Nossa Páscoa foi uma delícia, família reunida, muita risada, alto astral e comida maravilhosa!
A sugestão foi da minha mãe: Camarão na moranga e Carne Seca na moranga! Ela e meu pai estavam super orgulhosos da produção do sítio…trouxeram figo (muuuuuuuuito), alho, ovo caipira, maçã…vixi, quanta coisa boa! E também duas morangas muito lindas que foram o tchan do almoço!
Desta vez trago a receita do Camarão na moranga, feito por mim. Com a moranga do sítio dos meus pais, totalmente orgânica e o camarão delicioso de Laguna, SC (o melhor que já comi!) foi um presente dos céus!
Camarão na moranga
(serve 4 pessoas)
uma abóbora moranga grande
aproximadamente 850g de camarão rosa médio limpo (sem casca e cabeça)
1 lata de creme de leite
azeite
sal
alho e cebola picadinhos à gosto
3/4 xícara de molho de tomate
1 dose de conhaque
cheiro verde picadinho à gosto
Preparando a abóbora: lave muito bem a abóbora e passe óleo sobre a casca. Leve ao forno médio dentro de uma assadeira até que comece a amolecer a casca. Retire do forno e com cuidado retire a tampa da abóbora com uma faca afiada. Usando uma colher retire as sementes e leve novamente ao forno para cozinhar por dentro. (No total quase 1h 15minutos). Retire novamente do forno e com uma colher retire a polpa cozida, cuidado para não furar o fundo e as laterais. Utilize a polpa em outra receita. Reserve a abóbora e a tampa.
Dependendo do tamanho da abóbora o tempo de forno pode variar.
Preparando o camarão: refogue o alho e a cebola picadinhos em azeite até começar a dourar. Em fogo médio/baixo acrescente o camarão e refogue também, só para ficar vermelhinho. Junte o conhaque e mexa para evaporar o álcool (3 minutos). Acrescente o molho de tomate e corrija o sal. Caso necessário engrosse um pouco este molho com uma colher de sobremesa de amido de milho. Quanto estiver cozido desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Coloque na abóbora, salpique cheiro verde picadinho e tampe. Sirva imediatamente com arroz branco e batata palha.
Oi Verena!
Desculpa a demora em responder seu comentário lá no Cozinha Coletiva, é que páscoa, volta ao trabalho, talz, acabei demorando.
Então, eu faço Arquitetura na USP em São Carlos sim! Quem é tua irmã? É a Maria Rosa?? Ou a Deca, talvez?rs Enfim, eu devo conhecer!
Já to fuçando aqui no teu blog, alias!
Bjo 😀
Verena, o camarão de Laguna é uma perdição mesmo! Irresistível! Quando encontro nas peixarias, por aqui, sempre acabo levando para casa. É realmente um outro gosto! Nada a ver com os de cultivo que normalmente se encontra… Na moranga então?! Nossa, de fechar o comércio!
Beijos!
Oi Vê, tudo bem?
Vejo que a Páscoa teve boa né?
Eu acho que camarão na moranga é um prato que combina com almoço em família, com amigos, muita gente junta, momentos descontraídos…e essas abóboras 100% orgânicas foram o must, tenho certeza!
Ótima escolha, parabéns!
moranga organica, perfeita com carne seca e com aqueles camarões muito especiais. ficou divina Vê, parabéns! bjs
Eu gosto muito de abóbora e aqui em casa camarão também é apreciado.
Tenho aqui uma abóbora, mas já vai ter destino, papas de abóbora com sardinha assada, mas assim que a próxima vier, vou experimentar esta sugestão tão bonita e de certo saborosa.
🙂
Que delicia,minha preferida,ficou linda.
Edilia
vou faser esta receita mt facio e deliciosa