Gelado de maçã ácida com noz pecã e canela

23 mar

mar10 016

Fiquei pensando num nome diferente e mais atrativo para este gelado que surgiu na minha cozinha…rebuscado? Cheio de fru-fru? Em inglês? Resolvi que nenhum outro seria mais simples e brasileiro do que este: Gelado de maçã ácida com noz pecã e canela.

Esta receita nasceu da minha curiosidade de tomar sorvete de maçã aliada a várias maçãs cascudas trazidas pelos meus pais lá de São Joaquim.  São maçãs de quintal, nascidas em árvores muito antigas que estão se perdendo, já que não têm valor comercial e não há quem faça o plantio de novas mudas.  Achamos uma pena enorme que estas deliciosas maçãs ácidas se percam, são matéria prima para compotas, schimias, doces de corte e recheios de tortas.  Estas são de vizinhos dos meus pais e para consumo cru acho que são um pouco ácidas.  Há quem goste, como meu pai… 

mar10 032

Não achei material sobre as maçãs cascudas, mas há esta foto  lá no início do post para mostrar para vocês.  Ainda não testei com a maçã Granny Smith, aquela verdinha, mas como também é ácida creio que funcione tão bem quanto à cascuda.

A receita do Gelado de maçã ácida com noz pecã e canela:

(xícara medidora 200ml)

3 maçãs grandes ácidas (sem casca e sementes) picadas em cubinhos

3/4 xícara de água filtrada

1 xícara de açúcar mascavo

canela em pó (à gosto)

1 iogurte natural

1/2 lata de creme de leite

4 colheres (sopa) de açúcar cristal

1/2 xícara de noz pecã em pedacinhos

Numa panela coloque a água, o açúcar mascavo, um pouco de canela em pó e as maçãs em cubinhos.  Deixe cozinhar até que engrosse um pouco a calda e as maçãs estejam macias.  Reserve até esfriar. 

Bata no liquidificador a calda de maçãs com o iogurte, o creme de leite, o açúcar cristal e um pouco mais de canela em pó.  Leve à geladeira por 2 horas.

Coloque na sorveteira e um pouco antes de dar o ponto do sorvete coloque 1/2 xícara de noz pecã em pedacinhos.  Leve para o freezer em recipiente próprio para sorvete até servir. Você vai se surpreender com o sabor que tem esse sorvete, parece recheio de torta de maçã!

6 Respostas to “Gelado de maçã ácida com noz pecã e canela”

  1. Heloisa março 23, 2010 às 11:29 am #

    Verena,
    Você foi uma das influenciadoras na compra da minha panificadora. E agora está me deixando com vontade de comprar uma sorveteira. Qual é a marca da sua?
    Esse sorvete deve ter ficado delicioso.
    Ontem também publiquei no meu blog uma receita de um doce muito gostoso.
    Beijo.

  2. Maria março 23, 2010 às 11:31 pm #

    Verena, esse sorvete deve ter ficado delicioso! A combinação ee inspiradora. Ai que saudade da minha sorveteira!!
    Heloisa, sorveteira é uma ótima aquisição. Sobretudo porque você pode ter uma vontade repentina e em 30 minutos o sorvete está pronto!
    Beijos!

  3. Dani Etoile março 24, 2010 às 7:56 pm #

    Hummmm deve ficar muito bom, com esse calorão que faz aqui em São Paulo… Amoooo sorvete!

  4. Nana março 25, 2010 às 8:03 am #

    as suas maçãs parecem laranjas! Amiga nem li direito, estou aqui com febre eu acho, mas passei para dizer que estou viva (ainda), não esqueci de você, só muita correria mesmo, anda acontecendo umas coisas por fora que eu acho que a minha vida vai melhorar.
    bjss

  5. Flavia Pantoja março 30, 2010 às 10:25 pm #

    Menina teus sorvetes estao cada vez mais lindos!!!! Parabens!!!!
    Bjs e boa Pascoa!
    Flavia

  6. Gina abril 1, 2010 às 11:23 am #

    Essas maçãs não conhecia. Aqui também tem umas peras cascudas, como você diz, aparentemente nada atrativas. Comprei para experimentar, mas não sei se foi a escolha ou de fato elas não são doces mesmo.
    Com as frutas sempre se pode fazer algum doce ou sorvete que valha a pena.
    Colhi framboesas na vizinhança, daquelas cujos pés são espinhentos, e fiz um sorvete. Pena que escolhi uma receita que misturava com banana e esta acabou sabotando o sabor da framboesa. Também era só um pé e as framboesas amadurecem aos poucos, difícil obter uma porçãozinha razoável…
    Bjs.

Deixe uma resposta

