouro é não mexer o quiabo com colher e sim usar uma frigideira com cabo e ir fazendo aquele movimento dos chefs: segure o cabo e mexa só a panela. Se precisar coloque mais um pouco de azeite para não grudar.
-
Vá mexendo a frigideira até que esteja dourado por igual e acrescente um pouco de sal e gotas de limão. Pegue um garfo e experimente para ver se já está cozido. Desligue e sirva. Fica divino!
Além de gostoso o quiabo é um fruto muito bom para saúde, veio da África com os escravos e ficou de vez!
É rico em vitaminas A e C e muito pouco calórico. Possui fósforo, ferro e cálcio.
De fácil digestão é eficaz contra infecções dos intestinos, rins e bexigas. Leia mais aqui e aqui.
Fonte: Sua pesquisa.com e Wikipédia
Adoro quiabo, minha mãe também faz assim.. baba zero, ehehe. Bjos
Verena,
Também gosto de quiabo, sem baba, lógico. Com um franguinho ensopado, fica delicioso. Para impedir a baba, também uso limão, ou vinagre.
Beijo.
Oi querida
Eu também amo quiabo. Quando vou ao Brasil é o primeiro prato que minha mae faz pra mim, pois aqui nao existe esta delicia!
Esta dica é mesmo valiosa, pois quiabo bom é sem baba!
Bjim
Léia
Verena, eu sou doidinha por um quiabo, e confesso que nem ligo pra babinha dele… Ele em conserva é tuuuuuuuuuuudo!
Beijos
Eu sempre uso vinagre para tirar a baba. Enquanto você refoga/cozinha o quiabo, uma colher de sopa de vinagre é o suficiente para eliminar toda a baba. E pode mexer de qualquer jeito.
Valeu pela dica!
bjs
Outro detalhe importante. O quiabo tem bastante vitamina C, só que essa vitamina é super instável e a temperatura e o tempo de cozimento destroem a maior parte da vitamina C. Parece que o cozimento a vapor reduz essa perda, mas quiabo no vapor!? Sei não. Alguém já fez?
Verena, que bom que você está curtindo os posts da Toscana. Viajar é mesmo muito bom, melhor ainda com o marido!
Ah, aproveitando: eu tb amo quiabo! Mas, confesso, até gosto da baba.
Bjs pra vc e bom fim de semana,
Nunca comi quiabo, nem sei se gosto mas não conheço nada verde que eu não goste he he
Ai amiga, ainda não consigo encarar o dito cujo!!!
Bj
Dani
VÊ, esta dica é mesmo ótima, adoro quiabo, mas tem que ser assim, sequinho. Aprendi com mamy, mas tenho certeza que esta dica vai ajudar muita gente. Bjka, querida.
Tenho uns quiabos congelados aqui do meu último frango com quiabo, vou fazer assim!! Adorei. Beijão Ve
Verena, olá!
Pois é exatamente asssim que faço meu quiabo e nada de baba mesmo. Bom demais, né?
Um ótimo final de semana!
Olá Verena!
Vim agradecer e retribuir a sua visita no meu blog.
Achei mais uma cozinha aconchegante com receitas deliciosas….
ah, sabe…eu gosto tanto de quiabo, que como com a baba mesmo…kkkk
é que vocês precisam conhecer e comer uma iguaria japonesa, chamada “natoo”.
é um estica e puxa, que nem dá para comer direito.
valeu pela dica.
bjs
Olá, vim conhecer seu blogue. Adorei esta dica do quiabo, adorámos lá em casa e graças a Deus até minha filha adora. Vou experimentar este assim. Maravilha.
EU FAÇO DIFERENTE ,REFOGO TUDO ATÉ O FIM MEXENDO SEM COLOCAR SAL ,DEPOIS DE TUDO PRONTO AÍ ,SIM COLOCO O SAL,POIS É O SAL QUE FAZ JUNTAR A MAIORIA DA BABA ENGUANTO NÃO TRITO,ABRAÇOS A TODOS
Bom dia !!! valeu a dica , ficou delicioso.. um beijo no coraçao
gozei ao comer quiabo…. ai como eu sou bandida!!!! Valeria
Ameiii a dica eu ja tinha feito isso algumas mais achava que nao podia fazer isso com essa dica eu vou so pratica tchau tchau
eu aaaaaaaaaaaaaddddddooooooooooooooooorrrrrrrrrrrrrooooooooooooo a baba do quiabo e uma delicia como so a baba e nada mais
Quiabo e jiló aqui em casa a gente só não come o pé porque não vende… rs
Eu (carioca) e minha esposa (goiâna) amamos!!!
Este nosso país é realmente maravilhoso!
Não saímos daqui por dinheiro nenhum desse mundo!
Prá quem não gosta desse tipo de comida, experimenta sair da pizza, hamburguer, cachorro-quente e tente o que temos de melhor… tudo é uma questão de hábito.
Comi hoje pela primeira vez,pode ter certeza que foi a primeira de muitas outras,simplesmente uma delicia!
EU ADORO QUIABO MAS É MUITO COMPLICADO PREPÁRA-LO SEM QUE ELE SOLTE A FAMOSA BABINHA JA TENTEI DE TUDO E AINDA NÃO DECOBRI UMA FORMA DE FICAR LIVRE DELA VOU TENTAR ESSA DICA DEPOIS CONTO SE DEU CERTO OBRIGADA.
adorei a receita
muito massa veio !
Adoooooro quiabo quando eu faço da vontade de comer tuudo sozinha!!!!”e agora que eu sei tirar a baba huuuummm
Verena, muito obrigada! Testei sua receita e deu certo, eu também amo quiabo.
Um beijo
Cida
Oi
Fiz essa receita e o Quiabo ficou maravilhoso
Um beijo Rosangela de Souza
Como se diz na nossa ‘Terrinha’… Viiigi! Demais de bào! Ontem encontrei no Mercadinho dos Hindùs o quiabo Liiiindo à 2 Euros o Kg, pois nos quitandeiros Marroquinos, àrabes, estavam à 5 Euros o mesmo Kg… Entào, passo no açougue do ‘Mineirinho’ (Bruxelas-prà nào fazer publicidade.. héhé) e compro uma carninha joia prà cortar em pedacinhos, nào picada de màquina e farei o quiabo como Vc diz e junto a carne jà cozida e bem temperada desde que ‘Don’ Quiabo esteja pronto na frigideira! Merci da receita querida! Volto logo que der ao seu Site! Sou tbém CCR hà 40 anos na Bélgica !
RECADINHO prà ‘conterrâneos/as fora do Brasil: Vcs acham Quiabo e Gilo en quitandas Africanas, dos Marroquinos e dos Hindùs. O giloh se diz como na Africa ‘NNgiloh’ Boa.Sorte! Abraços da Estela
Olá queridas/os Quituteiras/os! Estela aqui! Nooossa! O que ficou de bom o Don Quiabo com carne e à parte um arroz, náo estava na estória! Mais uma vez, eu lhes posso contar que comi durante 3 dias e náo enjoava náaao! Obrigadíssima à Verena, claro depois duma dica como essa de fazer Quiabo sem baba… a gente aprende prá toda Vida!
Me faltou no comentario anterior, dizer à quem esteja FORA do Brasil, que em geral pela Europa, o quiabo é conhecido e se chama “OKRA” ou entáo “GOMBO” e nos comércios, quitandas de Turcos e da India ou Pakistáo se acha fácilmente! Algumas vezes em latas (Com a foto dos
quiabos)ou em vidros, que dá pra ver o que sáo. Sejam MUITO CURIOSOS/AS quando forem à Supermercados, Quitandas, feirinhas, porque só visitando cada departamento e “fuçando” profundamente se encontra o artigo que às vezes a gente nem espera encontrar! Pois essa mania de dizer :”Poxa, aqui náo tem….tal produto?” é triste, o negócio é ficar OLHANDO TUDO SEM MEDO! Vai ver como encontra!
Nunca esqueço duma amiga chegando do Brasil que me disse um certo dia: “Poxa, náo tem Leite Condensado aqui?” Fui com ela à um Supermercado e lhe mostrei a latinha do Condensado… ao que ela me diz: “Ah! é essa?” e respondi: “Claro, náo tá escrito em Portugues, uái”… e a marca náo é AQUELA que tem uma ‘Moça’ na lata… e ela,… :”Oras, foi por isso que eu náo vi”…
Na verdade há 40 anos, ao chegar do Brasil, máe do Céu, náo se via
manga, banana~maçá, fruta do Conde, Román, maracujá,(o abacate que mais parecia um goiaba pelo tamanho…)papaia e mamáo e mais outras “coisas e frutas nossas”! Depois, tudo quanto é gente de fora começou a pedir e entáo a situaçáo melhorou 1000 por 1000!
Mas prá mim é inesquecivel. Que épocas difíceis foram aquelas!
Agora é uma FARTURA GENIAL! E há frutas de TODO O MUNDO!
Abraços à Verena e seguidores dos bons pratos…
Eu sou mineira e amo quiabo mas sempre fazia e dava errado , hoje olhei sua receita e fiz igualzinho ficou maravilhoso valeu pela diga
Laís
Esta semana recebi sete missões para fazer durante esta semana mesmo (cada dia uma missão diferente para dar um novo significado ao nosso dia…sair da rotina…e fazer algo k nunca se fez…), e…tem um dia que devo comer algo que nunca comi…hehe…então vou comer QUIABO, nnca comi por saber que tem essa baba….hehe….então agora chegou a minha vez….Obrigada amiga! Vou fazer esta receita.e depois lhe digo se gostei.Bjus.
perfeito !! funcionou direitinho. valeu
Eu adoro quiabo dizem que comida de apaixonado se for é comigo mesmo estou sempre apaixonada rs!!
Tenho uma dica: coloque um ou dois tomates sem pele e sementes no refogado, que tira toda baba do quiabo, faço sempre aqui em casa.
Desse jeito que você diz que faz, ele fica mais fritinho e seco, gosto dele mais molhadinho, ai pré-frito ele no óleo a alho, depois acrescento água e vinagre, e deixo cozinhar até quase secar a água, fica perfeito, com frango frito e angu então,,ôoo saudades de Minas Gerais,,,mas faço onde moro em São Paulo também!!
ESTAMOS TENTANDO…
ODORAMOS A DICA, DEU CERTO.
OBRIGADA!!!
Gente querida, j recebi quase 10 vezes esse comentario e tambm… aprendi a fazer QUIABO SEM BABA! Merci! Abraos da estela
Date: Sun, 17 Feb 2013 19:42:12 +0000 To: estelaloveslife@live.fr
Obrigada por compartilhar esta receita..fácil…perfeito e o mais importante, muito saudável.
Marcio
Obrigada pela dica, ficou ótimo pois quiabo com aquela babinha não tem jeito não, agora sem a baba é uma delicia…
Eu sempre gosto de tudo que tipo de comida caseira e nutural sem essas porcarias quimicas que se tem no mercado hoje. tem muita gente que só come porcaria ao em vez de comer comida saudavel e fica reclamando que sempre esta com mal estar…vão comer algo saudavel que é mais vida mais saúde…
Tudo de bom a todos e que DEUS o abençõe.
VERENA MUITO OBRIGADO PELA DICA ATE MAIS….
eu fiz, e ficou igual ao da foto! vlw pela dica! bjs
oi eu gostei de saber vol tentar faser na minha casa thau
E QUEM NÃO SABE FAZER O MOVIMENTO COM A FRIGIDEIRA???????? EU NUNCA ACERTO
Amei a dica vou tentar fazer assim
horivel
maravilhoso…ficou simplesmente maravilhoso!!! Muito obrigada por compartilhar comigo…até que enfim consegui fazer um quiabo sem a baba….muito mas muito obrigada mesmo
Frite-os com bastante óleo e fogo médio, deixe escorrer em papel vegetal. zero de baba, e fica bem verdinho.
Adorei a dica!
Fica uma delícia!!!
Maravilhoso!!!!!