Levei esse folar para a casa da minha avó nesta Páscoa, foi um agradinho para os queridos e queridas que lá estavam. Ficou uma delícia e me deixou tão satisfeita pois além de gostoso estava lindo (modesta, eu???)! Gente que massa boa de trabalhar! E ainda feita na MPF…vou repetir várias outras vezes. Não consegui trançar direito e sobrou um pedacinho de massa que moldei como pão pequenino. Dá para fazer a forma que quiser.
Usei como base a receita do Pão, Bolos e Cia. Modifiquei um tantinho pois queria que o pão pudesse ser comido num sanduíche ou no chá, então não coloquei erva doce ou canela. Adorei o blog, e o melhor, há outras maravilhosas receitas esperando para serem feitas…
Folar de Páscoa (ou para qualquer outro dia do ano!)
Para a massa:
250ml de leite morno
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
1 ovo
110g de açúcar
570g de farinha branca
100g de manteiga ou margarina amolecida
Decoração:
1 ovo (para pincelar)
um tantinho de café para pincelar
Na cuba da MFP, juntar os ingredientes pela ordem mencionada.
Seleccionar o programa "Massa" e deixar prosseguir até ao fim. A massa no início parece pegajosa, mas com o amassar irá ficar macia, elástica e desprende-se.
Dividir a massa, para dois folares, ou tomá-la toda, para um só folar, e numa superfície enfarinhada moldar uma bola com a massa do folar, enrolando os lados para baixo e para dentro, tornando a superfície lisa.
Enfarinhar um tabuleiro forrado com papel vegetal ou tapete de silicone e moldar o folar.
Caso deseje faça trança usando rolinhos da massa, confesso que não consegui fazer direito da primeira vez…devo tentar novamente! Pode moldar pãezinhos também!
Misture o ovo batido com um tantinho de café frio e pincele. Deixe descansar 15min. enquanto o forno aquece.
Levar ao forno pré-aquecido, a 180ºC durante 30-35min.
Retirar e deixar esfriar numa grade para cortar.
Muito saboroso!
Está com aspecto delicioso.
É mesmo um folar de Páscoa ou de outro dia qualquer. A massa é mesmo muito fácil de trabalhar e com a prática as tranças (de 3, 4 ou 6 braços) saem muito bem.
Parabéns, está divinal.
NOssa, que coisa linda!
Delicioso deve estar mesmo… agora, lindão, com certeza está! 🙂
lindo Verena..ficou maravilhosa sua foto..receita otima e deve tá muito bom mesmo..receita do :(pão,bolo e cia)são maravilhosas mesmo..bjus…li
Vê querida!!!! Que delícia devia estar!!!!!
Vou querer experimentar!!!!
Muita saudade de você…..
Beijos
hummmm… que delicia devia estar!!!!
Quero muito experimentar!!!!
Mil beijos, Beta
Olha, Verena, quanto ao gosto, não posso opinar (infelizmente!), mas quanto à aparência, deixe a modéstia de lado, MESMO. Está lindo demais!!!
Beijos!
Ficou lindo e parece delicioso!
Bjs 🙂
Verena esse seu feito está com cara de delícia!!! Sbrou um pouquinho? hahahaha
bj
Dani
Com o sem modéstia, realmente ficou lindo!
Beijos!!!
Verena,
teu folar ficou lindo…Eu teria adicionado um tantinho de sal! Eu prefiro os folares normais, sem ser de páscoa, salgados e recheados de carne e línguiça. A família do meu pai é portuguesa e folar de línguiça nunca faltava na casa da minha avó aos domingos…
Bj,
C.